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Toledo Piza
Ministro Calmon
Cincinato
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1906-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MINISTRO
CALMON
(antiga LAURO MÜLLER)
Município de Guarantã, SP |
Linha-tronco - km 89,298 (1949) |
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SP-2344 |
Altitude: 536,800 m (1937) |
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Inauguração: 27.09.1906 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1948 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1906, com o nome de Lauro Müller, homenageando
o ministro da Viação da época, que havia participado da inauguração
do primeiro trecho da linha. A estação era então o seu ponto extremo.
"A estação foi entregue ainda inconclusa e se
localizava logo após a fazenda da Faca, de propriedade do coronel
Joaquim de Toledo Piza. Lauro Muller era ministro da Viação
e estava presente na viagem inaugural de 27/09/1906, juntamente com
o presidente do Estado, Jorge Tibiriçá e vários
deputados" (Nilson Ghirardello, "À beira da
linha", Unesp, 2002).
Foi entregue para o tráfego definitivo em 14/01/1907.
"No km 92, a estação de Lauro Muller, centro
de diversas pequenas lavouras" (Breve Histórico
sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de 1913).
Era um galpão de madeira, substituído em 1922 por uma
estação de alvenaria, bem no estilo das outras da Noroeste.
Até os anos 1940 manteve o nome, que foi depois trocado para Ministro
Calmon.
Com a construção da variante de Pirajuí, foi construída uma
nova estação nessa linha, entregue em 8 de setembro de 1948. A velha
estação desapareceu.
Em 1969 a nova estação foi rebaixada a parada pela Noroeste,
com a queda de movimento da estação.
Em 1977 ainda se registravam nos guias paradas do trem na parada.
Com relação à estação velha, parece
não haver nada lá hoje em dia e o acesso é muito
difícil por causa de fazendas e porteiras.
Cássio M. Cardozo de Mello Filho confirma em 2011: na estação
de Miguel Calmon nada existia a não ser alguns vestígios de
trilhos e pedras (britas). Já da nova estação,
na variante, nada se falava: parece ter sido demolida já há
muito tempo.
ACIMA: Dois comboios se chocam na estação de Lauro Müller m 1912 (Revista Illustração Paulista, 1912).
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1906
AO LADO: Relatório de 1944 conta como era a estação de Ministro Calmon - ainda Lauro Muller - de 1906, quando a estação foi inaugurada - CLIQUE AQUI PARA VER O RELATORIO TODO (O Estado de S. Paulo,
12/10/1944). |
ACIMA: Estas duas fotos foram catalogadas como sendo a estação de Miguel Calmon nos anos 1930. Tenho duvida de que a época e o nome da estação estejam corretos. Para começar, nos anos 1930 a estação já se chamava Avanhandava - PARA VER AS DUAS FOTOS EM TAMANHO MAIR, CLIQUE SOBRE CADA UMA DELAS (Acervo NECC/UNEB).
ACIMA:
Flagrante tomado em 1937 na plaTaforma da estação
(Acervo Municipal de Avaí).
ACIMA: Mapa interessante que mostra as linhas
da Noroeste do Brasil na região de Pirajuí e Guarantã,
com a variante de 1948 (à direita) e a linha original
que seria retirada (à esquerda). A posição da
estação de Lauro Müller está muito clara
na linha velha Porém, não se vê sua versão
"nova" na variante, que seria a estação de
Miguel Calmon (Mapa de fonte desconhecida, acervo Daniel Gentili).
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1969
AO LADO: A estação fecha e passa a ser parada (O Estado de S. Paulo, 16/7/1969). |
ACIMA: Provável
localização da estação em 2011
(Google Maps, contribuição Daniel Gentili).
(Fontes: Cássio M. Cardozo de Mello Filho; Daniel Gentili;
José H. Bellorio; Folha da Manhã, 1948; UNESP, 2002;
Sylvio Saint Martin: Breve Histórico sobre a E. F. Noroeste
do Brasil, junho de 1913; Nilson Ghirardello: À beira da linha,
2002; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Inauguração da estação, em 1906.
Autor desconhecido |
Estação de Lauro Müller em 1919, ainda de
madeira. Foto cedida por José H. Bellorio |
A nova estação de Lauro Müller, em 1922.
substituindo a anterior. Foto cedida por José H. Bellorio |
A estação, talvez anos 1930. Autor desconhecido |
Estação de Miguel Calmon, em 1948, construída
na nova variante de Pirajuí. Foto cedida por José
H. Bellorio |
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Atualização:
11.01.2023
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