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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Bom Jesus
Jacareí
Limoeiro
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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E. F. do Norte (1876-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1998)
JACAREÍ
Município de Jacareí, SP
Ramal de São Paulo- km 407,443 (1928)   SP-2162
Altitude: 569 m   Inauguração: 02.07.1876
Uso atual: centro cultural (2019)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1925
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jacareí foi aberta em 2 de julho de 1876 pela E. F. do Norte, cinquenta dias depois de a primeira locomotiva de teste ter chegado ali (ver caixa abaixo de 1876).

Em 1925, foi entregue o prédio atual, demolindo-se o original.

A linha, desativada definitivamente em 1996, ficou abandonada por anos, a linha permanecia limpa como se ainda fosse utilizada. O prédio foi reformado em 2000, para abrigar um centro cultural.

Em fevereiro de 2004, foram retirados os trilhos da parte urbana da cidade, pela Prefeitura, mesmo contra a ordem da RFFSA e do Ministério Público. Deixaram os trilhos apenas em frente à velha estação, na cidade.

Não muito tempo depois, em outubro de 2006, a antiga fábrica de "Biscoutos Jacareí" foi fechada, ela, que abriu em 1899 e começou vendendo latas do Biscouto, compra obrigatória para qualquer visitante - entre eles, os passageiros dos trens que faziam paradas na estação da cidade. O 'biscouto flor' era vendido pelos filhos do primeiro proprietário, Amâncio Dias, na estação de trem e caiu
no gosto dos passageiros, que trataram de divulgar o produto. Quando se viajava, sempre se levava um biscoito para os parentes e amigos.

1876
AO LADO:
A primeira locomotiva chega em Jacarehy. Mas os trens demorariam ainda algum tempo para chegar até lá inaugurando a estação (A Provincia de S. Paulo, 12/5/1876).
1876
AO LADO:
A (A Provincia de S. Paulo, 22/6/1876).
1876
AO LADO:
O trem chega a Jacarehy (A Provincia de S. Paulo, 28/6/1876).

ACIMA: Convocação datada de 27 de junho, para a inauguração da estação do Jacareí, no dia 30 de junho - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de S. Paulo, 29/6/1876).

ACIMA: Nova convocação, datada de 28 de junho, com mais detalhas, para a
i
nauguração da estação do Jacareí, desta vez no domingo, dia 2 de junho - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de S. Paulo, 29/6/1876)

1876
AO LADO:
A festa no trem inaugural de 30 de junho - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de S. Paulo, 3/7/1876).
1878
AO LADO:
Com o trem, chega o hotel próximo à estação - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de S. Paulo, 11/04/1878).
1892
AO LADO:
Acidente com morte em Jacarehy (O Estado de S. Paulo, 17/8/1892).
1895
AO LADO:
Incendio no deposito de locomotivas da estação de Jacarehy (O Estado de S. Paulo, 18/12/1895).
1897
AO LADO:
Obras para o restaurante da estação em Jacareí (O Estado de S. Paulo, 7/6/1897).

1908 - ACIMA: Populares aguardam a chegada do Presidente Affonso Pena em maio de 1908 na estação de Jacareí (O Malho, 7/5/1908).
1922
AO LADO:
Jacareí queria trens de suburbios para São Paulo (O Estado de S. Paulo, 7/6/1922).
1923
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 29/10/1923).
1925
AO LADO:
Atraso no trem noturno Rio-SP (O Estado de S. Paulo, 5/1/1925).
1925
AO LADO:
Roubos na estação (O Estado de S. Paulo, 30/10/1925).

1928 - ACIMA: Mapa da cidade de Jacareí em 1928. Quando os trilhos foram retirados em 2004, o traçado era o mesmo (Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Communicação, 1928).
1930
AO LADO:
Acidente no km 421 atendido pelo deposito de Jacareí (O Estado de S. Paulo, 17/1/1930).
1941
AO LADO:
Dois acidentes no mesmo dia em Jacareí (O Estado de S. Paulo, 13/2/1941).
1941
AO LADO:
Descarrilamento em Jacareí pára os trens expressos (O Estado de S. Paulo, 15/6/1941).
1941
AO LADO:
Desarranjo da litorina em Jacareí pára os trens expressos (O Estado de S. Paulo, 26/8/1941).

anos 1950 - ACIMA: Na estação de Jacareí, uma diesel ALCO FA-1 posa com funcionários da Central do Brasil, nos anos 1950 (Acervo Coaraci Camargo).

anos 1950 - ACIMA: Praça Conde de Frontin à frente da estação em Jacareí (Autor desconhecido).

anos 1950 - ACIMA: Pátio da estação (Autor desconhecido).
anos 1960 - ACIMA: Trem DP (Rio-São Paulo diurno) nos anos 1960. Vejam a qualtidade de passageiros. E já existia a via Dutra havia anos (Autor desconhecido, cessão Ernesto Papparelli).

1964 - ACIMA: A EFCB tinha em 1964 um trem entre Jacareí e São Paulo que aparentemente era uma, digamos, porcaria (Folha de S. Paulo, 23/2/1964).


2001 - ACIMA: Pátio e estação de Jacareí em 2001 (Foto Carlos R. Almeida).
A cidade de Jacareí assiste passivamente à destruição de sua história por órgãos do governo. Há tempos o patrimônio histórico sofre com o descaso ou usos inapropriados. Hoje, foi destruído mais uma parte desse patrimônio. O antigo complexo ferroviário da cidade, onde estão localizadas casas de antigos funcionários da estação Central do Brasil, foram demolidas nesta manhã. Os moradores receberam no dia 3 de dezembro um prazo de 90 dias para sair do local. Alguns moradores assustados saíram antes, com as casas vazias, a prefeitura decidiu iniciar as demolições mesmo antes do prazo, e sem avisar, deixando os outros moradores das três casas que sobraram ainda mais assustados. Mesmo morando nessas casas há mais de vinte anos, eles não foram indenizados, e nem sequer houve uma preocupação de providenciar outro lugar para essas pessoas morarem, já que não tem outro lugar para irem. A Associação de Ferroviários Aposentados de Jacareí, o movimento de preservação ferroviária e alguns civis tentam impedir que isso aconteça, através da justiça e do CONDEPHAAT
2008
AO LADO:
Vanessa Stollar, dezembro de 2008.

ACIMA: A estação de Jacareí em 2019 (Foto Rafael Trindade em 26 de setembro).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Fábio Barbosa; Ernesto Papparelli; Daniel Gentili; Jorge Pan; Coaraci Camargo; Adriano Martins; Kelso Medici; Rosário Blois; Jorge Ferreira; Christoffer R.; Vanessa Stollar; Folha de S. Paulo, 1964; O Malho, 1908; Vale Paraibano, 4/11/2006 e outras edições; E. F. Central do Brasil: Relatório anual, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Jacareí em 1902. Autor desconhecido

Estação original, em 1905. Note que os trilhos junto à plataforma são de bitola métrica, e os mais afastados, da larga... era a época do alargamento do trecho (1902-08). Foto do acervo de Rosário Blois, cedida por Christoffer R

A estação atual, em fase de acabamento, em foto de 1924/25. Do lado direito, ainda se pode ver o prédio original. Foto do relatório da EFCB de 1925, cedida por Jorge Ferreira

Estação de Jacareí, sem data. Autor desconhecido

Estação de Jacareí em 20/01/2000. O senhor na plataforma parece estar esperando o trem, que por ali não passa há anos... Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins


A estação em 20/6/2009. Foto Jorge Pan

A estação de Jacareí em 26/9/2019. Foto Rafael Trindade
 
     
Atualização: 25.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.