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VXY Mogiana em MG
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José Honório
São Sebastião do Paraiso
S. S. do Paraiso-Mogiana
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. São Paulo-Minas (1911-1971)
FEPASA (1971-c.1990)
SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO
Município de São Sebastião do Paraizo, MG
Linha-tronco original - km 136,612 (1960)   MG-1390
Altitude: 928 m   Inauguração: 15.05.1911
Uso atual: sede do Corpo de Bombeiros do município (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911
 
 
HISTORICO DA LINHA: As origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso, em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha (Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada em quase toda a sua extensão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Sebastião do Paraíso foi aberta em 1911 e era o ponto final da E. F. São Paulo-Minas.

Apenas três anos mais tarde (7 de setembro de 1914), foi aberta também na cidade uma nova estação, com o mesmo nome, mas da Mogiana, estação esta que pertencia ao ramal de Passos e que ligava Guaxupé a Passos.

Entretanto, já em janeiro de 1914, portanto nove meses antes da abertura da estação da Mogiana, a São Paulo-Minas já notava uma grande diminuição em suas carga e transporte de passageiros. A linha da Mogiana já estaria funcionando de forma provisória antes de 1914, causando essa redução de movimento na ferrovia contrária? (ver caixa abaixo)

As duas estações foram ligadas entre si por trilhos.

Em 1976, os trens de passageiros deixaram de circular pela São Paulo-Minas, e apenas um ano depois, pela Mogiana, naquele ramal. Na época, tudo já era Fepasa. Os trilhos atravessavam a atual avenida onde hoje estão as duas estações, passava em diagonal na frente da estação da São Paulo-Minas e entrava no pátio. Os trilhos dela foram retirados antes de 1980 e unificados com os da Mogiana. Posteriormente, foi feito o desvio (por volta de 1990) por fora da cidade, desviando o tráfego da estação da Mogiana diretamente para Itaú de
Minas.

Em
1982 foi inaugurado um Centro Social Urbano (uma praça de esportes), e neste ano os trilhos já não estavam mais lá.

A linha Ribeirão Preto-Passos, agora formada e que na verdade não alcançava Passos, mas sim Itaú de Minas (pouco antes), por causa do transporte de cimento da fábrica hoje da Votorantim, não durou muito: em meados dos anos 1990 já estava tudo abandonado, e assim permanecia em 2014.

A estação em 2010 era a sede do Corpo de Bombeiros da cidade.

(Veja também SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO - CIA. MOGIANA)

1898
AO LADO:
Anúncio da chegada da ferrovia (que, no final, somente viria a chegar à cidade em 1911), já era chamariz na venda de imóveis na cidade
(O Estado de S. Paulo, 11/3/1898).

ACIMA: Inauguração da estação em 1911 (Autor desconhecido).

1914
AO LADO:
Diminuição dos trens de passageiros cria problemas para a cidade
(O Estado de S. Paulo, 30/1/1914).

1929
AO LADO: Em 1929, as duas estações quase no mesmo ponto causavam problemas no trânsito da cidade (O Estado de S. Paulo, 28/2/1929).

ACIMA: Pessoal da estação posa para a fotografia, possivelmente anos 1940 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação possivelmente anos 1950 (Autor desconhecido. Foto colorizada).

ACIMA: Posição, em 2010, das duas estações ferroviárias de São Sebastião do Paraíso, da São Paulo-Minas e da Mogiana (Google Maps, diagramação Tárcio Candiani).

(Fontes: Nilson Rodrigues; Marcelo Mathias; Fabio Minatti; Dantas Nunes; O Estado de S. Paulo, 1929; FEPASA: Relatório de instalações fixas, 1986; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, talvez anos 1920. Autor desconhecido

A estação nos tempos de Ademar governador (anos 1940?) Acervo Fabio Minatti

A estação nos "bons tempos". Acervo Marcelo Mathias

A estação em 1986, ainda com seus trilhos. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa

A estação em 2010. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 2010. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 9/10/2018. Foto Silvio Rizzo
   
     
Atualização: 14.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.