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VXY Mogiana em MG
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Santa Terezinha
Mandaqui
Invernada
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Cantareira-1950

Guia de São Paulo-c.1964
Guia Levi-1962
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Cantareira (c.1895 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964)
MANDAQUI
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 6,687 (1960)   SP-2306
Altitude: 742 m   Inauguração: c. 1895
Uso atual: residência (2000)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos.
 
A ESTAÇÃO: Uma das cinco estações originais da Cantareira, a estação do Mandaqui foi aberta por volta de 1895.

Existem algumas fontes que dizem que um novo prédio teria sido construído em 1927, e que seria o atual.

Desativada com o fim do ramal em 1964, era uma das poucas que ainda estava de pé, cercada por um muro alto, atrás do McDonald's da esquina da avenida Caetano Alvarez com a rua Voluntários da Pátria. Junto a essa estação saía o ramal dos Menezes, particular. Isto, por volta de 2000.

"Posso recordar dos tempos em que me servia do trem da Cantareira para retornar do colégio Santana para minha casa; é como voltar ao passado nas minhas recordações. Havia uma cancela que interrompia o trânsito na rua Voluntários da Pátria quando o trenzinho passava junto à estação do Mandaqui. Por várias vezes, quando me utilizava do ônibus para ir a escola em Santana, presenciei a passagem do trem por aquele local" (Wandyr Julio, 07/2007).

ACIMA: Locomotiva a vapor na estação de Mandaqui, provavelmente anos 1950 (Autor desconhecido).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Dalcio Luiz Leite Pinto; Wandyr Julio; Carl Heinz Hahmann; Comissão de Saneamento da Capital: desenhos, 1895; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Croquis da estação do Mandaqui, 1895. Desenho da Comissão de Saneamento da Capital

Pátio da estação, em 1953. O prédio da estação está atrás da locomotiva. Hoje no lugar do pátio está a rua de trás do McDonald. Foto Carl Heinz Hahmann

Pátio da estação, em 1956. O prédio da estação está ao lado da locomotiva, onde se pode ler no dístico o nome Mandaqui. Foto Carl Heinz Hahmann

A estação, por volta de 1960. Autor desconhecido

A estação de Mandaqui, em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Mandaqui, em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
Atualização: 16.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.