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VXY Mogiana em MG
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Pacaembu
Irapuru
Junqueirópolis
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Tronco oeste CP-1970

IBGE-1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1959-1971)
FEPASA (1971-1976)
IRAPURU
Município de Irapuru, SP
Linha-tronco oeste - km 648,750   SP-0972
Altitude: 428,412 m   Inauguração: 29.09.1959
Uso atual: moradia (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1959
 
 
HISTORICO DA LINHA:O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Irapuru foi aberta em 1959, em um município que já estava estabelecido desde 1953. Em 1976 foi fechada pela FEPASA, para "reduzir custos" (OESP, 26/8/1976). Mesmo assim, em 1993 ainda estava em bom estado. "A estação hoje está descaracterizada. As janelas do lado da plataforma foram lacradas com tijolos e as portas foram substituídas por portas de ferro. A estação está servindo de moradia por uma pessoa não muito amistosa, que não gostou de minha presença por ali" (Fabio Vasconcelos, 12/10/2001). Em junho de 2004, a estação estava reformada e pintada de cores berrantes para abrigar uma espécie de brinquedoteca da Prefeitura, a "Casa de Brinquedo - Cantinho da Fantasia". É, parece que as ferrovias neste País são mesmo uma fantasia. Já que trens não passavam
ACIMA: Em 29 de setembro de 1959, inauguração da estação, o trem chega triunfal. Todos querem-no ver (Foto José Serra, acervo Eli Silva). ABAIXO: Em outubro de 2007, a desolação: a "Casa de Brinquedo" já está abandonada no meio do matagal que se tornou o entorno da linha férrea. Mesmo assim, o raro trem de capina química da ALL está passando pelo pátio - ou o que outrora foi o pátio - da estação de Irapuru. Uma tristeza (Foto Cristiano Luizão).

por ali já havia pelo menos três anos, o jeito foi transformar tudo num imenso brinquedo. Caríssimo, claro, num País onde reina a miséria e que não pode se dar ao luxo de jogar tanto dinheiro fora. Não pode, mas joga. Em 2008, estava abandonada de novo, servia de moradia.
(Fontes: Cristiano Luizão; Hermes Y. Hinuy; Fabio Vasconcelos; Paulo César; Rafael Corrêa; José Serra; Eli Silva; O Estado de S; Paulo, 1976; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1940-1969; IBGE, 1973; Mapas - acervo R; M; Giesbrecht)
     

A estação em 29/9/1959. Foto José Serra, acervo Eli Silva

A estação em 29/9/1959. Foto José Serra, acervo Eli Silva

Plataforma de Irapuru, em 21/12/1993. Foto de Hermes Hinuy

A estação em 12/10/2001. Foto Fabio Vasconcelos

A estação em 30/12/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 30/12/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A "Casa de Brinquedo", em 06/2004. Foto Paulo César, de Presidente Prudente, SP

A "Casa de Brinquedo", em 06/2004. Foto Paulo César, de Presidente Prudente, SP

Armazem de Irapuru, em 11/2008. Foto Rafael Correa

Estação e cabine de controle ao fundo. Foto Rafael Correa em 11/2008
   
     
Atualização: 19.09.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.