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VXY Mogiana em MG
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(1973-2001)
Alça
Jaguariúna-Fepasa
Guedes
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Saída para o ramal da estação de Jaguariúna (1973-1985):
Jaguariúna
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Variante - 1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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FEPASA (1973-1998)
JAGUARIÚNA-FEPASA
Município de Jaguariúna, SP
Variante Boa Vista-Guedes - km 288,952 (1994)   SP-2156
    Inauguração: 1973
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1973
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em julho de 1972, a FEPASA entregou um trecho de linha que saía de Boa Vista (tronco da ex-Paulista) e que chegava até a refinaria de Paulínia. Em novembro de 1973, a linha foi esticada até a estação de Guedes, ex-Mogiana. O trecho até a refinaria passou a ser um ramal dessa variante. Com a variante Boa Vista-Guedes entregue, com três estações, a FEPASA desativou, em 1977, o trecho da ex-Mogiana que ligava a estação de Campinas, da Paulista, a Guedes.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jaguariúna-Fepasa foi aberta em 1973, pela Fepasa, fora da cidade, na variante Boa Vista-Guedes. É uma construção de tijolos aparentes, já da época da Fepasa e

ACIMA: O último trem de passageiros da velha linha da Mogiana passando por Jaguariúna-nova em agosto de 1997 (Foto Vanderley Zago).
semelhante a muitas outras estações construídas nos anos 70 e 80 nas linhas da FEPASA. Substituiu a estação de Jaguariúna
construída em 1945 pela Mogiana, e que foi a segunda estação da cidade. Entre 1973 e 1985, a variante era unida à antiga linha, na estação de Jaguariúna, por trilhos, o que possibilitou entre 1977 e 1985 o transporte do material rodante da VFCJ, da ABPF, para as

ACIMA: O pátio de Jaguriúna-Fepasa, em dezembro de 2002. Ao fundo, parte da cidade. O centro fica para a esquerda e não aparece na foto (Foto Douglas Razaboni).
suas linhas. Com a remoção desses trilhos pela prefeitura de Jaguariúna, em 1985, a ABPF ficou com a sua linha entre Anhumas e a ponte sobre o rio Jaguari, completamente isolada, fazendo com que qualquer novo material rodante tenha de ser transportada para seus trilhos por caminhão. Recebeu trens de passageiros até 11/09/1997, quando eles foram desativados. Hoje serve de moradia. (Veja também: JAGUARI; JAGUARIÚNA; JAGUARY-VFCJ)
     

Em 14/09/1999, a foto mostra uma estação já deteriorada e sem manutenção. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 12/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação em 05/2005. Foto C. A. Filetti

A estação em julho de 2008. Foto Otávio Barros
   
     
Atualização: 08.04.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.