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Salles de Oliveira
Orlândia
Jussara
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ramal de Igarapava-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1901-1971)
FEPASA (1971-1979) |
ORLÂNDIA
(antiga CORONEL ORLANDO e VILLA ORLANDO)
Município de Orlândia, SP |
Ramal de Igarapava - km 56,812
(1938) |
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SP-0751 |
Altitude: 660 m |
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Inauguração: 25.12.1901 |
Uso atual: biblioteca |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até
Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação
de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então
ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão,
já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as
melhore terras de café do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi
fechado para cargas, e em 10/05/1979 para os trens de passageiros,
e substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria
mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco
retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de
1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras
funções. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1901 como Coronel Orlando, homenageando mais
um membro da família Junqueira, dono de inúmeros alqueires
de terra na região de Ribeirão Preto. Foi a estação
que deu origem ao núcleo que pouco tempo depois virou município.
A estação original foi totalmente reconstruída e aumentada já
em 1906.
Em 1/2/1909, passou a se chamar Villa Orlando (O Estado de S. Paulo,
21/1/1909).
Em 1/4/1910, tornou-se finalmente Orlândia.
Em 1913, foi entregue um novo prédio para a estação
(relatório da Mogiana, 1913) e, em 1923, a velha estação,
ainda de pé, foi adaptada para ser um armazém de café (relatório
da Mogiana, 1923).
A estação antiga aparentemente continua de pé
até hoje, ao lado da estação de 1923 (ver foto
abaixo).
Em 1979, a desativação do ramal de Igarapava original e a inauguração
da linha nova do outro lado (oeste) da cidade deixou a estação sem
os trilhos.
(Veja também ORLÂNDIA-NOVA)
1915
AO LADO: Problemas com a Mogiana
na cidade de Orlandia (O Estado
de S. Paulo, 2/10/1915).
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1920
AO LADO: Ramal Orlandia-Guareí - que nunca foi construído (O Estado
de S. Paulo, 11/4/1920). |
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ACIMA:
A cidade de Orlândia em 1922 (Autor desconhecido).
1934
AO LADO: Problemas nas plataformas da estação de Orlandia (O Estado
de S. Paulo, 20/6/1934). |
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ACIMA: Esquema do pátio de Orlândia em novembro
de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Hermes Y. Hinuy; O Estado de S. Paulo, 1909 e 1915; Diário
da Manhã, Ribeirão Preto, 1979; Cia. Mogiana: Relatórios
anuais, 1890-1969; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí,
SP; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Coronel Orlando em 1908. Foto Álbum
da Mogiana |
A estação em 29/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 20/01/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 20/01/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Ao lado da estação de Orlândia, o prédio
parece ser a estação original de Coronel Orlando,
da foto de 1908, desativada em 1923. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2008, em belíssima foto
de Hermes Y. Hinuy |
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Atualização:
15.09.2018
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