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Irapuru
Junqueirópolis
Dracena
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Tronco oeste CP-1970
IBGE-1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1959-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JUNQUEIRÓPOLIS
Município de Junqueirópolis,
SP |
Linha-tronco oeste - km 660,251 |
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SP-0973 |
Altitude: 415,435 m |
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Inauguração: 29.09.1959 |
Uso atual: Museu e telecentro (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1959 |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Junqueirópolis foi inaugurada em 1959, permanecendo
durante três meses como ponta de linha, até a inauguração
da estação de Dracena, em dezembro. A linha foi
trazida à cidade, nela passando no seu trajeto até o
rio Paraná graças aos esforços
de Alvaro de Oliveira Junqueira, também fundador da
cidade.
"A estação está em estado razoável,
apesar de abandonada. Razoável
externamente, porque por dentro está
tudo destruído e para variar, tinha mendigos na gare da
estação" (Fabio Vasconcelos, 12/10/2001).
Ao lado da estação, um bar e a estação
rodoviária da cidade.
Em 2004, a estação foi reformada pela Prefeitura, e
estava em bom estado, segundo Marcelo Galativicius.
Em 2007, depois de pelo menos 5 anos sem ver os trens passarem, eis
que passa por ali, no dia 13 de junho, um pequeno comboio com uma
locomotiva ainda nas velhas cores da defunta Fepasa, um velho carro
Budd, um vagão aberto, um vagão-tanque para a capina
química e um carro de linha, no sentido de Panorama.
Sinal de reativação da linha? Houve até festa
dos incrédulos transeuntes.
Em outubro de 2008, um prédio de estação já
com portas e janelas lacradas (teria ela sido mesmo restaurada em
2004?) teve iniciada uma reforma com a construção de
um anexo (meu Deus!) para que ali seja instalado um museu. Descaracterizar
um prédio que faz parte da história da cidade é
simplesmente imperdoável.
Em 26 junho de 2009 a estação foi reaberta como museu
e telecentro. Com descaracterizações lamentáveis,
como já mostrado acima.
ACIMA: Estação de Junqueirópolis
em 29 de março de 1963: Chegada do Governador Carvalho Pinto
à cidade - ele, um dos destruidores da Companhia Paulista,
feita dois anos antes por pressão sindicalista e por demagogia.
Outra foto do evento ao pé da página (Acervo Antonio
Carlos Belviso).
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AO LADO: Anúncio
publicado no O Estado de S. Paulo em 20/9/1959 anunciando
a inauguração do novo trecho.
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ACIMA e ABAIXO: festa na estação
de Junqueirópolis em 13 de junho de 2007: parece que a velha
Fepasa estava de volta depois de muitos anos sem por ali passar -
o último trem de passageiros passou por ali em fins de 2000
e o de cargas não muito depois. Era um trem de capina química,
para limpeza de mato, e se dirigia para o final da linha, em Panorama,
tendo na composição um antigo carro Budd. Sinal de reativação
da linha? (Fotos Cristiano Luizão, 2007).
(Fontes: Cristiano Luizão; Silvio Rizzo; Antonio
Carlos Belviso; Lygia Beatriz Junqueira; Alberto del Bianco; Hermes
Hinuy; Lauro Tenca; Fabio Vasconcelos; Marcelo Galativicius; Relatórios
da Cia. Paulista, 1940-69; IBGE, 1973; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 29/03/1963, recebendo o Governador
Carvalho Pinto. Notar que a cobertura da plataforma mais extensa
que existe hoje não existia naquela época. Foto
Lauro Tenca, acervo Cristiano Luizão |
A estação ao fundo, vista do trem da Fepasa, anos
1970. A cobertura atual da plataforma já existia. Foto
Alberto del Bianco |
Plataforma de Junqueirópolis, 21/12/1993. Foto Hermes
Hinuy |
A estação em 12/10/2001. Foto Fabio Vasconcelos |
A estação em 30/12/2001. Foto Hermes Y. Hinuy
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A estação em 30/12/2001. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 2001. Foto Kenzo Sasaoka |
A estação em 01/2004. Foto Marcelo Galativicius |
A estação em 01/2004. Foto Marcelo Galativicius
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A estação em 01/2004. Foto Marcelo Galativicius |
A estação em 06/2006. Foto Cristiano Luizão |
A estação em 03/2008. Foto Cristiano Luizão
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Em 1/11/2008, de um lado, a estação mostrada com
portas e janelas lacradas... |
... e de outro, com um anexo sendo construido e descaracterizando
a pobre coitada! Fotos Cristiano Luizão |
A estação reformada, em maio de 2009. Foto Cristiano
Luizão |
A estação reformada, em maio de 2009. Foto Cristiano
Luizão |
A estação em 16/3/2016. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
13.02.2017
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