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Lobo
Macedônia
Andrada e Silva
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Tronco EFS - 1935
IGGSP-1944
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Sorocabana
(1925-1953) |
MACEDÔNIA
Município de Itatinga, SP |
Linha-tronco original - km 355,575 (1925);
km 343,264 (1934) (*) |
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SP-0799 |
Altitude: 766 m |
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Inauguração: 03.1925 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada em
1925 como posto km 355 (km 355+575), com 500 m de desvios,
recebeu o nome de Macedônia em 1926. O motivo da abertura do
posto foi o fato de eles serem parte do programa de remodelação
para o aumento visado de capacidade do tráfego da Estrada.
Nesses anos de 1925-26 foram abertos onze novos postos telegráficos
nas diversas linhas da Sorocabana. Foi em 1926 que o posto recebeu um prédio.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
Foi desativada em 1953, com a entrada em operação da variante
Rubião Jr.-Juca Novais.
Foi demolida, estando hoje o local dentro da área de plantação
de eucaliptos da região.
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da
Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele
dá para se ter uma idéia de como Macedônia e outras
saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada,
pois não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht)
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1926
AO LADO: Abertura da nova estação (O
Estado de S. Paulo, 2/10/1926). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Montagem de casa de madeira para o portador; construção
de cozinha na casa do portador
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. ACIMA: A estação
de Macedônia, à direita no mapa, em 1945. Por ele, estação
e povoado ficavam afastados um do outro (Mapa do IGGESP, Acervo Ralph
Mennucci Giesbrecht).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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Atualização:
28.05.2018
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