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E. F. Noroeste do
Brasil (1929-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IPORANGA
Município de Guararapes, SP (veja
o local) |
Linha-tronco - km 298,800 (1949) |
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SP-2134 |
Altitude: 394 m |
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Inauguração: 06.08.1929 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Iporanga, ou Iporangá, foi aberta em 1929.
Ficava originalmente na variante de Jupiá, que se transformou
na linha-tronco a partir de 1940.
A estação em 1990 já havia sido demolida. A única
coisa que sobrava em 1990 no pátio era uma antiga casa de ferroviários
(casa de portador), mostrada abaixo, e que moradores antigos afirmavam
que era a própria estação, mas não era:
na verdade, a estação era pequena e tinha plataforma
com rampas.
Em 2006, porém, tudo foi demolido, a igreja do local está
em ruínas, da casinha somente sobraram a escada e o piso de
ladrilhos hidráulicos.
Em 2017, a igreja era a única testemunha ainda em pé
do vilarejo e havia sido reformada (ver foto abaixo).
ACIMA: Planta do vilarejo de Iporanga, com
a estação ao centro, em 1947 (CLIQUE SOBRE A IMAGEM
PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (IGG-SP). ABAIXO: Em agosto
de 2017, a igreja reformada, lá no horizonte (Foto Marcio Catarin).
(Fontes: Marcio Catarin; Odilio
Pereira de Queiroz Neto; Ismael Gobbo; IGG-SP, 1947; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Casa de ferroviário no pátio de Iporanga, em 1990.
A estação já havia sido demolida nesssa
época. Foto Ismael Gobbo |
Trem da Noroeste em 1990 no pátio da demolida estação
de Iporanga. O que se vê é uma casa de ferroviário;
Foto Ismael Gobbo |
Restos da casa de ferroviário de Iporanga, em 04/2006.
Foto Ismael Gobbo |
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Atualização:
30.08.2017
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