A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Salles de Oliveira
Orlândia
Jussara
...

ramal de Igarapava-1935

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1901-1971)
FEPASA (1971-1979)
ORLÂNDIA
(antiga CORONEL ORLANDO e VILLA ORLANDO)
Município de Orlândia, SP
Ramal de Igarapava - km 56,812 (1938)   SP-0751
Altitude: 660 m   Inauguração: 25.12.1901
Uso atual: biblioteca   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão, já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as melhore terras de café do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi fechado para cargas, e em 10/05/1979 para os trens de passageiros, e substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de 1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras funções.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1901 como Coronel Orlando, homenageando mais um membro da família Junqueira, dono de inúmeros alqueires de terra na região de Ribeirão Preto. Foi a estação que deu origem ao núcleo que pouco tempo depois virou município.

A estação original foi totalmente reconstruída e aumentada já em 1906.

Em 1/2/1909, passou a se chamar Villa Orlando (O Estado de S. Paulo, 21/1/1909).

Em 1/4/1910, tornou-se finalmente Orlândia.

Em 1913, foi entregue um novo prédio para a estação (relatório da Mogiana, 1913) e, em 1923, a velha estação, ainda de pé, foi adaptada para ser um armazém de café (relatório da Mogiana, 1923).

A estação antiga aparentemente continua de pé até hoje, ao lado da estação de 1923 (ver foto abaixo).

Em 1979, a desativação do ramal de Igarapava original e a inauguração da linha nova do outro lado (oeste) da cidade deixou a estação sem os trilhos.

(Veja também ORLÂNDIA-NOVA)

1915
AO LADO: Problemas com a Mogiana na cidade de Orlandia (O Estado de S. Paulo, 2/10/1915).
1920
AO LADO: Ramal Orlandia-Guareí - que nunca foi construído (O Estado de S. Paulo, 11/4/1920).
ACIMA: A cidade de Orlândia em 1922 (Autor desconhecido).
1934
AO LADO: Problemas nas plataformas da estação de Orlandia (O Estado de S. Paulo, 20/6/1934).

ACIMA: Esquema do pátio de Orlândia em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hermes Y. Hinuy; O Estado de S. Paulo, 1909 e 1915; Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 1979; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1890-1969; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Coronel Orlando em 1908. Foto Álbum da Mogiana

A estação em 29/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 20/01/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 20/01/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

Ao lado da estação de Orlândia, o prédio parece ser a estação original de Coronel Orlando, da foto de 1908, desativada em 1923. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 12/2008, em belíssima foto de Hermes Y. Hinuy
     
Atualização: 15.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.