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VXY Mogiana em MG
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Convenção
Itu
Salto
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ramal de Campinas-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Ytuana (1873-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1985)
ITU
Município de Itu, SP (veja a cidade)
Ramal de Campinas - km 121,902   SP-2141
Altitude: 552 m   Inauguração: 17.04.1873
Uso atual: Secretaria de Turismo de Itu e Parada para o trem Republicano (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT, hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana de Campinas sumiram bem antes.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ytu foi inaugurada com festas, na véspera do dia da célebre Convenção Republicana de Ytu, em 1873, para já poder receber parte dos congressistas através da novíssima estrada de ferro, enorme novidade e fator de progresso na época.

A estação foi, por mais de vinte anos, ponta da linha original da Ituana, vinda de Jundiaí, até que a Sorocabana, em 1897, prolongou a linha até Mairinque, na sua linha-tronco.

A partir de 1914, a estação de Itu passou a servir a fazer parte do ramal de Campinas, com a inauguração do trecho que atingia Campinas a partir de um ponto pouco além de Itaici, em Francisco Quirino.

O prédio que lá está hoje foi construído entre 1941 e 1942, com projeto do engenheiro arquiteto João Caciola, do Departamento de Construção da Sorocabana - e servia em 2017 como sede da Secretaria de Turismo de Itu. Vários armazéns estão à sua volta, mostrando uma esplanada original bem ampla.

A estação foi desativada definitivamente em 1985, com a abertura do trecho retificado Salto-Pimenta-Itu, parte da variante Campinas-Guaianã, esta aberta totalmente em 1987. Os trilhos foram retirados quase que imediatamente. Porém, desde 1976 a estação já não atendia mais a trens de passageiros.

Depois de 2010 a estação pouco mudou. Por fora, atrás e na frente, estava em boa aparência. O linha para o trem turístico entre Itu e Salto vinha sendo construída desde 2010 sobre o leito antigo da linha, mas seguia incompleta em 2020.

A estação permanecia em excelente estado em 2018, tendo sido aberta como parada para passageiros no Trem Republicano (turistico - linha Itu-Salto) no dia 19 de dezembro de 2020.

(veja também ITU-NOVA)

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE

1881
AO LADO:
Trens para Itu chegam com grandes atrasos na estação de Itu (A Provincia de S. Paulo, 21/12/1881).

1882
AO LADO:
Modificações de hoarios dos trens levam a mais tempo de percurso de Jundiaí até a cidade de Itu - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODA A REPORTAGEM (A Provincia de S. Paulo, 26/02/1882).

1887
AO LADO:
Tumulto na estação de Itu - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODA A REPORTAGEM (A Provincia de S. Paulo, 13/12/1887).

1889
AO LADO:
Recepção e festa na estação de Itu, dois dias depois da proclamação da Republica (A Provincia de S. Paulo, 19/11/1889).

1893
AO LADO:
Trens especiais Jundiaí-Itu, para a festa de São Luiz (O Estado de S. Paulo, 23/6/1893).

1894
AO LADO:
Horario dos trens mistos de Jundiaí a Ytu (O Estado de S. Paulo, 19/7/1894).

1894
AO LADO:
Muda o horario do primeiro trem diario de Ytu (O Estado de S. Paulo, 13/7/1894).

ACIMA: Horario de trens a partir de julho de 1897, quando foi aberto o ramal de Itu-Mairinque, chamado de "ramal da Ytuana", pois era continuação da velha linha Jundiaí-Ytu (O Estado de S. Paulo, 5/7/1897).

1897
AO LADO:
Apesar da epidemia de febre amarela em Itu, o novo trem que fazia a também nova linha Itu-Mairinque tinha "algum" movimento de passageiros - (O Estado de S. Paulo, 16/7/1897).

ACIMA: A estação por volta de 1900. Reparar que, no alto, no dístico, a abreviatura da ferrovia que ainda era a E. F União Sorocabana e Ytuana, extinta em 1903. (Cartão postal).

