A ESTAÇÃO: A estação original de Pimenta foi
inaugurada e entre-gue ao tráfego em 1872, seis meses antes da estação
terminal da Ituana, que seria Itu. Era a ponta da
linha então.
Porém, funcionou pouco até a abertura da continuação
até Itu, no ano seguinte: "a linha foi entregue
ao trafego por secções, sendo a primeira em extensão
de 53 kilometros, entre Jundiahy e o lugar denominado Pimenta, teve
lugar em 14 de novembro de 1872; no dia 28 do mesmo mez foi interrompido
por varios desmoronamentos dos cortes e abatimentos de aterros pelas
copiosas chuvas cahidas naquelle mez; a 9 de dezembro do mesmo anno
reabriu-se o trafego; e foi interrompido no dia 25 do mesmo mez
pelas mesmas razões; demorarão-se os trabalhos de
reparação do leito até 2 de abril de 1873,
quando abriu-se o trafego até a estação do
Salto, a 61 kilometros de Jundiahy e no dia 17 do mesmo mez teve
lugar a inauguração de toda a linha até a cidade
de Itu, com a extensão total de 68 kilometros" (Relatório
do Governo da Provincia, 1878).
No horário publicado pelos jornais em 3/4/1873 e que indicavam
a abertura do trem de Jundiaí a Salto (ver
horário logo abaixo), a estação de Pimenta
era chamada de Indaiatuba, local a que atendia e que ainda
não tinha sua própria estação.
Como as de Salto, Itu e Itaici, a estação de
Pimenta, que servia à linha-tronco original da Ituana, passou
a servir ao ramal de Campinas a partir de 1914.
Em 1899, a estação foi totalmente reconstruída e ampliada.
É a única estação de todo o antigo ramal que ainda está à beira
dos trilhos, pois, na retificação da linha, na construção da variante
Boa Vista-Guaianã, nos anos 1980, naquele ponto os leitos
das ferrovias nova e antiga coincidiram. Mesmo assim, a estação
foi fechada e sua plataforma demolida, de forma que os trilhos quase
encostam no prédio; e desativada, estando situada a cerca
e 500 metros da vila de Pimenta, que é um pequeno bairro de Indaiatuba
e tem uma linda e antiga igreja.
Dela passou a sair, por volta de 1984, o ramal de Piracicaba,
que deixou então de sair de Itaici devido à linha velha estar
sendo desativada. O ramal, entretanto, também foi desativado e seus
trilhos foram retirados em 1985.
A estação estava totalmente abandonada em 2016.
(VEJA TAMBÉM PIMENTA-NOVA)
ACIMA: Horário dos trens da Ytuana entre Salto de Ytu (hoje Salto) e Jundiaí, o que estava aberto da linha, em 2 de abril de 1873. Notar que, como escrito no pé do anúncio, a estação de Indaiatuba era na verdade a estação de Pimenta (Correio Paulistano, 3/4/1873).
|
1900
AO LADO: Armazem novo em Pimenta? (O Estado de S. Paulo,
28/06/1900). |
ACIMA: A estação de Pimenta em 1961 (coleção Alberto del Bianco).
ACIMA e ABAIXO: Estação de Pimenta,
ainda com movimento, plataforma inteira, bitola ainda somente métrica
em foto de 1977 (Foto Victor Schiffel).
ABAIXO: Interior da estação de Pimenta,
ainda com movimento,
em foto de 1977 (Foto Victor Schiffel).
ACIMA: Velha casa de turma, provavelmente ainda
do tempo da Cia. Ytuana. (Foto Vanderley Zago em junho
de 2011).
ACIMA: Interior da estação
hoje. Notar o escrito "Prohibido Fumar", ainda com a ortografia
que vigorou até 1942. Se este prédio era mesmo a estação,
era claramente conjugado com armazem (Foto Vanderley Zago em junho
de 2011).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local;
William Miranda; Victor Schiffel; Amauri Aparecido Zardeto; Amilton
Luiz de Arruda Sampaio; Vanderley Zago; Alberto del Bianco; Ricardo
Koracsony; Relatório do Governo da Provincia, 1878; Cia.
Ytuana, relatórios anuais, 1872-92; E. F. Sorocabana, relatórios
anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|