|
 |
...
Pimenta
Itaici
Francisco Quirino
...
Saída para o ramal de Piracicaba-EFS: Indaiatuba
...
ramal de Campinas-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
 |
|
|
|
Cia. Ytuana (1873-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
ITAICI
Município de Indaiatuba, SP |
Ramal de Campinas - km 146,500
(1934) |
|
SP-2132 |
Altitude: 556 m |
|
Inauguração: 1873 |
Uso atual: em restauro (2014) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação
de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana
pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado
até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre
Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem
ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense,
na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros
até 1976. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado
e entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o
VLT, hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década
dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana
de Campinas sumiram bem antes. |
|
A ESTAÇÃO: Embora
haja fontes que dão a inauguração da estação de Itaici em 11/12/1879,
tudo leva a crer que ela já existia desde 1873, antes mesmo de ser
um entroncamento, visto que o ramal da Ituana para São Pedro
somente começaria a funcionar com a inauguração do seu tráfego até
a primeira estação entregue, Indaiatuba, em 1873.
A partir daí, foi sempre foi uma estação de entroncamento. Como Itu,
Salto e Pimenta, serviu originalmente à linha-tronco
da Ituana (Itu-Jundiaí). A partir de 1914, passou a servir
ao ramal de Campinas.
Em 1948, o prédio passou por uma ampla reforma. "O cruzamento
na estação Itaici... já pensou? Quatro trens cruzando três vezes ao
dia? Até 1972 era assim. De 1972 a 1977, duas vezes ao dia"
(Carlos Almeida, 12/1/2010). "Melhor ainda nos tempos
EFS. Em Itaici: o cruzamento dos 4 passageiros (Jundiaí-Piracicaba
& Piracicaba-Jundiaí + Campinas-Mairinque & Mairinque-Campinas), todos
com locos a vapor e depois a Cooper (diesel) e de quebra o trem pagador,
onde eu às vezes ia com meu pai... Que pena a gente ser apenas
pobre e não ter uma máquina fotográfica sequer. Ainda existiam os
trens cargueiros, mas normalmente não faziam esse cruzamento. Era
planejado para cruzamento em outros pátios: meu pai foi chefe de movimento"
(J. David de Castro, 12/1/2010).
Desativada em 1986, com a construção da variante Boa Vista-Guaianã,
ela, nessa época, servia apenas ao ramal de Campinas, visto
que a linha para Jundiaí havia sido desativada por volta de
1975. O ramal de Piracicaba passou então a sair da variante
pela estação de Pimenta.
O prédio serviu como escola por algum tempo, mas por um bom tempo
depois esteve fechado e abandonado. Ele fica à direita da estrada
de rodagem que liga o centro de Indaiatuba com o distrito de
Itaici, à beira do rio Jundiaí e próxima à ponte sobre ele.
Aliás, a linha que ia para Itu e Mairinque cruzava o
mesmo rio logo depois dessa estação. "Pegamos um caminho de
terra que praticamente ia seguindo o trajeto da ferrovia, no ramal
que saia de Itaici e ia para Piracicaba e ao chegarmos na antiga estação,
abandonada e com pessoas morando, foi muito triste. Nada mais existe.
No local do pátio, um campo de futebol. Lembrei-me então
que logo após a estação, no tronco da antiga
Ytuana, havia uma ponte sobre o rio Jundiaí. Uma pessoa que
estava morando, imaginem só, em baixo da antiga caixa d'água
da Ytuana (a caixa de ferro foi vendida como sucata e ele construiu
três cômodos embaixo do que restou dos suportes da mesma)
nos acompanhou até a ponte. Lá chegando, eu vi que ela
deveria ter, pelos meus cálculos, uns 80 m, dividida em duas
partes: uma sobre o rio e outra sobre a margem com um pilar no meio.
A parte sobre o rio foi destruída por um pessoal que, por solicitação
dos padres do mosteiro, a retirou para evitar a invasão do
povo. Segundo continuou nos relatando o senhor, os pedaços
de aço cairam no rio, sendo retirados e vendidos como sucata"
(Denílson, 08/06/2002).
Em 2004, a estação estava sendo utilizada pela comunidade
da paróquia Santa Terezinha, do padre Artur Sampaio,
como um centro comunitário para jovens de 07 a 14 anos. Em 2010, estava
invadida. Em setembro de 2014, estava sendo restaurada pela FCBA Construtora,
vencedora da licitação da Prefeitura.
|
1882
AO LADO: O leite por trem para São Paulo em Itaici
(A Provincia de S. Paulo, 21/11/1882). |
|
1889
AO LADO: O leite por trem para São Paulo em Itaici
(A Provincia de S. Paulo, 17/8/1889). |
|
1895
AO LADO: Dois acidentes em Itaici
(A Provincia de S. Paulo, 7/9/1895).
|
|
1926
AO LADO: Falta de sincronia entre os trens procedentes de São Paulo obriga a baldeação em Itaici
(O Estado de S. Paulo, 22/3/1926). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de uma casa; pintura da
casa de turma
|

ACIMA: Venda que existiu junto à estação
de Itaici. Por ser um entroncamento, a estação, o bairro e os arredores
de Itaici eram considerados lugares nobres e elitizados. Essa venda
foi, durante algum tempo, o único local em que o refrigerante Coca-Cola
era vendido por ali. Veja a propaganda na parede, e também fotos de
dois ilustres personagens da história brasileira. Sem nenhuma dúvida,
a foto é de 1945. Nessa época, a molecada de Indaiatuba guardava
moedinhas para ir, no final de semana, a Itaici, a pé, tomar o já
sedutor refrigerante, uma vez que na cidadezinha só tinha tubaína
- e olhe lá! (Acervo Eliana Belo Silva, Arquivo Público da Fundação
Pró-Memória de Indaiatuba).
ACIMA:
Plataforma da estação de Itaici, muito provavelmente
nos anos 1970 (FB/Marcelo Forner).
ACIMA:
Durante alguns anos, antes que a variante Helvetia-Guaianã
estivesse pronta, existiu uma pequena estação, ou sede
de pátio de manobras, no antigo ramal Campinas-Mairinque. Era
chamada de Itaici-nova. O comboio está passando na linha que
já estava pronta desde 1979 e que ligava o ramal citado a Boa
Vista e a Replan; a linha baixa é a do antigo ramal para Piracicaba.
A estaçãozinha aparece à direita, ao fundo (Autor
desconhecido - ano 1986).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Marcelo Forner; José Pinto Siqueira Jr.; André
Kenji de Moura; Carlos Almeida; J. David de Castro; Denilson ___;
Julio Florez; Carl Heinz Hahmann; Eliana Belo Silva; Ricardo Koracsony;
Arquivo Público da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba; Cia. Ytuana,
relatórios oficiais, 1872-91; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1892-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

Estação de Itaici, sem data. Autor desconhecido
|

Estação de Itaici, 1946. Foto Carl Heinz Hahmann |

Estação de Itaici, 1946. Foto Carl Heinz Hahmann |

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira
Jr. |

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira
Jr. |

Plataforma de embarque em 1980. Foto José Pinto Siqueira
Jr. |

Pátio de manobras da estação em 1980.
Foto José Pinto Siqueira Jr. |

Plataforma da estação de Itaici, em 7/3/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação, cercada, em 7/3/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |

A estação em 11/2002. Foto Ricardo Koracsony |

A estação, reformada em 2015. Foto André
Kenji de Moura |
|
|
|
|
|
Atualização:
30.08.2021
|
|