A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Boa Vista
Hortolândia
Sumaré
...

Tronco CP-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1917-1971)
FAPASA (1971-1998)
HORTOLÂNDIA (antiga JACUBA)
Município de Hortolândia, SP
Linha-tronco - km 62,605 (1958)   SP-1996
Altitude: 559,206 m   Inauguração: 01.04.1917
Uso atual: restaurada; museu e biblioteca (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1917
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de Jacuba foi construído longe de qualquer ponto de Campinas, município no qual a estação estava localizado na época. Com o tempo, formou-se em volta um povoado, que, em 1916, acabou por fazer com que o prédio do velho posto fosse adaptado para estação, o que leva a crer que a data de sua inauguração, 1917, na verdade seja apenas a época dessa transformação.

O bairro, que em 1955 ainda mantinha seu nome original, acabou sendo desmembrado junto com Sumaré, tornando-se parte deste e alterando o nome para Hortolândia.

Em 1991, tornou-se município, mas a estação foi desativada; em 1996 servia apenas como alternativa de comunicação quando havia algum problema em Boa Vista.

Esteve abandonada, mas, depois de 2011, foi restaurada. Hoje funciona como museu e biblioteca.

1881
AO LADO: Atropemento próximo ao local em que 36 anos depois seria construída a estação de Jacuba (O Estado de S. Paulo, 10/12/1881).

1898
AO LADO: Choque de trens na estação de Jacuba - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODAS AS DUAS REPORTAGENS (O Estado de S. Paulo, 7 e 8/8/1898).

1920
AO LADO: Choque de trens na estação de Jacuba (O Estado de S. Paulo, 17/7/1920).
ABAIXO: Na passagem de nível em Hortolandia, transeunte assiste à passagem do trem de passageiros da FEPASA, por volta de 1995 (Foto Vanderley Zago).

ACIMA: O trem da moribunda FEPASA passa pela já abandonada estação de Hortolândia, em 18/11/1998 (Foto Edson Castro).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Vanderley Zago; João Gabriel; Filemon Peres; Leandro Guidini; Edson Castro; IPHAN; Cia. Paulista: album, 1918; Cia. Paulista: relatórios oficiais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Jacuba, em 1918. Foto Filemon Peres

A estação nos anos 1980. Acervo Leandro Guidini

Em 22/05/1996, a estação já fechada. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 22/05/1996, a estação já fechada. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 1/2011. Foto João Gabriel

A estação em 2014, depois do restauro. Foto Vanderley Zago
     
Atualização: 10.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.