|
|
...
Motuca
Joá
Hammond
...
ramal de Jaboticabal-1950
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1913-1969) |
JOÁ
Município de Motuca, SP |
Ramal de Jaboticabal-km 25,509(1959) |
|
SP-2092 |
Altitude: 515,769 m |
|
Inauguração: 01.06.1913 |
Uso atual: provavelmente demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Projetado
pela Rio Claro Railway, o primeiro trecho da linha foi aberto pela
Cia. Paulista, em 06/06/1892, de Rincão a Guariba, como um prolongamento
da linha de bitola métrica da Paulista adquirida à RCR, e que partia
de Rio Claro. Em 1893, ele chegava a Jaboticabal, e em 1902 atingiu
Bebedouro. A ampliação do tronco da Paulista para a bitola larga,
entre Rio Claro e Rincão, feito entre 1916 e 1922, acabou por seguir
pela margem direita do rio Mogi-Guaçu e não pela linha de Jaboticabal,
fazendo um arco que alcançaria Bebedouro em 1929. O trecho entre Rincão
e Bebedouro, que passava por Jaboticabal, passou a ser chamado de
Ramal de Jaboticabal e permaneceu com a bitola métrica até sua extinção,
em 23/12/1966, entre Jaboticabal e Bebedouro, e em 02/01/1969, do
trecho restante. Os trilhos começaram a ser arrancados no dia seguinte.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Joá foi aberta em 1913 como um posto telegráfico;
em 1920, passou a ser estação. Fazia parte da então linha-tronco de
bitola métrica da Paulista.
A data de inauguração da "nova estação
de Joá" (provavelmente o do prédio da estação
em substituição ao posto) ocorreu em 28 de março
de 1920, sete anos depois (ver reportagem mais abaixo).
A partir de 1929, passou a ser parte do ramal de Jaboticabal,
com a linha-tronco passando a correr, com bitola métrica,
na margem direita do rio Mogi. A estação foi rebaixada
a parada em 1961.
Em 1969, o ramal e a estação foram desativados.
Hoje estaria situada no meio de um canavial,
a oeste da estrada que liga Motuca a Guariba, mas ninguém
na região sabia me informar acerca dela, se existia ainda ou não;
para dizer a verdade, nem conheciam o nome Joá. Isto em 24/06/1999,
quando estive lá. A probabilidade de ter sido demolida é muito grande.
À DIREITA:
O anúncio da inauguração da estação
de Joá para o dia 28 de março de 1920, que substituiria
o posto de 1913 (O Estado de S. Paulo, 24/3/1920).
|
|
|
À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou
e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Filemon
Peres; O Estado de S. Paulo, 1961; Cia.
Paulista: relatórios anuais, 1872-1969; Cia. Paulista: Album
de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Joá em 1918. Foto do álbum
dos 50 anos da Cia. Paulista |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.12.2016
|
|