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Rio Verde
Ibiti
Itararé
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway
(1909-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
IBITI
Município de Itararé, SP |
Ramal de Itararé - km 402,310
(1931) |
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SP-2031 |
Altitude: 792 m |
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Inauguração: 01.04.1909 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1944 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação
de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão
de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de
1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância
por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação
nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras
de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em
23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960,
até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros
no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal
para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova
linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva
acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi
suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros,
voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com
algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre
Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas
as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga
de mercadorias, sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: O posto
telegráfico de Ibiti foi naugurado em 1909. Em 1934,
foi classificada como posto telegráfico de categoria A
(*).
Um novo prédio foi construído para ele em 1944.
A partir dos anos 1950 foi conhecida também como Ibiti da Sorocabana.
Foi desativada em 1978, com o fim dos trens de passageiros no ramal.
Em 1986, ainda estava em pé, em péssimas condições, no mais completo
abandono. A estação foi posteriormente demolida, não tendo restado
nada no local, onde eu estive em 15/08/1998. Fica não muito longe
da sede do município de Itararé, numa região de madeireiras.
Por causa da disponibilidade de pedaços de madeira no local, formou-se
uma favela ao longo da linha, próximo ao antigo local da estação.
ACIMA: 26 de outubro de 1930, três
dias após a queda de Washington Luiz, do trem, parado na estação
de Ibity, Marcilio Goulart envia um telegrama ao jornal O Estado de
S. Paulo (O Estado de S. Paulo, 27/10/1930).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Eidi Bortoletto; O Estado de S. Paulo, 1930; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1900-69; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Ibiti, já depredada em 1986.
Foto do relatório da Fepasa desse ano |
A escadaria de concreto do prédio da estação
ainda existia em 2017. Foto Eidi Bortoletto |
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Atualização:
01.10.2017
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