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Jaó
Itapeva
Alfredo Nunes
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Saída para o ramal de Apiaí - Nova
Itapeva
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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E. F. Sorocabana
(1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ITAPEVA
(antiga FAXINA)
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Itapeva - km 339,399 (1934) |
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SP-2125 |
Altitude: 639 m |
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Inauguração: 01.03.1909 |
Uso atual: em ruínas (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1912 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação
de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão
de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de
1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância
por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação
nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras
de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em
23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960,
até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros
no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal
para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova
linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva
acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi
suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros,
voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com
algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre
Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas
algumas estações ainda funcionam como escritórios sob a administração
da ALL. |
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A ESTAÇÃO: "Devido
á collocação da cidade de Faxina, a estrada de ferro não poude sem
sacrificar as condições technicas do seu traçado passar mais proximo
a essa cidade, pelo que o Governo do Estado, para melhor servir a
essa cidade, está construindo uma bella avenida com cerca de 3 kilometros
de extensão ligando-a assim com a estação da estrada de ferro".
Assim justificava a grande distância da estação de Faxina à
cidade, o livro Inauguração da Linha de Itararé pelo Exmo. Sr.
Presidente da República - Abril de 1909.
Inaugurada com o nome
de Faxina, em 1909, com uma festa que contou com a presença
de vários políticos, além do Presidente Afonso Pena: o Presidente
do Estado, Albuquerque Lins, o Cel. Fernando Prestes e dr. Miguel
Calmon. Quando o trem entrou na estação, as bandas "Aurora", de Itapetininga
e "Euterpe Faxinense", de Faxina, além da banda da Força Pública,
tocaram o Hino Nacional. Uma verdadeira multidão de curiosos assistia
à festa, enquanto recebiam café e chocolate e assistiam ao hasteamento
da Bandeira, antes do banquete, à noite. A estação, pela fotografia
da chegada do primeiro trem, era aparentemente a que depois passou
a ser o armazém, que ainda hoje está lá.
A estação atual, projetada por Ramos de Azevedo,
foi construída apenas em 1912, para ser a definitiva.
No início dos anos 1930, a estação estava sem
manutenção, gerando reclamações da população
e dos passageiros que dela se utilizavam (ver caixas abaixo).
Em 1939, os nomes da cidade e da estação foram alterados para Itapeva.
Sempre ficou fora do centro da cidade (em Vila Isabel), e,
por isso, mais tarde (meados dos anos 1940), a Sorocabana quis mudar
o local da estação, chegando a construir uma nova estação e armazém,
mais perto do centro. Entretanto, quando foram colocar o leito novo
da estrada, a construção da linha foi provada ser tecnicamente muito
difícil e inviável. Com isto, os edifícios ficaram perdidos no meio
da cidade e a eles foi dado outro destino. A estação acabou ficando
onde estava desde o início.
Em 1978, o trem de passageiros de Itararé foi suprimido. A
partir daí, somente trens de carga passaram por ali, até que em fins
de 1997 foi ativado o trem de passageiros Sorocaba-Apiaí. A
estação, então, sofreu algumas reformas, para poder
voltar a operar. Lá o trem chegava sempre no escuro - ou à meia-noite
e meia, ou um pouco antes das seis da manhã, mas sempre havia
movimento na estação, enquanto a Fepasa operava a linha, até
fins de 1998.
Em fevereiro de 2001, o trem de passageiros Sorocaba-Apiaí
deixou de operar de vez.
Em 11/2004, a estação estava já deteriorada,
com o teto caindo, janelas e portas arrancadas e podres. Pensou-se
em transferir a Guarda Municipal para lá. Em 2016, estava em
ruínas.
(ver também: ITAPEVA-NOVA)

ACIMA: A estação, com data provavelmente em 1912 (Autor desconhecido).

ACIMA: Pessoal da estação de
Itapeva da Faxina em 1912 (Foto O Malho, 1/2/1912).

ACIMA: Próxima à
estação, a magnífica ponte sobre o Ribeirão
Fundo, em 1912 (Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de Bacellar:
Relatório da Comissão dos Prolongamentos e Desenvolvimentos
da Estrada de Ferro Sorocabana - 31/01/1912, Weiszflog Irmãos, 1912).
ABAIXO: A mesma ponte em 2014 (Foto Rafael Rodrigues).

