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Nova Europa
Macaia
Tabatinga
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. do Dourado
(1928-c.1945) |
MACAIA
Município de Nova Europa, SP |
Tronco CEFD - km 93,200 (1929) |
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SP-0798 |
Altitude: - |
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Inauguração: 24.02.1928 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola
para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando
a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939
a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949,
a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao
ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
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A ESTAÇÃO: Macaia,
chamada inicialmente de Chave Macaia, e depois de Posto
Macaia, era um ponto de cruzamento entre as estações de Nova
Europa e Tabatinga, que em 1928, quando se alterou
radicalmente os horários dos trens da Douradense, de simples chave,
tornou-se um posto telegráfico estratégico: "Duas foram
as modificações por que passaram os horários de trens no corrente
ano. A primeira, a partir de 24 de fevereiro, e a segunda, a partir
de 5 de agosto. Da primeira, constou, além da extinção dos trens M4,
M7 e M8, a criação do Posto Telegráfico para cruzamento de trens no
quilômetro 95 - local há muitos anos
ACIMA: Em meio a um canavial, a plataforma da velha
estação foi descoberta por Antonio C. Belviso e Alberto
del Bianco em dezembro de 2011 (Foto Alberto del Bianco).
denominado "Chave Macaia", cuja medida constituiu sem dúvida
nenhuma um grande benefício para o movimento de trens" (relatório
da E. F. Dourado - 1928). No mesmo ano, relata-se "uma pequena
construção" em Macaia, o que pode ser o
prédio do posto. Em 1955, os trens da Paulista ainda paravam
ocasionalmente no posto. Segundo informações de Nova Europa,
o posto era uma plataforma com duas casas, sendo a principal para
o uso do conservador da via. "A Chave Macaia realmente ficava
no sítio do Francisco Marcondes Resende, o Chico Paletó, conhecido
meu. Ele vendeu o sitio e mora em Itápolis. Das casas ferroviárias
que haviam lá nada sobrou, pois foi derrubado para plantação de laranja"
(Luciano Costa Della Nina, 01/2009).
(Fontes: Alberto del Bianco; Luciano Costa Della Nina;
C. F. do Dourado: relatórios anuais, 1920-40; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Muito próximo à antiga Chave Macaia, a velha ponte
sobrevive ao tempo e ao abandono, no meio do mato fechado, em
2003. Foto Alberto Del Bianco |
Plataforma da estação já demolida em meio
a um canavial. Foto Alberto del Bianco, 12/2011 |
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Atualização:
19.07.2014
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