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E. F. Sorocabana
(1875-1892)
Cia. Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1995)
CPTM (1995-) |
ITAPEVI
(antiga COTIA)
Município de Cotia (1875-1959);
Itapevi, SP (1959-) |
Linha-tronco - km 36,114 (1931) |
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SP-2124 |
Altitude: 735 m |
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Inauguração: 10.10.1875 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1983 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cotia foi uma das estações pioneiras da linha, em 1875,
estando localizada no então município de Cotia, porém distante
do centro. Na verdade, era apenas uma parada, uma pequena plataforma
coberta, cuja fotografia, de 1875, se vê na primeira fotografia ao
pé da página.
Em volta da nova estação, então, formou-se o núcleo que deu origem
a Itapevi.
O prédio que substituiu a pequena plataforma parece ter sido construido
por volta de 1888, pois no relatório da Sorocabana referente a esse
ano, incluía no orçamento (custeio) o custo da estação de Cotia.
Em 1926 e 1927, com a duplicação e retificação da linha, foi construído
um novo prédio (veja caixa abaixo). Em 1927 o nome atual da cidade
(Itapevy) já existia, mas à estação ele
somente foi dado em 1945. Já o município somente se desmembrou
de Cotia em 1959.
O prédio de 1926 foi substituído por um outro, provavelmente
em fins dos anos 1950.
Mais uma vez ele foi substituído por um moderno em 1983, que atende
hoje aos trens da CPTM, projeto da ENGEVIX.
Nesta estação, os passageiros dos subúrbios que seguem para
as estações seguintes, até Amador Bueno, têm de tomar
um novo trem. De 1985 a 2011, ele era menor e mais antigo - Toshibas
de 1957. "Itapevi é a única estação
da linha B que possui 2 bilheterias, sendo uma exclusiva para os usuários
do trem japonês, e outra para quem acessa o sistema vindo de
fora, separadas por patamares e ângulos diferentes, aliás,
não há ligação entre uma e outra"
(Ricardo Koracsony, 02/2005). O "trem japonês"
citado por Ricardo era a composição Toshiba comprada
pela Sorocabana em 1957 e que fazia o percurso Itapevi-Amador Bueno
(e durante um bom tempo, até Mairinque), até
o ano de 2011, quando foi desativado para reforma total da linha.
Em maio de 2014 voltou a operar com trens novos (reformados, na verdade)
e apenas duas estações: Santa Rita e Amador
Bueno, ambas reconstruídas.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
1917
AO LADO: A demora de uma encomenda
de Cotia para São Paulo pela EFS (O Estado de São
Paulo, 1/8/1917).
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1920
AO LADO: Descaso da Sorocabana em Cotia (O Estado de São
Paulo, 3/6/1920). |
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1921
AO LADO: Susto entre Cotia (Itapevi) e Barueri (O Estado de São
Paulo, 29/3/1921). |
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1923
AO LADO: Festas na cidade. A EFS
colocou trens para a estação, que era bem longe
da cidade e de acesso montanhoso por estradas ruins (O Estado
de São Paulo, 8/9/1917).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 500 m
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1927
AO LADO: Em 1927 a estação
de Cotia fechou para cargas devido à execução
de obras no prédio (O Estado de São Paulo, 31/1/1927).
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ACIMA: Trem
de suburbio se acidenta na estação de Cotia e mata o
chefe do trem em 1939 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA
MAIOR (O Estado de S. Paulo, 27/12/1939).

ACIMA: O então bairro de Itapevi,
pertencente a Cotia na época, em 1939. A linha cruza
o centro da foto, a estação está no centro. Para
a direita, Amador Bueno, para a esquerda, Jandira - CLIQUE NA FOTO
PARA VÊ-LA MAIOR (Foto E. N. F. A.).
1940
AO LADO: Atropelamento na estação (O Estado de São Paulo, 2/7/1940). |
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ACIMA: Problemas nos trens de subúrbio da Sorocabana
partindo de Itapevi quase causam a destruição das estações
a que o trem atendia em 1959 - CLIQUE PARA VER A NOTÍCIA
INTEIRA (Folha da Manhã, 2/4/1959).
ACIMA: Trem Toshiba da Sorocabana
passando por Itapevi (Autor desconhecido, provavelmente anos 1960).

ACIMA: A estação de Itapevi (ao fundo) e
a praça em frente, provavelmente anos 1960. Com a construção
da nova estação em 1985, a aparência desse local mudou radicalmente
(acervo Osmar de Souza, e recuperação/tratamento e acervo atual Nilton
Ramos).

ACIMA: Trem Toshiba em Itapevi, talvez anos
1970 (Foto Ricardo Tromel). ABAIXO: Trem PS-1 da FEPASA
iniciando ultrapassagem do UJ (Toshiba, ao fundo) na saída
da estação de Itapevi em 1995 (Foto Carlos Roberto
de Almeida, 1/5/1995).

ACIMA: Estações e empresas alcançadas
por desvios no passado, em Itapevi - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA
VER EM TAMANHO MAIOR - (Google Maps, 2016 - esquema traçado
por Carlos Roberto de Almeida). ABAIXO: Mapa de 2018
mostra a distância entre Itapevi e Cotia - aproximadamente 9
km por estrada (Google Maps).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
Roberto de Almeida; Ricardo Tromel; William
Gimenez; Ricardo Koracsony; Nilton
Ramos; Osmar de Souza; E.
N. F. A.; Folha da Manhã, 1959; O Estado de S. Paulo,
1927 e 1939; E. F. Sorocabana: Guia Oficial, 2o semestre
1953; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1872-1969; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A primitiva e deserta estação de Cotia, em 1875.
Do livro dos 90 anos da EFS, atribuída a Julio W. Durski |

A estação de Itapevi em 1960. Foto cedida pelo
museu local |

Em 18/08/1998, a estação da CPTM. Foto Ralph M.
Giesbrecht |

Plataforma da estação atual da CPTM, anos 1990.
Foto cedida por William Gimenez |

Trens da CPTM na estação de Itapevi, em 08/2002.
Foto Ricardo Koracsony |

Plataforma da estação de Itapevi em 2016. Foto
Carlos R. Almeida |
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Atualização:
10.11.2018
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