A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Souzas
Joaquim Egídio
Capoeira Grande
...
Saída para o ramal de Doutor Lacerda: Alpes
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Ramal Férreo Campineiro (1894-1912)
Cia. Campineira de Tração, Luz e Força (1912-1950)
Cia. Paulista de Força e Luz (1950-1952)
E. F. Sorocabana (1952-1960)
JOAQUIM EGIDIO
Município de Campinas, SP
Linha-tronco - km 19,248 (1921); km 20 (1938)   SP-4029
Altitude: -   Inauguração: 1894
Uso atual: demolida e reconstruída, hoje é sede da Guarda Municipal   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 2000 (reconstrução)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ramal Férreo Campineiro foi estabelecida em 1889, mas abriu seus serviços à população, no trecho entre a estação da Cia. Paulista e o bairro de Arraial dos Souzas (Souzas) em 1893, com uma bitola de 60 cm. Dali prosseguiu até a fazenda dos Laranjais, em 1894 (?) e ao bairro das Cabras. Em 1912, a empresa foi arrematada pela Cia. Campineira de Tração, Luz e Força, que tinha acabado de conseguir a autorização para linhas de bondes elétricos em Campinas. Em 17 de dezembro de 1917, foi aberta a linha com bondes elétricos até Joaquim Egídio (ex-Laranjais). Em 1950 a empresa passou para as mãos da CPFL para em 1952 ser entregue à Sorocabana. Esta imediatamente extinguiu o transporte de mercadorias e carga. Em 10 de fevereiro de 1960 os bondes de passageiros cessaram o tráfego e a linha começou a ser arrancada logo depois.
 
A ESTAÇÃO: A autorização para abrir o tráfego de Souzas até a estação de São Luciano - que seria conhecida como Joaquim Egídio logo depois, foi dada em 6 de junho deste ano (ver caixa abaixo, de 1893). O trecho Joaquim Egidio-Cabras foi inaugurado em 1894 (ver caixa abaixo)

A confusão de nomes citados nesses artigos e mesmo em outras literaturas atrapalha muito a compreensão de algumas estações e de ramais no RFC: Joaquim Egidio, Cabras, Ramal de Rio das Cabras, São Luciano, São Lourenço, Pedras.

Depois de sua desativação em 1960, foi demolida (em 1985 ainda estava em pé - veja caixa abaixo) e, no início dos anos 2000, reconstruída no seu local e forma originais.

1893
AO LADO: A estação de São Luciano seria logo depois chamada de Joaquim Egidio. (O Estado de S. Paulo, 6/6/1893).

1894
AO LADO: A estação de São Lourenço seria logo depois a de Cabras. A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações. Qual seria a estação de Pedras? A de Cabras, também? (O Estado de S. Paulo, 23/9/1894).

sem data
AO LADO:
Na estação de Joaquim Egídio, a estranha locomotiva que saía com carros para o ramal de Dr. Lacerda (Autor desconehcido)

1909
AO LADO:
Transporte de material para a usina de luz e força pela estação em 1909 (O Estado de S. Paulo, 8/3/1909).

ACIMA: Mapa de 1925 mostra a estação de Joaquim Egidio, bem como outras estações do RFC - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VÊ-LA MAIOR (Comissão Geografica e Geologica do Estado de São Paulo, 1925)

1985
AO LADO:
Joaquim Egidio em 1985 - ainda com a estação original, porém abandonada, demolida e finalmente reconstruida - CLIQUE SOBRE TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 08/05/1985)..
(Fontes: César Henrique Martins; Rodolpho H. Corrêa; ABPF; O Estado de S. Paulo, 1909 e 24/6/1921; Ramal Férreo Campineiro: relação oficial de estações, 1938)
     

Estação de Joaquim Egídio, anos 1950. Acervo César Henrique Martins

A estação em 1920. Acervo Rodolpho H. Corrêa

A estação reconstruída, c. 2005. Acervo ABPF

A estação em 2008. Acervo Rodolpho H. Corrêa
     
Atualização: 10.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.