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1925
À ESQUERDA: Falta de vagões na estação
(O Estado de S. Paulo, 24/11/1925)..
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1930
À ESQUERDA: Movimento durante o ano de 1930 (O
Estado de S. Paulo, 7/3/1931)..
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1931
À ESQUERDA: Uma estação sem manutenção
(O Estado de S. Paulo, 7/3/1931)..
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1932
À ESQUERDA: Movimento durante o ano de 1932 (O Estado de S. Paulo, 11/1/1933).. |

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1933
À ESQUERDA: O péssimo estado da estação
chamava a atenção dos passageiros (O Estado
de S. Paulo, 1/2/1933)..
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1933
À ESQUERDA: Iluminação para a avenida que ligava a cidade à estação (O Estado
de S. Paulo, 15/2/1933).. |
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1933
À ESQUERDA: Faltava um mangueirão na estação! (O Estado
de S. Paulo, 26/2/1933).. |

ACIMA: Mapa da região de Itapetininga
mostrando boa parte do ramal de Itararé em 1934. Trata-se
da linha preta que desce de Itapetininga até Itararé
(Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Assentamento de novo hidrante; retirada da caixa
d'água
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1934-5
À ESQUERDA: Movimento da estação no ano de 1934 (O Estado
de S. Paulo, 1/3/1935).. |
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1935
À ESQUERDA: A estação elevada a estação de 2a classe (O Estado
de S. Paulo, 17/2/1935).. |
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1935
À ESQUERDA: Obras no pátio da estação (O Estado
de S. Paulo, 30/11/1935).. |
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1941
À ESQUERDA: Obras no prédio da estação (O Estado
de S. Paulo, 12/2/1935).. |

ACIMA: O que a estação de
Itapeva movimentava no ano de 1945. Por um relatório
de 1946, pode-se ver que a maioria da carga exportada era de cal (31
mil tons produzidas em 1946) (Folha da Manhã, 22/1/1946).

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1946
À ESQUERDA: Reclamações
contra o atraso dos trens procedentes do sul (Folha da Manhã,
15/12/1946).
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ACIMA: A estação de Itapeva
ainda bem cuidada (tinha até jardim) em 1992 (Foto Carlos
R. Almeida).

ACIMA: O comboio da ALL passa pela estação
de Itapeva, cada vez mais destruída, em 19/6/2011 (Foto
André Luís de Lima).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Carlos Roberto de Almeida; Rafael Rodrigues; Coaraci Camargo; André
Luís de Lima; J. C. Kuester; Correio dos Ferroviários,
sem data; Folha da Manhã, 1946; O Estado de S. Paulo, 1933
e 1925; O Malho, 1912; G1-Itapetininga e Região; Inauguração da Linha
de Itararé pelo Exmo. Sr. Presidente da República, abril de 1909;
Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de Bacellar: Relatório da Comissão
dos Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana
- 31/01/1912, Weiszflog Irmãos, 1912; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Inauguração da estação de Faxina,
em 1/3/1909. Foto Inauguração da Linha de Itararé pelo Exmo.
Sr. Presidente da República - Abril de 1909 |

Estação de Faxina, em 1912. Foto da Comissão
dos Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana
- Relatório apresentado pelo Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de
Bacellar em 31/01/1912 |

Estação de Faxina, em 1912. Foto da Comissão
dos Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana
- Relatório apresentado pelo Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de
Bacellar em 31/01/1912 |

Estação de Faxina, em 1912. Foto da Comissão
dos Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana
- Relatório apresentado pelo Engenheiro-Chefe Joaquim Huet de
Bacellar em 31/01/1912 |
A estação em setembro de 1932. Foto da revista
Correio dos Ferroviários, acervo J. C. Kuester |

A estação de Itapeva em 1990. Foto Hugo Caramuru |
Na noite de 13/05/1998, o trem chega à plataforma de
Itapeva. A estação está aberta. Foto Ralph
M. Giesbrecht |

Em 15/08/1998, fim de tarde, a estação. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fim de tarde de 15/08/1998. O armazém que foi a estação
original. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Saguão da estação, na manhã de 14/05/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |

Em 15/08/1998, a estação de Itapeva. Foto Ralph
M. Giesbrecht |

Mais abandonada do que nunca, a estação de Itapeva
em 30/10/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht |

Mais abandonada do que nunca, a estação de Itapeva
em 30/10/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em ruínas, em setembro de 2016.
Foto G1-Itapetininga e Região |

A estação em ruinas em 16/10/2019. Foto Eid F. Bortoleto |
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Atualização:
22.08.2021
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