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seção Ituana - 1935
 
 
E. F. Sorocabana (1940-1944)
LEOPOLDINA
Município de Rafard, SP
Ramal de Piracicaba - km 196,620   SP-4128
    Inauguração: 15.06.1940
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1940
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Leopoldina, também chamada de Chave Leopoldina, foi inaugurada em 1940. O nome provavelmente derivou de uma antiga fazenda, que tinha o mesmo nome da parada, pertencente no final do século XIX a Bernardo Avelino Gavião Peixoto. A parada fechou em 6 de junho de 1944 - teve vida curta. Não foi localizada, talvez jamais tenha tido um prédio, pode ter sido somente uma plataforma com cobertura. (Fonte: Revista Nossa Estrada, no. 177, março de 1953)
     
   
     
Atualização: 01.08.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.