A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Jaraguá-velha
Jaraguá
Vila Aurora
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
...
 
São Paulo Railway (1891-1975)
E. F. Santos-Jundiaí (1975-1994)
CPTM (1994-)
JARAGUÁ (antiga TAIPAS)
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 95,079 (1935)   SP-1451
Altitude: 813 m   Inauguração: 01.10.1891
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1890
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1891 com o nome de Taipas e era conhecida como Parada de Taipas.

Em meados dos anos 1940, teve o nome alterado para Jaraguá, que era o nome de um posto telegráfico situado um quilômetro antes, sentido Capital-Jundiaí.

O seu prédio ainda é antigo (provavelmente não o da inauguração). Em 28/10/1983, um incêndio provocado pelos usuários descontentes com os atrasos do trem de subúrbio danificou seriamente a estação, assim como a de Caieiras. No início de 1984, começou a ser restaurada.

O prédio hoje mantém suas características originais e atende aos trens metropolitanos da CPTM.

1895
AO LADO: Desastre com muitas mortes na estação de Taipas, autal Jaraguá - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 11/7/1895).
A estação ferroviária de Jaraguá foi tombada pelo CONDEPHAAT em 21 de junho de 2010, pelo ofício 1453/2010 do processo 60308/2009. A carta de comunicação aos interessados foi emitida em 22 de julho de 2010. O tombamento havia sido pedido por mim, Ralph Mennucci Giesbrecht, no ano de 2006. TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros param nesta estação desde o ano de 1867. Veja aqui horários em --- (Guias Levi).
1897
AO LADO: Morte em Taipas (O Estado de S. Paulo, 8/3/1897).
1898
AO LADO: Descarrilamento em Taipas (O Estado de S. Paulo, 22/1/1898).
1923
AO LADO: Atropelamento em Taipas (O Estado de S. Paulo, 22/3/1923).

ACIMA: Na Parada de Taipas, depois Jaraguá, também era usado o expediente de usar a parada como chamativo para a venda de terrenos, neste caso, no loteamento de Vila Jaraguá (O Estado de S. Paulo, 16/10/1924).
1934
AO LADO: Acidente em Taipas (O Estado de S. Paulo, 13/9/1934).
1936
AO LADO: Acidente em Taipas (O Estado de S. Paulo, 3/2/1936).

ACIMA: O famoso Cometa passa pela antiga estação de Taipas nos anos 1940 (Autor desconhecido)

ACIMA: A estação de Jaraguá em 1967 (Autor desconhecido).
ACIMA: O incêndio na estação de Jaraguá provocado por passageiros descontentes com os constantes atrasos em 28 de outubro de 1983 (Foto Luiz Parra, acervo K. Sasaoka).

ACIMA: A passagem de nível na estação do Jaraguá foi retratada pelo Jornal da Tarde na sua edição de 29/12/2007. Só que, ao contrário do que diz a legenda, há mais uma passagem de nível da CPTM em São Paulo, lá ao lado da estação de Água Branca, só que ela não tem o mesmo tráfego pesado de Jaraguá (Foto Felipe Araújo - Jornal da Tarde).

ABAIXO: Praticamente no mesmo local da foto acima, a estação de Jaraguá em 11/3/2011 mostra que um viaduto recém-construído passa por sobre a estação (Foto Alexandre Giesbrecht).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre Giesbrecht; Carl Heinz Hahmann; Alberto del Bianco; Paulo Mendes; Luiz S. Parra; Kenzo Sasaoka; William Gimenez; Julio C. Paiva; O Estado de S. Paulo, 1924; Revista Ferrovias; Jornal da Tarde; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma coberta em frente à estação, ainda como Taipas. Sem data. Acervo Alberto del Bianco

A estação em 1948. Foto Carl Heinz Hahmann

A estação, talvez anos 1940. Autor desconhecido

A estação em 1967. Acervo Paulo Mendes

A estação de Jaraguá em 1984, após a reforma. Foto da revista Ferrovias

A estação nos anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação em 08/2004. Foto Julio Cesar de Paiva

A estação em 08/2004. Foto Julio Cesar de Paiva

A estação em 11/3/2011. Foto Alexandre Giesbrecht
     
Atualização: 10.12.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.