A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Jaraguá
Vila Aurora
Perus
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
CPTM (2013)
VILA AURORA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km   SP-4639
Altitude:   Inauguração: 09.09.2013
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2013
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 2013, depois de três anos de promessas da CPTM para com as populações dos bairros próximos, como Cidade D’Abril, Jardim Ipanema, Vila Santa Lucrécia, Parque das Nações Unidas, Conjunto Habitacional Voith e Parque Jaraguá. Realmente, ainda dentro do município de São Paulo, a distância de seis quilômetros entre as estações de Perus e de Jaraguá era grande demais para um deslocamento fácil para qualquer uma das duas citadas estações. A nova estação funciona na Rua Francisco da Cunha Menezes, próximo à Rua Acaricuara.
ACIMA: A estação já em funcionamento em 10/9/2013 (Foto Skyscraper - Autor desconhecido).
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros param nesta estação desde o ano de 2013. Veja aqui horários em --- (Guias Levi).
(Fontes: Igor Munarim; Victor Zacharias Pereira; Jorge Mattos; Jonny Ferreira; Skyscraper, 10/9/13; http://histurbana. blogspot.com.br/2013/09/cptm-inauguracao-da-estacao-vila-aurora.html; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em foto provavelmente tomada alguns dias antes da inauguração. Foto Jonny Ferreira

A estação em 10/9/2013. Foto Skyscraper

A estação em 10/9/2013. Foto Skyscraper
     
Atualização: 11.09.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.