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VXY Mogiana em MG
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Santa Terezinha
Mandaqui
Invernada
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Cantareira-1950

Guia de São Paulo-c.1964
Guia Levi-1962
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Cantareira (c.1895 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964)
MANDAQUI
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 6,687 (1960)   SP-2306
Altitude: 742 m   Inauguração: 1894
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos.
 
A ESTAÇÃO: Uma das cinco estações originais da Cantareira, a estação do Mandaqui foi aberta em 1894.

Existem algumas fontes que dizem que um novo prédio teria sido construído em 1927, e que seria o atual.

Junto a essa estação saía o ramal dos Menezes, particular.

Desativada com o fim do ramal em 1964, era uma das poucas que ainda estava de pé em 1999, cercada por um muro alto, atrás do McDonald's da esquina da avenida Caetano Alvarez com a rua Voluntários da Pátria.

"Posso recordar dos tempos em que me servia do trem da Cantareira para retornar do colégio Santana para minha casa; é como voltar ao passado nas minhas recordações. Havia uma cancela que interrompia o trânsito na rua Voluntários da Pátria quando o trenzinho passava junto à estação do Mandaqui. Por várias vezes, quando me utilizava do ônibus para ir a escola em Santana, presenciei a passagem do trem por aquele local" (Wandyr Julio, 07/2007).

ACIMA: Trem a vapor da Cantareira no pátio do Mandaqui em 1899. ABAIXO: Composição da Cantareira no pátio da estação em 1903 (Autores desconhecidos).



ACIMA: Locomotiva a vapor na estação de Mandaqui, provavelmente anos 1940 (Autor desconhecido).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Dalcio Luiz Leite Pinto; Wandyr Julio; Carl Heinz Hahmann; Comissão de Saneamento da Capital: desenhos, 1895; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Croquis da estação do Mandaqui, 1895. Desenho da Comissão de Saneamento da Capital

Pátio da estação, em 1953. O prédio da estação está atrás da locomotiva. Hoje no lugar do pátio está a rua de trás do McDonald. Foto Carl Heinz Hahmann

Pátio da estação, em 1956. O prédio da estação está ao lado da locomotiva, onde se pode ler no dístico o nome Mandaqui. Foto Carl Heinz Hahmann

A estação, por volta de 1960. Autor desconhecido

A estação de Mandaqui, em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Mandaqui, em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
Atualização: 15.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.