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VXY Mogiana em MG
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Laranjal Paulista
Maristela
Pereiras
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Tronco EFS - 1935

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Sorocabana (1905-1971)
FEPASA (1971-1998)
MARISTELA (antiga Km 206)
Município de Laranjal Paulista, SP
Linha-tronco - km 204,363 (1924); km 191,375 (1931) (*)   SP-2352
Altitude: 573 m   Inauguração: 1913
Uso atual: em ruínas (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1940
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1913 como posto telegráfico km 206, a estação recebeu o nome de Maristela seis anos depois, em 01/11/1919.

Em 1920, as condições da estação eram péssimas, pois a estação era "um pardieiro", de acordo com o relatório do Estado, novo dono da Sorocabana a partir daquele ano. Provavelmente com um novo prédio construído nos anos seguintes, a estação está junto a um pequeno bairro (e distrito) afastado de Laranjal.

Em 1940, a velha estação foi desativada e em seu lugar outra foi construída, na variante de Laranjal Paulista, não muito longe da estação original (ver mapa abaixo).

Em 1986, o prédio de 1940 estava em ruínas. Já o prédio antigo, de 1923, já também, pelo que se informa, não existia mais.

Em 1987, a comunicação por ônibus era péssima entre Maristela e Laranjal; havia oito ônibus diários e que passavam sempre lotados. Por trem, somente havia três trens diários que raramente paravam na estação já desativada (hoje, já há 20 anos não existe nenhum - eles eram felizes e não sabiam!).

Em 2017, era uma construção totalmente em ruínas.

1917
AO LADO:
A estação do km 206 tinha seus problemas no distante ano de 1917. Porem, era um posto que vendia passagens (O Estado de S. Paulo, 9/2/1917).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Pintura da estação.


ACIMA: Foto aérea de 1939 mostrando a estação original (no centro desta foto) e a posição da nova (mais para o canto direito inferior desta foto), que ainda não existia - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA COM MAIS AMPLITUDE E RESOLUÇÃO (Arquivo Publico de São Paulo, esquema da foto por Igor Eliezer, em 1918).

(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; O Estado de S. Paulo, 1917 e 7/7/1987).
     

A estação já sem telhado, portas e janelas, em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

Ruínas da entrada principal da estação, em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Ruínas da entrada principal da estação, em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Ruinas da estação em 2015. Autor desconhecido
   
     
Atualização: 21.12.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.