A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Jumirim
Laranjal Paulista
Maristela
...

Tronco EFS - 1935

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
E. F. Sorocabana (1886-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
LARANJAL PAULISTA
Município de Laranjal Paulista, SP
Linha-tronco - km 185,478 (1931)   SP-2054
Altitude: 500 m   Inauguração: 24.06.1886
Uso atual: centro de reabilitação (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Laranjal foi aberta como ponta de linha em 1886.

Exatamente no dia 11 de agosto de 1940, uma mudança no traçado da linha na cidade, entre o rio Sorocaba e a estação de Maristela, a estação alterou sua localização para o local atual.

Em 1944, a antiga estação, a original, teria sido adaptada para ser casas para empregados. Nessa mesma época, o nome foi alterado para Laranjal Paulista.

A estação atual, construída em 1940, está situada próxima ao centro da cidade, hoje em conservação apenas razoável, utilizada pela Prefeitura como centro de reabilitação de drogados.

A velha estação, hoje demolida, ficava no local onde hoje está a praça Praça Armando de Salles Oliveira, próxima ao prédio da atual prefeitura da cidade. Em 29 de janeiro de 1948 foi inaugurada a eletrificação da linha-tronco da Sorocabana até Laranjal, que por algum tempo foi a ponta de linha das linhas eletrificadas.

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: Extensão dos desvios para 106 m; 1934 - Abastecimento de água

ACIMA: A porteira de entrada do pátio da estação de Laranjal, claramente a antiga, pela data de 20/7/1927 (www.laranjalpaulista.sp.gov.br). A porteira está no mesmo local onde hoje a rua Gov. Pedro de Toledo faz esquina com a atual praça Armando de Sales Oliveira, onde hoje está o Banco Bradesco. ABAIXO: Extraído e trabalhado sobre o Google Maps, a foto de satélite mostra a linha antiga (vermelha) e a linha nova (ao norte) e a localização das duas estações - velha e nova - em Laranjal Paulista - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR (Cortesia Adriano Martins - site Google Maps).

À ESQUERDA: Problemas com o correio (O Estado de S. Paulo, 29/12/1928).

ACIMA: A notícia da inauguração da estação atual de Laranjal Paulista, anunciada nos jorn ais no dia 9 de agosto de 1940, dois dias antes do fato ocorrer (Folha da Manhã, 9/8/1940). ABAIXO: Mapa de Laranjal ainda com a primeira estação (Arquivo Publico do Estado de S. Paulo, 1932).


ACIMA: Chuvas intensas em 1962 pararam o tráfego de trens em vários pontos das ferrovias paulistas (Folha de S. Paulo, 15/3/1961). ABAIXO: A cabina de Laranjal ficava no próprio prédio da estação, ao contrário da maioria, que são construções separadas. Com letras em relevo, ainda tem o local assinalado. Pode ser vista também na foto de 2015 ao pé desta página (Foto Antonio Carlos Santos em 2015).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Amilton Luiz de Arruda Sampaio; Antonio Carlos Santos; M. Silvana R. Pires Franguelli; Julio Cesar de Paiva; Adriano Martins; Stenio Gimenez; Arquivo Publico do Estado de S. Paulo, 1932; Folha da Manhã, 1940, 1947 e 1948; Folha de S. Paulo, 1961; O Estado de S. Paulo, 1928; www. laranjalpaulista .sp.gov.br; Google Maps; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Pátio da estação (velha). Sem data - autor desconhecido

Estação nova? Sem data - autor desconhecido

Estação de Laranjal Paulista em 1989. Foto Júlio César de Paiva

A estação em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2001. Foto Adriano Martins

A estação em 2015. Foto Antonio Carlos Santos

A estação, reformada, em 11/4/2017. Foto Amilton Luiz de Arruda Sampaio
 
     
Atualização: 30.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.