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Cristais
Indaiá
Pedregulho
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1888-1971)
FEPASA (1971-1972) |
INDAIÁ (antiga CANOAS)
Município de Pedregulho, SP |
Linha do Rio Grande - km 446,369 (1938) |
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SP-1659 |
Altitude: 1.046 m |
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Inauguração: 05.03.1888 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Linha do
Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois
anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava
o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já
no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a
construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: A estação de Indaiá
foi inaugurada em 1888. O livro Estradas de Ferro do Brazil,
de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., de 1886, chama a estação,
já antes da inauguração do trecho, de Canoas,
nome de um rio que passa ali perto. Duas edições do
jornal A Provincia de S. Paulo (29/6, 23/7 e 27/7 de 1887) confirmam
este primeiro nome para a estação, em reportagens informando
sobre o andamento da construção da linha.
O rio Canoas
citado não se trata do mesmo rio que, em Mococa, divide o estado
de São Paulo do de Minas (em Arceburgo) e nomeia, ali,
no ramal de Mococa, a estação hoje desativada
de Canoas.
Desativada em 1972, juntamente com o trecho do ramal
entre Franca e Pedregulho, a estação sobrevivia em 2014 juntamente
com mais duas casas da antiga vila ferroviária, ao lado do km 428
da rodovia Cândido Portinari. Ali estavam a estação,
o armazém e uma casa de turma. Com exceção desta
última, tudo estava abandonado.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Francisco Rezende)
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1885
AO LADO: Edital para coostrução de diversas estações na linha do Rio Grande e no ramal de Caldas, inclusive esta (A Provincia de S. Paulo,
29/7/1885). |
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1887
AO LADO: FA estação seria a de Pedregulho (A Provincia de
S. Paulo, 23/7/1887). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Tales
de Oliveira Campos Cardoso; A Provincia de S. Paulo, 1887; Cyro Deocleciano
R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Cia. Mogiana: relatórios
anuais; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações,
1938; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht) |
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A antiga estação, em 28/12/2000. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação, em primeiro plano, e o armazem, em
29/12/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Indaiá, em 29/12/2006. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Indaiá, em 29/12/2006. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
11.03.2020
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