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Cesário Mota
Itupeva
Montserrat
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seção Ituana - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Ytuana (1873-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1973) |
ITUPEVA
Municípios de Jundiaí (1873-1965)
Itupeva (1965-), SP |
Ramal de Jundiaí - km 165,630 |
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SP-2139 |
Altitude: 661 m |
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Inauguração: 1873 |
Uso atual: Prefeitura Municipal (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jundiaí era um dos trechos de linha mais antigos do Estado,
construído para ser a linha-tronco da Cia. Ituana, que seguia de Jundiaí
a Itu, tendo inclusive, a curiosa bitola de 96 cm. A anexação da Ituana
pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado
até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre
Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem
ao ramal de Campinas. O trecho entre Francisco Quirino e Jundiaí passou
a ser conhecido como ramal de Jundiaí, embora o nome da agora inexistente
Ituana perdurasse até a formação da Fepasa. O ramal foi suprimido
em 20 de fevereiro de 1970, e os trilhos, retirados. O trecho dentro
de Jundiaí passava onde hoje está a avenida União dos Ferroviários,
ao lado dos antigos escritórios e oficinas da Cia. Paulista. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itupeva foi uma das primeiras da Ituana original.
Foi inaugurada em 1873 como uma das estações mais antigas do Estado.
Na época, era a primeira parada depois que o trem partia de Jundiaí.
A linha acompanhava o rio Jundiaí desde o início, mas devido ao solo
rochoso naquele ponto, foi feito um desvio que, naquele ponto, se
afastou dele, exatamente onde foi construída a estação: em terras
da então fazenda São João da Via Sacra, grande produtora de
café. O povoado se formou em volta dela e deu origem ao distrito,
mais tarde município de Itupeva (fonte: Memórias de Itupeva,
de Rogério Eduardo Pansonato).
Mais tarde, foram construídas outras duas estações entre ela e Jundiaí,
Cesário Mota e Ermida.
Em 1973, a estação foi fechada, com o fim do ramal.
O prédio da estação serve em 2015 como sede da Prefeitura Municipal
de Itupeva. Em frente a ela, o bonito prédio da Guarda Civil
Municipal, muito bem conservado externamente, é parte da antiga vila
ferroviária.
1879
AO LADO: Morte do chefe da estação de Itupeva (A
Provincia de S. Paulo, 14/3/1879). |
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1880
AO LADO: Passageiros de Itupevnão chegam à estação de Jundiaí (A
Provincia de S. Paulo, 10/12/1880). |
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1886
AO LADO: Trem da Ytuana tem acidente em Itupeva, atrasando o trem em Jundiaí (A
Provincia de S. Paulo, 18/3/1886). |
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1924
AO LADO: Havia
embarques de trigo na estação de Itupeva (O
Estado de S. Paulo, 15/11/1924).
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ACIMA: O virador de Itupeva ainda estava
por ali em 1993, mesmo com a linha já tendo sido desativada
havia 20 anos (Foto Marcio Hipollito, 1993).
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Estação e pátio de Itupeva nos anos 1960.
Foto cedida por Mauricio Poli |
A estação e o comboio nos anos 1960, puxado por
duas GL-8. Foto cedida por Mauricio Poli |
A estação em 7/3/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, como sede da Prefeitura, em 7/3/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em frente à estação, em 7/3/1998, uma antiga
casa da vila ferroviária. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 07/2005. Foto Celina H. Hirata |
A estação em 2005. Foto Ricardo Koracsony |
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Atualização:
15.05.2021
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