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Estrela D'Oeste
Jales
Urânia
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara
(1951-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JALES
Município de Jales, SP |
Linha-tronco - km 373,734 (1960) |
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SP-2154 |
Altitude: 483 m |
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Inauguração: 21.08.1951 |
Uso atual: abandonada e fechada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A cidade
de Jales foi fundada em 1941, e tomou o sobrenome do fundador
Euphly Jalles, agrimensor e mineiro de Frutal,
como nome. Jalles recebeu muitas terras como pagamento de serviços
efetuados para a empresa Glória e Furquim, originada
da subdivisão da imensa fazenda da Ponte
Pensa, esta surgida no início do século XIX.
Dez anos depois, a EFA chegou à cidade, com uma estaçãozinha
provisória de madeira, substituída pela atual de alvenaria
alguns anos depois.
"Em 1963 e 1964, eu viajava todos os dias de trem, da minha
pequena Santana da Ponte Pensa, para cursar o ginásio em Jales. Por
esse motivo, tornei-me conhecido e conheci
todos os chefes das estações não só das duas cidades,
como da região; assim como todos os guardas de trem,
que a cada estação anunciavam a próxima e picotavam as passagens;
disso, jamais me esquecerei" (Antonio Fouto, Mirassol,
SP, 04/2007).
"Lembro-me (...), nos idos de 1993 (...) (que) as estações
em sua maioria eram muito longe do centro urbano, mas quando o trem
passava, elas mostravam alguma vida. Notei que muitas estações
já estavam sendo fechadas e seus desvios arrancados. Só
ficaram com o "staff" as estações em cidades
maiores como Jales, Votuporanga, Fernandópolis. Acabei conhecendo
a estação de Jales à força: o PA2 em que
eu estava recebeu ordens de aguardar cruzamento na estação,
e o chefe da estação comentava que vinha um trem especial
pela frente. A demora de cerca de meia hora foi suficiente para fuçar
nela e ver todos aqueles objetos antigos da antiga Araraquarense da
época da inauguração da estação.
O PA2 foi colocado no desvio para a passagem do trem especial que
logo chegou, puxado por uma GP-9 impecavelmente limpa e com os faróis
acesos. Puxava o trem de administração da Fepasa, feito
de aço inox, composto por dormitórios e poltronas confortáveis.
Seguia rumo às obras da ponte rodoferroviária com a
comitiva composta pelo presidente e seus diretores" (Rodrigo
Cabredo, 2001).
A estação funcionou como Ciretran e depois foi abandonada.
Em 2014, a estação estava ainda assim. A área da frente era utilizada
por auto escolas. O armazém era utilizado como oficina da ALL. O antigo
carro da EFA "decorado'' era utilizado como alojamento para funcionãrios
da ALL. Os dois carros (antigos) tipo oficinas de madeira estavam
praticamente abandonados, um deles servido de depósito.
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1951
AO LADO: Inauguração da estação de Estrela d'Oeste (havia sido, em 1/5) e de Jales (em agosto) (O Estado de S. Paulo, 15/05/1951). |
ACIMA: A estação de Jales (à
esquerda) e seu armazém (à direita) no dia da inauguração
em 1951 (Museu Histórico de Jales).
ACIMA: Viaduto
em Jales (1955) da ferrovia sobre a avenida Marimbondo, hoje avenida
João Amadeu (Museu Histórico de Jales).
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1970
AO LADO: Em feira comemorativa dos 29 anos da cidade de Jales, melhoramentos - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER MAIS SOBRE A ESTAÇÃO (O Estado de S. Paulo, 15/05/1951). |
2002
AO LADO: Extraído
da obra de Sederval Nardoque: Apropriação capitalista
da terra e a formação da pequena propriedade
em Jales-SP, UNESP, 2002. |
"Muitas
cidades foram construídas ao longo da picada feita para demarcar
o traçado da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) que se estendeu
pela região. Assim aconteceu com Jales, Urânia e Santa Fé do
Sul (...). O traçado urbano era reproduzido de cidade para cidade,
com características muito comuns, como duas avenidas largas,
quarteirões com planos ortogonais e ruas traçadas de forma paralela
às avenidas. Implantou-se, dessa forma, uma "fábrica de cidades"
no extremo Noroeste Paulista, a partir da década de 1940, com
o objetivo de promover a venda de terras" |
ACIMA: Pátio da estação
de Jales, em março de 2009. O pátio de Jales é um dos poucos
que ainda mantém todas as linhas. Parte do armazém é usado pela ALL
como base de turma de manutenção de via. Há ainda alguns vagões
antigos encostados por lá, o que é fato raro nos pátios da antiga
EFA, e entre eles dois de madeira: um caboose e um dormitório para
funcionários (Foto Rafael Correa, 2009).
ACIMA: Plataforma
da ex-estação de Jales em 15/5/2014 (Foto Daniel Gentili).
ACIMA: A ex-estação de Jales em 25/7/2023 (Foto Ralph Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2023; Daniel Gentili, 2014; Rodrigo Cabredo, 2001; Rafael
Correa, 2009; Antonio Fouto, 2007; Alberto Del Bianco; Hermes Y. Hinuy, 2001; Museu
Histórico de Jales; Sederval Nardoque: Apropriação
capitalista da terra e a formação da pequena propriedade
em Jales, SP, UNESP, 2002; EFA: Relatórios anuais, 1940-69;
http://radiojalesforever.com;Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Jales original. Data ignorada. http://radiojalesforever
.com |
A estação de Jales em 1954. Acervo Alberto Del
Bianco |
A estação de Jales, em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo |
No pátio da estação de Jales, um carro
Pullman Standard da antiga Cia. Paulista jaz no abandono, em
09/2001. Foto Rodrigo Cabredo |
A enorme plataforma da estação, em 20/11/2001.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação "lacrada" e toda pichada em
março de 2009. Foto Rafael Correa |
Plataforma da estação de Jales em 15/5/2014. Foto
Daniel Gentili |
Fachada e entrada original da estação de Jales
em 15/5/2014. Foto Daniel Gentili |
A estação de Jales em 25/2/2023. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
29.07.2023
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