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E. F. São
Paulo-Minas (1911-1971)
FEPASA (1971-c.1990) |
SÃO
SEBASTIÃO DO PARAÍSO
Município de São Sebastião
do Paraizo, MG |
Linha-tronco original - km 136,612
(1960) |
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MG-1390 |
Altitude: 928 m |
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Inauguração: 15.05.1911 |
Uso atual: sede do Corpo de Bombeiros do município
(2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
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HISTORICO DA LINHA: As
origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Sebastião do Paraíso foi aberta
em 1911 e era o ponto final da E. F. São Paulo-Minas.
Apenas três anos mais tarde (7 de setembro de 1914), foi aberta também na cidade
uma nova estação, com o mesmo nome, mas da Mogiana,
estação esta que pertencia ao ramal de Passos
e que ligava Guaxupé a Passos.
Entretanto, já em janeiro de 1914, portanto nove meses antes da abertura da estação da Mogiana, a São Paulo-Minas já notava uma grande diminuição em suas carga e transporte de passageiros. A linha da Mogiana já estaria funcionando de forma provisória antes de 1914, causando essa redução de movimento na ferrovia contrária? (ver caixa abaixo)
As duas estações foram ligadas entre
si por trilhos.
Em 1976, os trens de passageiros deixaram de circular pela São
Paulo-Minas, e apenas um ano depois, pela Mogiana, naquele ramal.
Na época, tudo já era Fepasa. Os trilhos atravessavam
a atual avenida onde hoje estão as duas estações,
passava em diagonal na frente da estação da São Paulo-Minas e entrava
no pátio. Os trilhos dela foram retirados antes de 1980 e unificados
com os da Mogiana. Posteriormente, foi feito o desvio (por volta de
1990) por fora da cidade, desviando o tráfego da estação da Mogiana
diretamente para Itaú de Minas.
Em 1982 foi inaugurado um Centro Social Urbano (uma praça de
esportes), e neste ano os trilhos já não estavam mais lá.
A linha Ribeirão Preto-Passos, agora formada e que na
verdade não alcançava Passos, mas sim Itaú
de Minas (pouco antes), por causa do transporte de cimento da
fábrica hoje da Votorantim, não durou muito:
em meados dos anos 1990 já estava tudo abandonado, e assim
permanecia em 2014.
A estação em 2010 era a sede do Corpo de Bombeiros da
cidade.
(Veja também SÃO SEBASTIÃO
DO PARAISO - CIA. MOGIANA)
1898
AO LADO: Anúncio da chegada da ferrovia (que, no final, somente viria a chegar à cidade em 1911), já era chamariz na venda de imóveis na cidade (O Estado de S. Paulo, 11/3/1898). |
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ACIMA: Inauguração da estação em 1911 (Autor desconhecido).
1914
AO LADO:
Diminuição dos trens de passageiros cria
problemas para a cidade
(O Estado de S. Paulo, 30/1/1914).
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1929
AO LADO: Em 1929, as duas estações
quase no mesmo ponto causavam problemas no trânsito
da cidade (O Estado de S. Paulo, 28/2/1929).
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ACIMA: Pessoal da estação posa para a fotografia, possivelmente anos 1940 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação possivelmente anos 1950 (Autor desconhecido. Foto colorizada).
ACIMA: Posição, em 2010, das
duas estações ferroviárias de São Sebastião
do Paraíso, da São Paulo-Minas e da Mogiana (Google
Maps, diagramação Tárcio Candiani).
(Fontes: Nilson Rodrigues; Marcelo Mathias;
Fabio Minatti; Dantas Nunes; O Estado de S. Paulo, 1929; FEPASA: Relatório
de instalações fixas, 1986; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, talvez anos 1920. Autor desconhecido |
A estação nos tempos de Ademar governador (anos
1940?) Acervo Fabio Minatti |
A estação nos "bons tempos". Acervo
Marcelo Mathias |
A estação em 1986, ainda com seus trilhos. Foto
do relatório de instalações fixas da Fepasa |
A estação em 2010. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2010. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 9/10/2018. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
14.11.2019
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