|
|
...
Timbiras
Motuca
Joá
...
ramal de Jaboticabal-1950
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1893-1969) |
MOTUCA
Município de Motuca, SP |
Ramal de Jaboticabal - km 16,715
(1959) |
|
SP-2093 |
Linha-tronco métrica - 603,521 m |
|
Inauguração: 21.02.1893 |
Uso atual: centro cultural (2017) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Projetado
pela Rio Claro Railway, o primeiro trecho da linha foi aberto pela
Cia. Paulista, em 06/06/1892, de Rincão a Guariba, como um prolongamento
da linha de bitola métrica da Paulista adquirida à RCR, e que partia
de Rio Claro. Em 1893, ele chegava a Jaboticabal, e em 1902 atingiu
Bebedouro. A ampliação do tronco da Paulista para a bitola larga,
entre Rio Claro e Rincão, feito entre 1916 e 1922, acabou por seguir
pela margem direita do rio Mogi-Guaçu e não pela linha de Jaboticabal,
fazendo um arco que alcançaria Bebedouro em 1929. O trecho entre Rincão
e Bebedouro, que passava por Jaboticabal, passou a ser chamado de
Ramal de Jaboticabal e permaneceu com a bitola métrica até sua extinção,
em 23/12/1966, entre Jaboticabal e Bebedouro, e em 02/01/1969, do
trecho restante. Os trilhos começaram a ser arrancados no dia seguinte.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Motuca foi aberta em 1893 (ver caixa abaixo, de 1893), e fazia parte da então linha-tronco
de bitola métrica da Paulista; a estação deu origem
à cidade. Há divergência na data de inauguração: a Paulista cita 01/03/1893 e o jornal, 21/02/1893 (ver caixas abaixo, de 1893).
No relatório de 30/4/1893, a Cia. Paulista publicou, nas págs. 265
e 266, um relatório sobre a construção de um ramal de 9,8 km, unindo
a estação de Motuca às barrancas do rio Mogi-Guaçu,
em frente às corredeiras da Boa Vista. As obras foram contratadas
com os empreiteiros Ricci e Andreuccetti: todo o leito,
obras de arte, duas casas para turmas de conserva e uma caixa
d'água. Os dormentes foram comprados de Salvador Basílio.
Para se verificar a conveniência de prolongar o ramal para além do
rio Mogi, reconheceu-se vários trechos em diversas fazendas, incluindo
a de São Martinho, consideradas fora da zona privilegiada da
Mogiana e de algumas dentro dessa zona. Chegou-se à fazenda Guatapará,
num reconhecimento feito para o sul, e a fazenda Pirajá. A
construção até a fazenda São Martinho levaria o ramal para 17 km.
Já a ponte sobre o Mogi, no caso de se prolongar a linha, seria "dispendiosa",
pois teria de ter pelo menos 130 metros de vão livre, segundo os cálculos
dos engenheiros da ferrovia. Tal ramal jamais foi construído; se o
foi, durou pouco tempo e foi logo desativado. Não se encontraram outras
referências em relatórios seguintes.
Em fins de 1900, um leitor do Jornal do Sertão, jornal
da região, indagava porque a Paulista resolvera construir "às
pressas um ramal de Rincão às fazendas Guatapará
e São Martinho" em vez de antes prolongar a linha
de Motuca à "esperançosa zona de Bebedouro"
(OESP, 29/11/1900). A resposta não sabemos, mas o fato
é que tanto um ramal quanto o outro (que seguiria para Jaboticabal
e Bebedouro) acabaram ficando prontos na mesma época
(1903).
A partir de 1929, passou a ser parte do ramal de Jaboticabal,
com a linha-tronco passando a correr, com bitola métrica, na margem
direita do rio Mogi.
Em 1969, o ramal e a estação foram desativados.
Motuca foi elevada a município em 1991.
A estação ficava
no centro de uma praça, bem conservada, mas descaracterizada no que
se refere à pintura, portas e janelas. Era um centro cultural em 2008,
mas já havia sido até discoteca. Em 2017 permanecia como tal.
|
1893
AO LADO: E foi aberta a estação de Motuca no dia 21, juntamente com a de Santa Veridiana, esta no ramal de Santa Veridiana (O Estado de S. Paulo, 23/2/1893). |
|
1893
AO LADO: De acordo com o mesmo jornal, a autorização de abertura da estação de Motuca teria sido obtida depois da sua inauguração da linha (O Estado de S. Paulo, 5/3/1893). |
ACIMA: Parte da linha métrica da Companhia
Paulista em 1893 (Rio Claro-Jaboticabal), e a seu lado a sua linha
fluvial, que ligava Porto Ferreira a Porto Pontal. Notar um ramal
entre Motuca e Boa Vista, ramal este projetado mas jamais construído.
Serviria para carregar café da região diretamente para
a linha fluvial e dali diretamente para a bitola larga, em Porto Ferreira
(Mapa da Companhia Paulista, 1893, acervo Ralph M. Giesbrecht).
|
1898
AO LADO: Uma das fazendas que existia
nos primórdio, próxima à estação
(cerca de 6km) (O Estado de S. Paulo, 18/1/1898).
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Igor Reis; O
Estado de S. Paulo, 1898 e 1900; Cia. Paulista: relatórios
anuais; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht). |
|
|
|
Estação de Motuca, remodelada, em 24/06/1999,
no centro de uma praça na entrada da cidade. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Motuca, remodelada, em 24/06/1999,
no centro de uma praça na entrada da cidade. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 4/6/2017. Foto Igor Reis |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.09.2020
|
|