|
|
...
Jumirim
Laranjal Paulista
Maristela
...
Tronco EFS - 1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1886-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LARANJAL
PAULISTA
Município de Laranjal Paulista, SP |
Linha-tronco - km 185,478 (1931) |
|
SP-2054 |
Altitude: 500 m |
|
Inauguração: 24.06.1886 |
Uso atual: secretaria de cultura e turismo
(2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Laranjal foi aberta como ponta de linha em 1886, depois de um adiamento na data, do dia 13 nde junho para o dia 24 de junho (ver caixas abaixo, de 1886).
Exatamente no dia 11 de agosto de 1940, uma mudança no traçado da
linha na cidade, entre o rio Sorocaba e a estação de
Maristela, a estação alterou sua localização para o local atual.
Em 1944, a antiga estação, a original, teria sido adaptada
para ser casas para empregados. Nessa mesma época, o nome foi
alterado para Laranjal Paulista.
A estação atual, construída em 1940, está
situada próxima ao centro da cidade, hoje em conservação apenas razoável,
utilizada pela Prefeitura como centro de reabilitação
de drogados.
A velha estação, hoje demolida, ficava no local onde
hoje está a praça Praça Armando de Salles Oliveira,
próxima ao prédio da atual prefeitura da cidade. Em
29 de janeiro de 1948 foi inaugurada a eletrificação
da linha-tronco da Sorocabana até Laranjal, que por
algum tempo foi a ponta de linha das linhas eletrificadas.
Foi restaurada em 2017.
|
1886
AO LADO: A inauguração da estação de Laranjal deveria ter sido em 13 de junho (A Provincia de S. Paulo, 9/10/1886). |
|
1886
AO LADO: No dia seguinte a inauguração foi mudada para data ainda incerta (A Provincia de S. Paulo, 10/10/1886). |
|
1886
AO LADO: Finalmente foi marcada para o dia 24 de junho (A Provincia de S. Paulo, 12/10/1886). |
|
1889
AO LADO: Um meteoro "voando baixo" assusta a população do interior de São Paulo, como aconteceu na estação de Laranjal (A Provincia de S. Paulo, 16/4/1889). |
|
1891
AO LADO: O correio e a Sorocabana não se entendem (O Estado de S. Paulo, 26/7/1891). |
|
1892
AO LADO: O chefe da estação troca de nome - e nesta época, era assim mesmo que ocorria, sem burocracia... (O Estado de S. Paulo, 14/9/1892). |
|
1893
AO LADO: Troca de malas na estação (O Estado de S. Paulo, 6/7/1893). |
|
1898
AO LADO: Estação de Laranjal, "um imundo tugurio e velho casebre de taboas" - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO. (O Estado de S. Paulo, 9/2/1898). |
ACIMA:
A porteira de entrada do pátio da estação de
Laranjal, claramente a antiga, pela data de 20/7/1927 (www.laranjalpaulista.sp.gov.br).
A porteira está no mesmo local onde hoje a rua Gov. Pedro de
Toledo faz esquina com a atual praça Armando de Sales Oliveira, onde
hoje está o Banco Bradesco.
|
1928
À ESQUERDA: Problemas com o correio (O Estado de
S. Paulo, 29/12/1928).
|
|
1931
AO LADO: Descarrilamento a 2 km da estação
de Laranjal (O Estado de S. Paulo, 30/1/1931).
|
ACIMA: Mapa de Laranjal ainda com a primeira estação
(Arquivo Publico do Estado de S. Paulo, 1932).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
Extensão dos desvios para 106 m; 1934 -
Abastecimento de água
|
ACIMA: O anuncio da inauguração
da estação atual de Laranjal Paulista, anunciada nos
jornais no dia 9 de agosto de 1940, dois dias antes do fato
ocorrer (Folha da Manhã, 9/8/1940).
|
1940
AO LADO: A inauguração da nova estação
de Laranjal (O Estado de S. Paulo, 15/8/1940). |
ACIMA: Extraído e trabalhado sobre
o Google Maps, a foto de satélite mostra a linha antiga (vermelha)
e a linha nova (ao norte) e a localização das duas estações
- velha e nova - em Laranjal Paulista - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA
VÊ-LA MAIOR (Cortesia Adriano Martins - site Google Maps).
ACIMA:
Chuvas intensas em 1961 pararam o tráfego de trens em
vários pontos das ferrovias paulistas (Folha de S. Paulo, 15/3/1961).
ACIMA: A cabina de Laranjal
ficava no próprio prédio da estação, ao
contrário da maioria, que são construções
separadas. Com letras em relevo, ainda tem o local assinalado. Pode
ser vista também na foto de 2015 ao pé desta
página (Foto Antonio Carlos Santos em 2015).
ACIMA: A linha atual está no canto esquerdo superior e a linha antiga, em cinza, cruza o mapa, com diversas curvas, ao sul (no mapa) da linha nova. Percebe-se que a linha velha deu origem a diversas avenidas. Aqui, a estação nova está no alto e a antiga, já demolida, ficava próximo ao centro da fotografia. Ambas estão assinaladas. CLIQUE NO MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR (Mapa feito em 2018 por Igor Eliezer).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Amilton Luiz de Arruda Sampaio;
Antonio Carlos Santos; M. Silvana R. Pires Franguelli; Julio Cesar
de Paiva; Adriano Martins; Stenio Gimenez; Arquivo
Publico do Estado de S. Paulo, 1932; Folha da Manhã,
1940, 1947 e 1948; Folha de S.
Paulo, 1961; O Estado de S. Paulo, 1928; www. laranjalpaulista
.sp.gov.br; Google Maps; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Pátio da estação (velha). Sem data - autor
desconhecido |
Estação nova? Sem data - autor desconhecido |
Estação de Laranjal Paulista em 1989. Foto Júlio
César de Paiva |
A estação em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2001. Foto Adriano Martins |
A estação em 2015. Foto Antonio Carlos Santos |
A estação, reformada, em 11/4/2017. Foto Amilton
Luiz de Arruda Sampaio |
Fachada da estação. Foto Cledson em 20/6/2019 |
|
|
|
|
Atualização:
01.10.2020
|
|