ACIMA: Recepção à frente da estação de Itu em 1906 para receber o Presidente do Estado e seu secretário da Agricultura. O dístico já é o da E. F. Sorocabana, pós-1904 (A Vida Moderna, abril de 1906).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção do calçamento do largo da estação

1942
AO LADO:
A entrega da novo prédio para a estação. Este funcionou como tal até 1987 (O Estado de S. Paulo, 8/2/1942).

1952
AO LADO:
Os novos horários para o trem que vinha de São Paulo para Itu e vinha por Mairinque com baldeação fizeram com que os jornais paulistanos passassem a chegar mais tarde na cidade (Folha da Manhã, 26/4/1952).

ACIMA: Pátio da estação de Itu nos anos 1970 (Cessão Luiz Carlos Gomes da Silva).

ACIMA: A linha da antiga Ituana no tempo em que cruzava a cidade no sentido Campinas-Mairinque em 1978 (ATENÇÃO - O MAPA FOI DESENHADO INVERTIDO DE 180 GRAUS. O NORTE ESTÁ ABAIXO). Hoje retirada, foi substituída pela variante de 1986. A estação de Itu está embaixo, quase no canto direito, onde a linha faz um "triângulo" (que na verdade, não deveria existir, mas assim saiu no mapa. O que poderia existir ali era um triângulo de reversão). Ali é um dos pontos mais baixos da cidade, e, na época da inauguração em 1873, estava fora da zona urbana, passando a constituir seu limite por um bom tempo. O mapa é de 1978 (Do livro "Isto é Itu", de Maria Celisa Costa Couto de Moraes e Maria Apparecida Silva Correa, Ottoni & Cia. Ltda., Itu, SP, 1979).
ABAIXO: A plataforma da estação ainda com trilhos, em 1979 (Foto Alberto del Bianco).


ACIMA: Comparação entre uma foto de 1985 com um cargueiro da FEPASA e uma de 28/7/2010, tirada do mesmo ponto. A estação está de costas para os fotógrafos. Onde havia a linha antiga até 1985, em 2010 se construía, 23 anos depois, uma avenida no vale, que estava abandonado desde a retirada da linha. Em 2013 a avenida já estava pronta (Foto de 2010: Carlos R. Almeida. 1986: Alberto del Bianco).

ABAIXO: O velho armazém ferroviário, ao lado da estação, no sentido de Jundiaí (Foto Ralph M. Giesbrecht em 8/12/2013).

ACIMA: Em março de 2019, foram colocados trilhos de volta no pátio da velha estação, parte de um projeto de anos de haver um trem turístico Itu-Salto. Só que por enquanto praticamente só a estação os têm, falta o trajeto. Quem sabe um dia? (Foto Luiz Carlos Gomes da Silva em 23/3/2019).

(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local; Carlos R. Almeida; Orandir Panucci; Antonio Martins Coelho; Alberto del Bianco; Adriano Martins; Ricardo Koracsony; A Vida Moderna, 1906; --: O Estado de S. Paulo, 1952; Itu-Patrimônio Cultural Paulista; Maria Celisa Costa Couto de Moraes e Maria Apparecida Silva Correa: Isto é Itu, 1979; Cia. Ytuana: relatórios atuais, 1872-92; E. F. Sorocabana, relatórios anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação original de Itu - Foto c.1909, de Antonio Martins Coelho. Notar que o armazém do fundo ainda existe hoje. Reproduzido do livro Itu-Patrimônio Cultural Paulista

A fachada da estação em 1979. Foto Alberto del Bianco

Plataforma da estação, ainda aberta, em 1985. Foto Orandir Panucci

A estação atual, em 07/03/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A plataforma da estação de Itu, em 2001. Foto Adriano Martins

A plataforma da estação de Itu, em 2001. Foto Adriano Martins

A estação de Itu, em 11/2002. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 28/7/2010. Foto Carlos R. Almeida



A estação em 8/12/2013. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A estação de Itu em 14/10/2018. Foto Juliano Zambrota
   
     
Atualização: 07.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.