|
|
...
Orlândia
Jussara
São Joaquim da Barra
...
ramal de Igarapava-1935
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1901-1971)
FEPASA (1971-1979) |
JUSSARA
Município de São Joaquim da
Barra, SP |
Ramal de Igarapava - km 65,798 |
|
SP-0712 |
Altitude: 770 m |
|
Inauguração: 25.12.1901 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1901 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até Jardinópolis,
a partir do local em que seria construída a estação de Entroncamento,
um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então ainda Santa Rita
do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão, já em Minas Gerais,
pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as melhore terras de café
do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi fechado para cargas,
e em 10/05/1979 para os trens de passageiros, e substituído pela variante
Entroncamento-Amoroso Costa, que correria mais a oeste da linha velha
e se tornaria então a continuação do tronco retificado da ex-Mogiana.
Os trilhos foram retirados por volta de 1986, sobrando apenas as velhas
estações, abandonadas ou com outras funções. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jussara foi inaugurada em 1901, permanecendo por cerca de
três meses como ponta do ramal, até a abertura da estação
de São Joaquim. As terras para a linha e a estação
foram doadas pela família que ainda é dona da parte
da área onde está a casa-sede da fazenda Jussara, que,
embora descaracterizada, ainda é a original, tendo hoje mais
de cem anos.
A casa fica muito próxima à via Anhangüera
(cerca de 100 metros), e, apenas vinte metros à sua frente,
passava o ramal de Igarapava. A estação ficava
novecentos metros antes da fazenda, e com a desativação
do ramal, em maio de 1979, ela, já desativada como estação,
permaneceu habitada por uma família por algum tempo, sendo depois abandonada.
Por volta de 1990, a estação e a vila ferroviária
foram todas demolidas, depois de a Fepasa tê-las vendido
a um grande proprietário de terras na região
e a cana foi plantada por cima do terreno.
Conta o atual proprietário
da sede da antiga fazenda, Ricardo Senna, que a estação
nunca teve luz elétrica, o que ajudou na deterioração,
e que a linha, que passava tão perto da casa, causava uma enorme
trepidação na mesma todas as vezes em que as
composições passavam por ela.
O leito da ferrovia, que
com o desmembramento da fazenda passou a servir de divisa entre as
terras, foi parcialmente readquirido pela fazenda Jussara. Em 2000 ainda se
podiam ver os pedriscos da antiga linha junto ao portão de entrada
da propriedade.
Toda a linha que vinha desde a estação
de São Joaquim da Barra até perto da fazenda,
uma faixa de cerca de 9 km e 30 metros, em média, de largura,
foi utilizada pela Prefeitura, que ficou sendo a proprietária
da faixa, como aterro de lixo, o que com o passar dos anos levou a
uma série de problemas e poluição ambiental.
ACIMA: Esquema do pátio de Jussara em novembro
de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
1946 AO LADO: Da Folha da Manhã, 11/10/1946). |
A Mogiana anunciou planos para construir um
ramal que uniria a estação de Jussara à
cidade de Guaíra. Esta cidade era produtora de lenha,
material em falta no Estado principalmente como combustível
de locomotivas a vapor, e as estradas de ferro tinham de buscá-las
cada vez mais longe de suas linhas. Esta teria cerca de 76
km de extensão e passaria também pela cidade
de Ipuã. Era um projeto de 25 milhões de cruzeiros
(cerca de US$ 1,3 milhão, na época) e que jamais
foi feito. As locomotivas
diesel que começavam a ser importadas na época
selou o fim das a vapor em poucos anos. |
(Fontes: Ricardo Senna; Caio Bourg; Museu da Cia. Paulista,
Jundiaí, SP; Cia. Mogiana: álbum, 1910; Folha da Manhã,
1946; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1895-1969; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Jussara, c. 1910. Foto do álbum
da Mogiana |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.04.2019
|
|