A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Aramina
Igati
Igarapava
...

ramal de Igarapava-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1905-1971)
FEPASA (1971-1979)
IGATI
(antiga IGARAPAVA e SANTA RITA DO PARAIZO)
Município de Igarapava, SP
Ramal de Igarapava - km 156,519 (1938)   SP-2024
    Inauguração: 01.03.1905
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926? (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão, já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as melhores terras de café do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi fechado para cargas, e em 10/05/1979 para os trens de passageiros, e substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de 1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras funções.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1905, na região do Alto do Poente, com o nome de Santa Rita do Paraízo, nome da cidade na época. Ficava na região alta da cidade e era a ponta da linha do ramal. Em 1 de abril de 1909, o nome da cidade, do ramal e o da estação foram alterados para Igarapava. Porém, com a aprovação da continuação do ramal até pouco antes de Uberaba, onde se encontraria com a linha do Catalão, em 1914, com essa linha aberta, a Mogiana abriu uma nova estação na cidade, depois da já existente, e a ela deu o nome de Igarapava. A velha estação passou, então, a se chamar Igati (deve-se aqui citar que, no relatório da Mogiana de 1926, é citada a inauguração do posto telegráfico de Igati em 7 de setembro desse ano). A informação

ACIMA: Aqui ficava a estação e pátio de Igati, que um dia foi o terminal do ramal de Igarapava (Google Earth, cessão Adriano Martins).
confunde a história anterior. Há também informações que a estação teria sido inaugurada em 1919. Teria sido a velha estação de Santa Rita do Paraíso demolida já naquela época e construída outra, em ponto diferente, com o nome de Igati, em 1919 ou em 1926? Teria a linha sido modificada por causa da continuação de 1915? Entre as estações de Igati e de Igarapava, a linha formava uma curva em forma de "N", para suavizar a subida para a parte alta. Isto retardava o trem, e conta-se que, quando alguém perdia o trem para Ribeirão Preto na estação de Igarapava, bastava pegar um carro ou charrete, que chegaria antes do trem em Igati, e aí tomaria o comboio. Em 1962, a Mogiana fechou a estação (*RM-1962), bem antes da desativação do ramal em 1979. A estação foi posteriormente demolida, e hoje existe em seu lugar um conjunto residencial, no final de onde é hoje a avenida Pereira Rebouças.
     

A estação de Igati, c. 1908, ainda com o nome de Santa Rita do Paraizo. Foto do álbum da Mogiana


     
     
Atualização: 07.06.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.