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Tabatinga
São João das Três Barras
Ibitinga
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Ramal de Rib. Bonito-1950
 
 
C. E. F. do Dourado (1909-1911?)
SÃO JOÃO DAS TRÊS BARRAS
Município de Tabatinga, SP
Tronco CEFD - km 117,423 (1909)   SP-3202
  Inauguração: 15.01.1909
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1909? (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São João das Três Barras foi aberta em 1909 pela E. F. Dourado. A estação foi logo desativada, dando a impressão de que seria uma estação provisória. "Para mim faz sentido se acreditar que São João das Três Barras fosse uma estação provisória, também em função deste pedacinho de quebra-cabeça encontrado nos relatórios da época: a estação de Ibitinga já estava funcionando, desde 1909, como posto telegráfico. Em 1909, foram emitidos naquela estação [Ibitinga], 1080 telegramas, de acordo com o relatório da CEFD, apresentado em 19/04/1910. A única receita era proveniente somente de telegramas; a abertura da estação só ocorreu no ano seguinte. Provavelmente, se aguardava a construção da ponte para efetivamente ligar o município de Ibitinga à Douradense. O que me pareceu mais plausível (até agora) foi a desativação de São João das Três Barras daquele local (beira do Rio São João), após o prolongamento da linha até Ibitinga, ficando em operação naquele "trechinho", somente a estação de Tabatinga". (Ivanil Nunes, 08/2005).
     
     
     
Atualização: 06.09.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.