|
|
São Paulo
Railway (1891-1975)
E. F. Santos-Jundiaí (1975-1994)
CPTM (1994-) |
JARAGUÁ
(antiga TAIPAS)
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 95,079 (1935) |
|
SP-1451 |
Altitude: 813 m |
|
Inauguração: 01.10.1891 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1890 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1891 com o nome de Taipas e era conhecida como
Parada de Taipas.
Em meados dos anos 1940, teve o nome alterado para Jaraguá,
que era o nome de um posto telegráfico situado um quilômetro antes,
sentido Capital-Jundiaí.
O seu prédio ainda é antigo (provavelmente não o da inauguração).
Em 28/10/1983, um incêndio provocado pelos usuários descontentes com
os atrasos do trem de subúrbio danificou seriamente a estação, assim
como a de Caieiras. No início de 1984, começou a ser restaurada.
O prédio hoje mantém suas características originais e atende aos trens
metropolitanos da CPTM.
|
1895
AO LADO: Desastre com muitas mortes na estação de Taipas, autal Jaraguá - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 11/7/1895). |
A
estação ferroviária de Jaraguá foi
tombada pelo CONDEPHAAT em 21 de junho de 2010, pelo ofício
1453/2010 do processo 60308/2009. A carta de comunicação
aos interessados foi emitida em 22 de julho de 2010. O tombamento
havia sido pedido por mim, Ralph Mennucci Giesbrecht, no ano
de 2006. |
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
param nesta estação desde o ano de 1867. Veja
aqui horários em --- (Guias
Levi). |
1897
AO LADO: Morte em Taipas (O Estado de S. Paulo,
8/3/1897). |
|
1898
AO LADO: Descarrilamento em Taipas (O Estado de S. Paulo,
22/1/1898). |
|
1923
AO LADO: Atropelamento em Taipas (O Estado de S. Paulo,
22/3/1923).
|
|
ACIMA: Na Parada de Taipas, depois Jaraguá,
também era usado o expediente de usar a parada como chamativo
para a venda de terrenos, neste caso, no loteamento de Vila Jaraguá
(O Estado de S. Paulo, 16/10/1924).
1934
AO LADO: Acidente em Taipas (O Estado de S. Paulo,
13/9/1934). |
|
1936
AO LADO: Acidente em Taipas (O Estado de S. Paulo,
3/2/1936). |
|
ACIMA: O famoso Cometa passa pela antiga estação
de Taipas nos anos 1940 (Autor desconhecido)
ACIMA: A estação de Jaraguá em 1967 (Autor desconhecido).
ACIMA: O incêndio na estação
de Jaraguá provocado por passageiros descontentes com os constantes
atrasos em 28 de outubro de 1983 (Foto Luiz Parra, acervo K.
Sasaoka).
ACIMA: A passagem de nível na estação
do Jaraguá foi retratada pelo Jornal da Tarde na sua edição
de 29/12/2007. Só que, ao contrário do que diz
a legenda, há mais uma passagem de nível da CPTM em
São Paulo, lá ao lado da estação de Água
Branca, só que ela não tem o mesmo tráfego pesado
de Jaraguá (Foto Felipe Araújo - Jornal da Tarde).
ABAIXO: Praticamente no mesmo
local da foto acima, a estação de Jaraguá em
11/3/2011 mostra que um viaduto recém-construído
passa por sobre a estação (Foto Alexandre Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre Giesbrecht;
Carl Heinz Hahmann; Alberto del Bianco; Paulo Mendes; Luiz S. Parra;
Kenzo Sasaoka; William Gimenez; Julio C. Paiva; O Estado de S. Paulo,
1924; Revista Ferrovias; Jornal da Tarde; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Plataforma coberta em frente à estação,
ainda como Taipas. Sem data. Acervo Alberto del Bianco
|
A estação em 1948. Foto Carl Heinz Hahmann |
A estação, talvez anos 1940. Autor desconhecido |
A estação em 1967. Acervo Paulo Mendes |
A estação de Jaraguá em 1984, após
a reforma. Foto da revista Ferrovias |
A estação nos anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |
A estação em 08/2004. Foto Julio Cesar de Paiva |
A estação em 08/2004. Foto Julio Cesar de Paiva
|
A estação em 11/3/2011. Foto Alexandre Giesbrecht |
|
|
|
|
Atualização:
10.12.2020
|
|