|
|
...
Maristela
Pereiras
Conchas
...
Tronco EFS - 1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1895-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PEREIRAS
Município de Pereiras, SP |
Linha-tronco - km 197,588 |
|
SP-2055 |
Altitude: 490 m |
|
Inauguração: 25.05.1895 |
Uso atual: em ruínas (2019)
|
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Há uma situação confusa na data de inauguração de Pereiras, como se pode ver nos parágrafos abaixo, onde se misturam afirmações de historiadores locais e também os relatórios da Sorocabana.
A estação
de Pereiras teria sido inaugurada em 1895 (de acordo com comunicação feita na imprensa - ver caixa abaixo, de 1895), e inaugurada em 1896.
Consta nos relatórios da E. F. Sorocabana que a data seria a de 21.07.1887,
mas os historiadores de Pereiras contam que nessa data, quando
ali chegaram os trilhos, o que foi erigido ali foi uma pequena parada,
apenas. Nessa época, Pereiras já era município (villa) e a
ela pertencia a atual cidade de Conchas. Foi em
Conchas,
na época apenas um bairro, que foi aberta uma estação nesse
mesmo dia, pois, ali, a ferrovia passava junto à cidade, ao contrário
de Pereiras, onde os trilhos passavam longe da cidade.
Muitas histórias são contadas para tentar explicar por que Pereiras,
que originalmente estava no projeto da Sorocabana para ter a linha
junto a ela, foi preterida mesmo sendo a sede do município.
O fato é que somente em 1896 é que o prédio da estação foi construído;
aliás, pela população local, que o entregou à Sorocabana, que por
sua vez o inaugurou no ano seguinte. Esse prédio é o que ali está
até hoje, infelizmente em ruínas.
Em agosto de 1918, a estação foi o palco de uma denúncia
de "abandono de sacas de café ao relento" no seu
pátio, notícia publicada no jornal O Estado de S.
Paulo; porém, o próprio jornal se retratou alguns
dias depois, corrigindo-se e afirmando que os armazéns de madeira
caindo aos pedaços que apareciam nas fotografias eram na verdade
galpões de particulares a 6 km da estação; publicou
ele, então, as fotos da estação, que na época
estava em excelente estado, fotos estas que são reproduzidas
abaixo.
Em 1928, o pátio sofreu uma reforma, mas manteve-se o prédio.
Com o fechamento da estação, já nos anos 1970, o abandono veio logo,
agravado pelo fato de o bairro - "Estação de Pereiras" - ficar
a cinco quilômetros da cidade. Em meados dos anos 1980, o prédio já
estava em ruínas.
Na última vez em que lá estive (1998), crianças jogavam bolinha-de-gude
no seu interior. Em 2019, boa parte da estação
já havia sido destruída, o que restava virou um barraco
descaracterizado. A velha estação estava sendo
destruída aos poucos.
1895
AO LADO: Inauguração da estação de Mairinque em 25 de maio. No mesmo dia se inaugurava a estação de Pereiras, também na linha tronco. Reparar que as quilometragens ainda eram as da linha original, tendo se alterado com as mudanças ocorridas antes de 1930
(O Estado de S. Paulo, 21/5/1895)
|
|
|
1900
AO LADO: Reforma na estrada ligando a estação de Pereiras à vila do mesmo nome, além de outras obras no Estado (O Estado
de S. Paulo, 14/02/1900). |
|
1900
AO LADO: Notícias sobre Pereiras e sua estação (O Estado
de S. Paulo, 18/03/1900). |
|
1900
AO LADO: A estrada que liga a estação à cidade, quase pronta (O Estado
de S. Paulo, 20/05/1900). |
|
1916
AO LADO: A estação de Pereiras não
tinha água para beber em 1916 (O Estado de S. Paulo,
7/2/1916).
|
1916
AO LADO: E as reclamações continuavam (O
Estado de S. Paulo, 14/2/1916).
|
|
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de um desvio de lenha
|
1941
AO LADO: A cidade de Pereiras quer um ramal para a de Cesario Lange. Não foi atendida. (O
Estado de S. Paulo, 84/1941). |
|
1954
AO LADO: A estação fica fora da cidade e ainda não tem luz elétrica, obrigando a população a tomar o trem na escuridão da noite (O
Estado de S. Paulo, 09/07/1954). |
|
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Antonio
Carlos Cardoso; Daniel Gentili; Adriano Martins; Paulo Fraletti; Carlos
Cornejo; Foto Greco; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1918; FEPASA: relatório
de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1875-1969; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1958; Sorocabana Railway Company: Apreciações
da Imprensa, 1918; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Pereiras em 1918. Foto Greco, cedida
por Carlos Cornejo |
Estação de Pereiras em 1918. Foto Greco, cedida
por Carlos Cornejo |
Estação de Pereiras em 1918. Foto Greco, cedida
por Carlos Cornejo |
Estação de Pereiras em 1918. Foto Greco, cedida
por Carlos Cornejo |
Estação de Pereiras, ainda com telhado, em 1986.
Foto do relatório de Instalações Fixas
da Fepasa, 1986 |
Estação em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação em 19/06/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em ruínas em maio de 2008. Foto
Adriano Martins |
Vamos assistindo à não tão lenta destruição
da antiga estação... Pereiras em 24/11/2009. Foto
Daniel Gentili |
Restos da estação em 23/9/2015. Foto Daniel Gentili |
Restos da estação em 26/1/2018. Foto Antonio Carlos
Cardoso |
|
|
|
|
|
Atualização:
03.12.2021
|
|