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Graminha
Ibitirama
Taiúva
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saída para a
E.F.Monte Alto: Monte Alto
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ramal de Jaboticabal-1950
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1902-1966) |
IBITIRAMA
Município de Monte Alto, SP |
Ramal de Jaboticabal - km 79,427(1959) |
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SP-2029 |
Altitude: 675,144 m |
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Inauguração: 10.10.1902 |
Uso atual: uso industrial (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Projetado
pela Rio Claro Railway, o primeiro trecho da linha foi aberto pela
Cia. Paulista, em 06/06/1892, de Rincão a Guariba, como um prolongamento
da linha de bitola métrica da Paulista adquirida à RCR, e que partia
de Rio Claro. Em 1893, ele chegava a Jaboticabal, e em 1902 atingiu
Bebedouro. A ampliação do tronco da Paulista para a bitola larga,
entre Rio Claro e Rincão, feito entre 1916 e 1922, acabou por seguir
pela margem direita do rio Mogi-Guaçu e não pela linha de Jaboticabal,
fazendo um arco que alcançaria Bebedouro em 1929. O trecho entre Rincão
e Bebedouro, que passava por Jaboticabal, passou a ser chamado de
Ramal de Jaboticabal e permaneceu com a bitola métrica até sua extinção,
em 23/12/1966, entre Jaboticabal e Bebedouro, e em 02/01/1969, do
trecho restante. Os trilhos começaram a ser arrancados no dia seguinte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ibitirama foi inaugurada em 1902. Deveria ter se chamado
Monte Alto, pois ficava nesse município, embora bastante
próxima da divisa com Jaboticabal: mas o engenheiro
Augusto Adolfo Pinto, bastante influente nas decisões
da Cia. Paulista, sugeriu que ela se chamasse Ibitirama, que,
segundo consta, tem o mesmo significado do nome da cidade em que está.
Daqui saía a E. F. Monte Alto, de 1908 a 1956.
No final de 1966, passou o último trem no ramal de Jaboticabal,
com a supressão do trecho entre Jaboticabal e Bebedouro.
O sr. Nelio Dorigan, de 72 anos, fala do último dia do trem
para Jaboticabal, em 1966: "O último trem chegou de Bebedouro
e saiu daqui para Jaboticabal e Rincão às 8:40 da noite. Todo mundo
estava revoltado, e soube que quando ele chegou a Jaboticabal, já
havia um trem de carga esperando para sair pelo ramal e já começar
a retirar os trilhos. Queriam evitar um possível embargo judicial
que os impedisse de fechar este trecho do ramal. Ao mesmo tempo, comentava-se,
não sei se era verdade, que estavam fazendo a linha para Brasília
(a partir de Araguari, no fim da Mogiana) e havia falta de trilhos
no mercado, então precisavam deles para levar para lá e usá-los".
Em Ibitirama existia em 2000 uma fábrica do grupo da Cepera,
de S. Paulo. Originalmente era uma fábrica de goiabada, que posteriormente
foi vendida à Cepera. A fábrica, que exportava doces para os
Estados Unidos, empregava 150 funcionários, e toda a
população ativa de Ibitirama trabalhava para ela. Todas as
semanas chegava um caminhão com dois ou três containers que sai carregado
para o porto de Santos. A estação estava de pé, com o armazém
ao lado, a uns trinta metros dela. Ambos os prédios eram utilizados
pela fábrica de doces. A situação era a mesma em 2017.
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1902-3
AO LADO: Inauguração da estação de Ibitirama em 1903 (O
Estado de S. Paulo, Relatorio anual da Cia. Paulista, 30/06/1903). |
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O trem na estação de Ibitirama, ao fundo,em 1918.
Note a saída da EF Monte Alto. Foto do álbum dos
50 anos da Paulista |
A estação de Ibitirama, cercada, em 22/07/2000.
Foto do autor do site |
A estação de Ibitirama, cercada, em 22/07/2000.
Foto do autor do site |
Armazém de Ibitirama, em 22/07/2000. Foto do autor do site |
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Atualização:
21.12.2021
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