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Alfredo Nunes
Itanguá
Muniz de Souza
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway
(1909-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ITANGUÁ
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Itararé - km 356,357
(1931) |
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SP-2128 |
Altitude: 719 m |
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Inauguração: 01.03.1909 |
Uso atual: moradia (2005) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1934? |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação
de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão
de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de
1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância
por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação
nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras
de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em
23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960,
até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros
no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal
para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova
linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva
acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi
suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros,
voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com
algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre
Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas
as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga
de mercadorias, sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itanguá foi aberta como posto telegráfico
em 1909.
"Nas estações secundárias, de uso insignificante,
construiram-se, conforme vos propus, pequenos edifícios desmontáveis
de madeira, de modo a se poder transportá-los e utiliza-los
quando o aumento de tráfego exigir uma construção
definitiva" (Relatório apresentado
pelo Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de Bacellar em 31/01/1912, Weiszflog
Irmãos, 1912). Desta forma, é difícil saber quais
foram as estações que nasceram de madeira - Itanguá,
com certeza, pois há a fotografia da época - mas quais
mais? É possível que, de Itapetininga até
Itararé, todas as estações menores abertas
com a linha tenham inicialmente sido como a estação
de Itanguá.
Em 1923, o posto virou estação (ver caixa abaixo).
Quando o atual prédio de alvenaria terá sido construído?
Provavelmente em 1934 (veja nota de obras mais acima). Em 1934, foi
classificada como posto telegráfico de categoria A (*).
A estação foi desativada em 1978, com o cancelamento
dos trens de passageiros do ramal. Em 2005, servia de moradia. A área
estava cercada por arame, juntamente com algumas outras casas
que provavelmente ainda são da vila ferroviária original. Os trilhos,
ainda ali em 1998, foram retirados em 2001.
Em julho de 2023, estava abandonada, mas em bom estado externamente.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 120 m; 1934 -
Aumento e pintura do posto
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1915
AO LADO:
Problemas de fretes e preços de passagens no posto
de Itanguá, em 1915 (O Estado de S. Paulo, 14/7/1915).
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AO
LADO: Problemas de fretes
e preços de passagens no posto de Itanguá, em
1915 (O Estado de S. Paulo, 14/7/1915).
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1923-24
AO LADO:
O posto passou a estação em 1o de dezembro/1923
(O Estado de S. Paulo, 11/4/1924).
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ACIMA: Trem de passageiros vindo do Rio Grande
do Sul bate com trem cargueiro a dois quilômetros da estação
do Itanguá em 1952 (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO
MAIOR) (Folha da Manhã, 27/7/1952).
ACIMA: A placa da estação ainda estava lá em 2005 (Foto
André Luiz de Lima).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998;
Vitor Hugo Langaro, 2023; André Luiz de Lima, 2005; Adriano Martins, 2003; Folha da Manhã, 1952;
O Estado de S. Paulo, 1915 e
1939; Inauguração
da Linha de Itararé pelo Exmo. Sr. Presidente da República, abril
de 1909; Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de Bacellar: Relatório
da Comissão dos Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro
Sorocabana - 31/01/1912, Weiszflog Irmãos, 1912; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Posto telegráfico de Itanguá na época da
inauguração, em 1909. Foto da Comissão dos
Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana
- Relatório apresentado pelo Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de
Bacellar em 31/01/1912 |
A estação, vista de longe, em 15/08/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação, vista de longe, em 15/08/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação, já sem os trilhos, em 13/07/2003.
Foto Adriano Martins |
A estação em 2023. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
05.08.2023
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