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Trabiju
Major Novaes
Pedro Alexandrino
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ramal de Bariri - 1950
IHGESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2003
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C. E. F. do Dourado
(1915-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966) |
MAJOR NOVAES
Município de Dourado, SP |
Ramal de Bariri - km 32,210 (1929) |
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SP-2307 |
Altitude: 446 m |
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Inauguração: 01.07.1915 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1915 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Bariri foi construído em 1910 pela E.F.Dourado, já em bitola métrica,
saindo de Trabiju e atingindo a cidade de Bariri, com 8 estações e
mais de 62 quilômetros. Em 1949, passou a integrar a rede da Cia.
Paulista, que comprou a Douradense. O ramal foi suprimido em 16/12/1966,
e os trilhos arrancados quase em seguida. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Major Novaes foi inaugurada pela E. F. do Dourado em 1915,
embora haja fontes que deem essa data como sendo 08/06/1910.
Houve
uma reforma total na estação de Major Novaes em 1928
e 1929 compreendendo estação, armazém e casa do chefe. Era esta na
época a estação com menor faturamento de toda a ferrovia, com um valor
movimentado correspondente a menos de 0,3% do movimento
existente na que mais faturava, a de Itápolis.
Em 1949,
passou a ser administrada pela Cia. Paulista.
Foi desativada com o ramal
em 1966. Informações de gente do local dão conta
de que ainda existiriam ruínas da estação,
não muito distantes da estrada de rodagem que liga São Carlos a Bocaina. Fui ao local, mas nada achei. A estação
muito provavelmente foi demolida, pois ela e arredores foram postos à venda em 1976 (ver caixa abaixo). Foram efetivamente vendidos?
ACIMA: No ano de 1972, esta foto aérea mostra
a confluência do leito da antiga linha da E. F. Dourado (da
esquerda para a direita na foto) com a rodovia que hoje é a
Comandante Joao Ribeiro de Barros, ou Jaú-Araraquara, onde
existe um pequeno edifício bem na confluência, que poderia
ser a velha estação de Major Novaes. Não há,
no entanto, nada por enquanto que possa confirmar esta afirmação
(Colaboração: Celso Poli).
Em junho de 1976,
a FEPASA, sucessora da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, punha
à venda a "esplanada e benfeitorias da antiga
estação de Major Novaes, do extinto ramal ferroviário
de Jaú Dourado. Com um alqueire e meio, a área
tem 275 pés de eucaliptos com idade média de 25
anos". Era o fim. |
1976
AO LADO: Venda dos terrenos (Folha de S. Paulo, 9/6/1976). |
ACIMA: Outra versão
para a possivel posição da estação: pelo
mapa, o leito vinha de Pedro Alexandrino, cruzava o rio, fazia essa
curva, cruzava a rodovia e seguia pra Trabiju. De Trabiju seguia outra
linha para Boa esperança. Essa marcação que fiz, é bem ao lado do
Obelisco (que marca o centro geográfico do Estado) (CLIQUE
SOBRE A FOTO PARA VE-LA EM TAMANHO MAIOR) (Texto e montagem Adriano
Martins, 2010).
(Fonte: Celso Poli; Adriano Martins; Alberto del Bianco;
C. E. F. Dourado: relatórios anuais, 1903-48; Cia. Paulista:
relatórios anuais, 1949-69; IHGESP, 1928; Folha de S. Paulo,
1976; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
13.12.2018
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