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VXY Mogiana em MG
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Guardinha
José Honório
São Sebastião do Paraiso
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. São Paulo-Minas (1911-1971)
FEPASA (1971-1998)
JOSÉ HONÓRIO
Município de São Sebastião do Paraizo, MG
Linha-tronco original - km 125,941 (1960)   SP-2172
Altitude: 792 m   Inauguração: 24.02.1911
Uso atual: provavelmente demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: As origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso, em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha (Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada em quase toda a sua extensão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sapé foi aberta em 1911. Nos anos 1930, seu nome foi alerado para o atual - José Honório.

"Sou bisneta do Comendador José Honório Vieira, dono da Fazenda Sapé, em São Sebastião do Paraíso. Natural de (Santa Rita do) Passa Quatro, SP, foi político e benemérito da terra paraisense, tem nome e busto na praça principal. Foi grande fazendeiro e cafeicultor do sul de Minas e faleceu em 5 de junho de 1936. Até onde sei, a chegada de trilhos da via férrea se deu em Paraíso no dia 15 de maio de 1911, com a locomotiva da Estrada de Ferro São Paulo e Minas. Logo veio a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 7 de setembro de 1914, e finalmente houve a fusão em 1971, com a criação da FEPASA. Acredito que a tal estação, na época Sapé, tenha relação com a Fazenda Sapé, que como disse, era de meu bisavô, devido ao transporte da produção cafeeira" (Elisabeth Giraldi Borges Affonso, 2007).

A estação permaneceu fechada quando do fechamento da linha entre 1928/9 e 1934.

Em 1986, o relatório de instalações fixas da Fepasa recomendava a sua demolição.

1934
À ESQUERDA:
Reabertura da estação desde o fechamento da linha em 1928/9 (O Estado de S. Paulo, 12/7/1934).
(Fontes: Elisabeth Giraldi Borges Affonso; Coaraci Camargo; Wanderley Duck; Fepasa: Relatório de instalações fixas, 1986; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 1986. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa

A estação em 1986. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa
 
     
     
Atualização: 17.06.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.