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Souzas
Joaquim Egídio
Capoeira Grande
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Saída para o ramal de Doutor Lacerda: Alpes
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Ramal Férreo
Campineiro (1894-1912)
Cia. Campineira de Tração, Luz e Força (1912-1950)
Cia. Paulista de Força e Luz (1950-1952)
E. F. Sorocabana (1952-1960) |
JOAQUIM
EGIDIO
Município de Campinas, SP |
Linha-tronco - km 19,248 (1921); km 20 (1938) |
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SP-4029 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1894 |
Uso atual: demolida e reconstruída, hoje é sede da Guarda Municipal |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2000 (reconstrução) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ramal Férreo Campineiro foi estabelecida em 1889, mas
abriu seus serviços à população, no trecho
entre a estação da Cia. Paulista e o bairro de Arraial
dos Souzas (Souzas) em 1893, com uma bitola de 60 cm. Dali prosseguiu
até a fazenda dos Laranjais, em 1894 (?) e ao bairro das Cabras.
Em 1912, a empresa foi arrematada pela Cia. Campineira de Tração,
Luz e Força, que tinha acabado de conseguir a autorização
para linhas de bondes elétricos em Campinas. Em 17 de dezembro
de 1917, foi aberta a linha com bondes elétricos até
Joaquim Egídio (ex-Laranjais). Em 1950 a empresa passou para
as mãos da CPFL para em 1952 ser entregue à Sorocabana.
Esta imediatamente extinguiu o transporte de mercadorias e carga.
Em 10 de fevereiro de 1960 os bondes de passageiros cessaram o tráfego
e a linha começou a ser arrancada logo depois. |
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A ESTAÇÃO: A autorização para abrir o tráfego de Souzas até a estação de São Luciano - que seria conhecida como Joaquim Egídio logo depois, foi dada em 6 de junho deste ano (ver caixa abaixo, de 1893). O trecho Joaquim Egidio-Cabras foi inaugurado em 1894 (ver caixa abaixo)
A confusão de nomes citados nesses artigos e mesmo em outras literaturas atrapalha muito a compreensão de algumas estações e de ramais no RFC: Joaquim Egidio, Cabras, Ramal de Rio das Cabras, São Luciano, São Lourenço, Pedras.
Depois de sua desativação em 1960, foi demolida (em 1985 ainda estava em pé - veja caixa abaixo) e, no
início dos anos 2000, reconstruída no seu local e forma
originais.
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1893
AO LADO: A estação de São Luciano seria logo depois chamada de Joaquim Egidio. (O Estado de S. Paulo, 6/6/1893). |
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1894
AO LADO: A estação de São Lourenço seria logo depois a de Cabras. A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações. Qual seria a estação de Pedras? A de Cabras, também? (O Estado de S. Paulo, 23/9/1894). |
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sem data
AO LADO: Na estação de Joaquim Egídio, a estranha locomotiva que saía com carros para o ramal de Dr. Lacerda (Autor desconehcido) |
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1909
AO LADO: Transporte
de material para a usina de luz e força pela estação
em 1909 (O Estado de S. Paulo, 8/3/1909).
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ACIMA: Mapa de 1925 mostra a estação de Joaquim Egidio, bem como outras estações do RFC - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VÊ-LA MAIOR (Comissão Geografica e Geologica do Estado de São Paulo, 1925)
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1985
AO LADO: Joaquim Egidio em 1985 - ainda com a estação original, porém abandonada, demolida e finalmente reconstruida - CLIQUE SOBRE TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 08/05/1985).. |
(Fontes: César Henrique Martins; Rodolpho
H. Corrêa; ABPF; O Estado de S. Paulo, 1909 e 24/6/1921; Ramal Férreo Campineiro:
relação oficial de estações, 1938)
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Estação de Joaquim Egídio, anos 1950. Acervo
César Henrique Martins |
A estação em 1920. Acervo Rodolpho H. Corrêa |
A estação reconstruída, c. 2005. Acervo
ABPF |
A estação em 2008. Acervo Rodolpho H. Corrêa |
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Atualização:
10.12.2021
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