A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Motuca
Joá
Hammond
...

ramal de Jaboticabal-1950

IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1913-1969)
JOÁ
Município de Motuca, SP
Ramal de Jaboticabal-km 25,509(1959)   SP-2092
Altitude: 515,769 m   Inauguração: 01.06.1913
Uso atual: provavelmente demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Projetado pela Rio Claro Railway, o primeiro trecho da linha foi aberto pela Cia. Paulista, em 06/06/1892, de Rincão a Guariba, como um prolongamento da linha de bitola métrica da Paulista adquirida à RCR, e que partia de Rio Claro. Em 1893, ele chegava a Jaboticabal, e em 1902 atingiu Bebedouro. A ampliação do tronco da Paulista para a bitola larga, entre Rio Claro e Rincão, feito entre 1916 e 1922, acabou por seguir pela margem direita do rio Mogi-Guaçu e não pela linha de Jaboticabal, fazendo um arco que alcançaria Bebedouro em 1929. O trecho entre Rincão e Bebedouro, que passava por Jaboticabal, passou a ser chamado de Ramal de Jaboticabal e permaneceu com a bitola métrica até sua extinção, em 23/12/1966, entre Jaboticabal e Bebedouro, e em 02/01/1969, do trecho restante. Os trilhos começaram a ser arrancados no dia seguinte.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Joá foi aberta em 1913 como um posto telegráfico; em 1920, passou a ser estação. Fazia parte da então linha-tronco de bitola métrica da Paulista.

A data de inauguração da "nova estação de Joá" (provavelmente o do prédio da estação em substituição ao posto) ocorreu em 28 de março de 1920, sete anos depois (ver reportagem mais abaixo).

A partir de 1929, passou a ser parte do ramal de Jaboticabal, com a linha-tronco passando a correr, com bitola métrica, na margem direita do rio Mogi. A estação foi rebaixada a parada em 1961.

Em 1969, o ramal e a estação foram desativados.

Hoje estaria situada no meio
de um canavial, a oeste da estrada que liga Motuca a Guariba, mas ninguém na região sabia me informar acerca dela, se existia ainda ou não; para dizer a verdade, nem conheciam o nome Joá. Isto em 24/06/1999, quando estive lá. A probabilidade de ter sido demolida é muito grande.

À DIREITA: O anúncio da inauguração da estação de Joá para o dia 28 de março de 1920, que substituiria o posto de 1913 (O Estado de S. Paulo, 24/3/1920).




À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Filemon Peres; O Estado de S. Paulo, 1961; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1872-1969; Cia. Paulista: Album de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Joá em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Cia. Paulista
   
     
     
Atualização: 02.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.