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VXY Mogiana em MG
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Tabatinga
São João das Três Barras
Ibitinga
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. do Dourado (1909-1911?)
SÃO JOÃO DAS TRÊS BARRAS
Município de Tabatinga, SP
Tronco CEFD - km 117,423 (1909)   SP-3202
Altitude -   Inauguração: 15.01.1909
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1909? (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São João das Três Barras foi aberta em 1909 pela E. F. Dourado. A estação foi logo desativada, dando a impressão de que teria sido uma estação provisória.

"Para mim faz sentido se acreditar que São João das Três Barras fosse uma estação provisória, também em função deste pedacinho de quebra-cabeça encontrado nos relatórios da época: a estação de Ibitinga já estava funcionando desde 1909 como posto telegráfico. Em 1909, foram emitidos naquela estação [Ibitinga], 1080 telegramas, de acordo com o relatório da CEFD, apresentado em 19/04/1910. A única receita era proveniente somente de telegramas; a abertura da estação só ocorreu no ano seguinte. Provavelmente, se aguardava a construção da ponte para efetivamente ligar o município de Ibitinga à Douradense. O que me pareceu mais plausível (até agora) foi a desativação de São João das Três Barras daquele local (beira do Rio São João), após o prolongamento da linha até Ibitinga, ficando em operação naquele "trechinho", somente a estação de Tabatinga". (Ivanil Nunes, 08/2005).

Veja também Estação de Tabatinga.
     
     
     
Atualização: 19.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.