|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1875-1945) |
JAGUARI
Município de Mogi-Mirim, SP (1875-1945) |
Linha-tronco original - km 32,384 |
|
SP-0067 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 03.05.1875 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1893 (provável) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: Também
uma das estações da primeira viagem da Mogiana (era a terceira na
ordem), Jaguary foi inaugurada em 1875 com esse nome, ainda
em território do município de Mogi-Mirim. Segundo se pode concluir
pelos relatórios da Mogiana dos anos 1870, a estação
original era de madeira e trilhos, como as outras que foram construídas
durante essa época; e também, segundo alguns relatos
de moradores na época, estava localizada em local diferente
da estação que foi construída como definitiva
nos anos 1890, ficando a cerca de três (atuais) quarteirões
dessa, também próxima ao rio Jaguary.
Nessa época, a atual cidade não existia; ela foi erigida
somente por volta de 1894, quando o coronel Amâncio Bueno
contratou o engenheiro Wilhelm (Guilherme) Giesbrecht
(na planta desenhada por ele chamado de Gieserecht) para
o projeto, arruamento e construção de onze casas e de
uma igreja - a igreja de Santa Maria, na praça central da cidade.
Wilhelm era natural de Koenigsberg, Prussia,
e tinha apenas 25 anos quando chegou à estação
de Jaguari, tendo chegado ao Brasil apenas sete anos antes
e se estabelecido em Diamantina, MG.
O nome dado à nova vila foi Vila Bueno, apesar do nome
da estação ser diferente. Dois anos mais tarde, a vila
recebeu o nome da estação.
Giesbrecht trabalhara sediado em Jaguary de 1891 a 1895
para a Mogiana, fazendo estudos para a duplicação da
linha até Casa Branca, fato que acabou nunca acontecendo.
Ele teria também construído a estação
de alvenaria que funcionou até 1945. Seu filho mais velho,
Hugo, foi uma das primeiras crianças a nascer na nova
cidade (1894). Hoje Guilherme é considerado fundador
e/ou co-fundador da cidade (veja caixa abaixo, de 1967).
No final de 1945, o trecho de linha foi retificado de Carlos Gomes-nova
até Guedes e a estação, como outras, foi desativada,
pois ficou fora do leito, substituída pelo prédio novo. A nova estação,
construída cerca de seis ou sete quarteirões no sentido
noroeste da cidade, recebeu por determinação do IHG
o nome novo de Jaguariúna.
A antiga casa do chefe da estação sobrevive até hoje e serve
como sede da Secretaria da Educação do município. Está localizada
junto à avenida que dá saída para Amparo e Serra Negra.
A estação de 1893 foi demolida. Vale lembrar que, até
1945, saía dali o ramal de Amparo, que, depois, passou a sair
da estação nova, Jaguariúna.
(Veja também: JAGUARIÚNA;
JAGUARIÚNA-FEPASA;
JAGUARY-VFCJ)
ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
|
1875
AO LADO: Acidente na estação de Jaguary (A Provincia de S. Paulo, 14/12/1875). |
|
1876
AO LADO: Acidente próximo à estação de Jaguary (A Provincia de S. Paulo, 21/07/1876). |
|
1889
AO LADO: Por causa da febre amarela que grassava em Campinas,
a diretoria da Mogiana mudou-se para a Estação de Jaguary e a próxima assembleia geral seria feita nesta estação em 7 de abril (A Provincia de S. Paulo, 26/3/1889). |
|
1889
AO LADO: Morte em Jaguari l (A Provincia de S. Paulo, 4/10/1889). |
|
1891
AO LADO: O trem de Campinas para Ribeirão Preto tem tiroteio na viagem e na parada em Jaguari - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VER A SEGUNDA PARTE (O Estado de S. Paulo, 11 e 13/3/1891). |
|
1892
AO LADO: Mais uma vez o escritorio central e a controladoria da Mogiana voltam provisoriamente para Jaguary, graças à nova epidemia de febre amarela que grassava em Campinas (O Estado de S. Paulo, 3/3/1892). |
|
1893
AO LADO: Desvios em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 01/07/1893). |
|
1893
AO LADO: Acidente e morte em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 19/07/1893). |
Jaguari, hoje Jaguariúna,
é a terra natal de meu avô, Hugo Giesbrecht (1894-1961).
Filho primogênito de Wilhelm (Guilherme) Giesbrecht, prussiano
de Königsberg, e de Maria de Menezes y Aguillar, de Diamantina,
MG, viveram ele e seus pais por apenas um ano nessa cidade,
deixando-a ao fim do trabalho de Wilhelm. Hugo casou-se com
Rosina Klein, de Joinville, SC, em 1920 e moraram em Ponta Grossa
e Curitiba, PR, de onde saíram para viver na cidade de
São Paulo em 1934. (do autor do site) |
1894
AO LADO: A história de minha família passa
por Jaguariúna.
|
|
1894
AO LADO: Guilerme Giesbrecht lança a planta da Vila Bueno (o loteamento inicial de Jaguary) - ver a planta ao pé desta página (O Estado de S. Paulo, 12/9/1894). |
1897
AO LADO: Desastre entre as estações de Jaguari e de Pedreira (O Estado de S. Paulo, 12/10/1897). |
|
1903
AO LADO: Banda toca na gare da estação (O Estado de S. Paulo, 28/4/1903). |
|
ACIMA
e ABAIXO: Desastre que matou seis membros da família Carneiro
da Cunha em Jaguari, em fevereiro de 1913 (Fon-Fon, 8/3/1913).
1916
AO LADO: A estação já não
dava mais conta do movimento (O Estado de S. Paulo, 3/3/1916).
|
|
1923
AO LADO: Acidente em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 7/4/1923).
|
|
1933
AO LADO: Atropelamento em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 7/3/1933). |
|
ACIMA: Historia de Jaguari e de Jaguariuna, em 1967. Notar que o texto ainda não cita, nessa época, ao contrário de hoje, Guilherme Giesbrecht como um dos fundadores, ao lado do Coronel Bueno (O Estado de S. Paulo, 30/12/1967)
.
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Wilhelm Giesbrecht: Curriculum Vitae,
1947; O Estado de S. Paulo, 1916; Fon-fon, 1913; O Paiz, 27/2/1913;
JJ Revista, 09/1999; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Cia. Mogiana:
relação oficial de estações, 1937; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Jaguary, c. 1910. Foto do Álbum
da Mogiana
|
Mapa de 1894 mostrando a Vila Bueno e o pátio de Jaguari,
no canto direito inferior. Desenho extraído da JJ
Revista de 09/1999 |
Casa do chefe da estação, no antigo pátio
de Jaguari. A estação já foi demolida.
Foto Ralph M. Giesbrecht, em 16/10/1998 |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.12.2021
|
|