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Pacoval
Miracatu
Tijuco Preto
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ramal de Juquiá-1980
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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Southern São
Paulo Railway (1914-1927)
E. F. Sorocabana (1929-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MIRACATU
(antiga PRAINHA)
Município de Miracatu, SP |
Ramal de Juquiá - km 233,129 (1986) |
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SP-2342 |
Altitude: 24 m |
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Inauguração: 08.01.1914 |
Uso atual: desconhecido (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação foi
originalmente aberta pela Southern São Paulo Railway, em 1914,
como Prainha. A quilometragem original era 141,293.
A vila se tornou município
em 1938, desmembrada de Iguape.
"Nasci em Miracatu, uma pequena cidade do Vale do Ribeira. Minha família tinha um pequeno sítio e vivia de produção de bananas e verduras de época. Na época, esta localidade era desprovida de infraestrutura básica. A escola era precária, os deslocamentos eram feitos através de caminhadas e o posto de saúde era um vagão ambulatório deixado por algumas horas e uma vez por mês pelo trem de passageiros da Estrada de Ferro Sorocabana na linha Santos-Juquiá. No vagão vinham um médico e uma enfermeira, e era a oportunidade das mães conseguirem consultas e remédios gratuitamente. Eu cresci e comecei a estudar nessas condições: de manhã estudava numa escola japonesa pertencente a uma pequena comunidade de japoneses e a tarde ia ao que hoje é a escola fundamental. Acordava muito cedo caminhava um bocado e meu pai tinha que nos acompanhar um trecho porque era preciso atravessar um rio; ele tinha um pequeno barco, nos atravessava e no fim da tarde ia nos esperar. Depois que terminei o primário as coisas foram evoluindo, já não precisava andar de barco, mas precisava utilizar o trem para ir ao ginásio. Após 4 anos de barco e 4 anos de trem, fui morar com meus tios no bairro do Tatuapé em São Paulo (Paulo Hokama, colega meu de o Instituto de Química na USP nos anos 1970)".
Como estação
e parada, recebeu trens de passageiros até novembro de 1997. Entre 1977 e 1983 o trem de passageiros havia deixado de operar no ramal, mas voltou depois.
O prédio atual,
bastante desfigurado, abrigava em 1998 o Sindicato dos Trabalhadores
Rurais. Em 2013, era moradia.
A caixa d'água, longe do pátio,
continuava lá, de ferro, bem típica. Em 2018 estava pintada de azul com desenhos toscos.
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1944
Queixa contra o horario do trem da EFS (Folha da Manhã, 2/12/1944) |
ACIMA: Acidente entre Miracatu e Biguá, em
1961 causa uma morte (Folha de S. Paulo, 28/1/1961).
ACIMA: Pátio e estação
de Miracatu (ou Prainha). Sem data. Deve ser mais recente do que a
fotografia abaixo (www.portalmiracatu.com.br).
ABAIXO: Em 1947: mesmo
ângulo, agora existia uma casa térrea ao lado da estação
e também aqueles sobrados ao fundo da foto, lado esquerdo.
O sobrado à frente da estação continuava em pé
e havia muita mercadoria no pátio ativo (Autor desconhecido).
ACIMA: Em 14/7/2013: mesmo ângulo, a casinha
para cá da estação já desapareceu, novas
construções foram feitas junto ao sobrado à frente
da estação, que continua em pé, e não
há mais nada no pátio, já sem qualquer movimento
ferroviário já havia dez anos (Foto Ralph M. Giesbrecht).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1914 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Maria A.
Dutra Silva; Ailton Luiz Gouveia; Paulo Hokama; Adriano Martins; www.portalmiracatu.com.br;
Folha da Manhã, 1944; Folha de S. Paulo, 1961; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Prainha, provavelmente anos 1930.
Acervo Maria A. Dutra Silva |
Enchente no pátio de Miracatu. Sem data. www.portalmiracatu.com.br |
Estação de Miracatu, ao lado da BR-116, em 19/05/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2003. Foto Adriano Martins |
A estação, reformada, em 02/2007. Foto Ailton
Luiz Gouveia |
A estação, reformada, em 02/2007. Foto Ailton
Luiz Gouveia |
A estação vista do "outro lado". Foto
Ralph M. Giesbrecht em 14/7/2013 |
A estação do lado da plataforma. Foto Ralph M.
Giesbrecht em 14/7/2013 |
A caixa d'agua. Foto Ralph M. Giesbrecht em 14/7/2013 |
A ex-estação em 11/2018. Foto Marcos Nobrega |
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Atualização:
01.04.2021
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