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Comendador Guimarães
Mococa
Canoas
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ramal de Mococa - 1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1890-1966) |
MOCOCA
Município de Mococa, SP |
Ramal de Mococa - km 63,698 (1958) |
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SP-2410 |
Altitude: 640 m |
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Inauguração: 18.03.1890 |
Uso atual: Prefeitura (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal teve
origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta
em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em
junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa,
prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11
km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação
de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até
essa cidade. Em 31/12/1960, o trecho final do ramal entre Mococa e
Canoas foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale
e Mococa também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até 1977,
quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle
interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa
Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço
de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mococa foi inaugurada em 18 de março de 1890. A inauguração foi remarcada pelo menos duas vezes (ver caixas abaixo de 1890)
Ela nunca foi ponta de linha,
embora fosse a estação designativa do ramal. O final era a estação
seguinte, Canoas, situada no meio do nada, na divisa paulista
com Minas Gerais.
A estação de Mococa original desapareceu em 1913:
nesse ano, estava "quase concluído um novo edifício
nas condições do de Pinhal", ou seja: foi construído
"no mesmo local da estação antiga, que foi demolida,
outro edifício mais amplo, servindo para estação,
armazém e casa do chefe" (Relatório da Mogiana,
1913). Note-se que a estação oiriginal era um prédio
de dois andares, ao contrário da nova, térreo.
Em 31/12/1960, com a desativação da estação
de Canoas, a estação passou a ponta do ramal,
até 07/11/1966 (*RM-1966), quando foi fechada, juntamente com
o ramal.
O desinteresse pela cidade na linha parecia já ser pequeno
em 1960, seis anos antes da sua desativação: a
população reclamava da conservação
do largo em frente à estação, ainda sem pavimentação
de qualquer espécie, enquanto boa parte das ruas da cidade
já tinham pavimentação em paralelepípedos
(O Estado de S. Paulo, 31/3/1960).
É um prédio grande, que incorporava estação e armazém. Em 2016, estava
dentro de um centro da Prefeitura, funcionando
como uma de suas divisões.
Em 2002, Hermes Hinuy conseguiu fotografar a antiga estação
dentro do atual pátio. Em 2016 a estação estava
com aparência razoável externamente.
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1887
AO LADO: O traçado da linha terá de passar em Mococa (A Provincia de S. Paulo, 26/10/1887). |
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1890
AO LADO: A inauguração do ramal até Mococa estava marcada para 15 de fevereiro (O Estado de S. Paulo, 24/1/1890). |
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1890
AO LADO: Os trilhos para Mococa estão chegando na futura estação em Mococa (O Estado de S. Paulo, 5/2/1890). |
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1890
AO LADO: Agora, a inauguração do ramal estava remarcada para 5 de março. No fim, ela seria inaugurada com o ramal em 18 de março (O Estado de S. Paulo, 23/2/1890). |
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1913
AO LADO: A construção
do novo prédio para a estação (o que
ainda está lá até hoje) e também
reclamações contra o fato de a estação
ser longe da cidade (O Estado de S. Paulo, 18/4/1913).
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1934
AO LADO: A jardineira Mococa-Casa Branca havia sido cancelada (O Estado de S. Paulo, 7/11/1934). |
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1935
AO LADO: A estação ficava realmente distante do centro (ou da "cidade", como falavam à época) (O Estado de S. Paulo, 2/10/1935). |
ACIMA: Fotografia
tomada no pátio de Mococa em 1938 (Revista SPR, janeiro de
1938).
ACIMA: O trecho final da linha do ramal de Mococa
aparece na parte baixa do mapa de 1939 - CLIQUE SOBRE ELE PARA VER
UMA AREA MAIOR (Arquivo Publico Mineiro).
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1940
AO LADO: Novos horarios para os trens em Mococa (O Estado de S. Paulo, 11/7/1940). |
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1942
AO LADO: A limusine que ligava Mococa a Guaxupé e S J do Rio Pardo voltava à atividadesdepois de ter sido suprimida (O Estado de S. Paulo, 5/9/1942). |
"(...) Mococa, no
meu binóculo!... Que esplendor de céu! Quanta luz na terra!
O sol focalizava, esplendidamente, a beleza impressionante do
painel, onde se desenhava, em linhas perceptíveis, Mococa à
distância. Dois braços abertos, de ruas, recebem carinhosamente
o visitante, conduzindo-o à parte central da cidade, que não
se conformou em permanecer no perímetro estreito da baixada;
atirou-se, morro acima, num amontoado de construções, separadas,
aqui e acolá, por enormes ilhas de frondosas palmeiras. As torres
das igrejas levantam-se além, muito além dos telhados em aglutinação
(...)". |
1944
AO LADO: A frase, escrita
no jornal O Municipio, de Casa Branca de 28/6/1944, mostrava o quanto o articulista
(Apolônio de Tiana) gostava da cidade; a descrição foi feita
da estação, que fica num ponto alto de onde se podia ver a
cidade. |
ACIMA: Locomotiva diesel da Mogiana no ramal de
Mococa, em 1966, na despedida dos trens do ramal e da estação
(Acervo Renato Granito, www.cafehistoria.ning.com).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1890 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
deixando a estação de Mococa em 1966. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hermes
Y. Hinuy; Adriano Martins; Acervo Renato Granito; O Estado de S. Paulo,
1913, 1960 e 1/1/1961; Apolônio de Tiana: Mococa, no meu binóculo,
1944; www.cafehistoria.ning.com; Cia. Mogiana: relatórios anuais,
1875-1969; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; IBGE, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Mococa, em seu prédio original,
não o de hoje, c. 1910. Álbum da Mogiana |
A estação, lado da polataforma, c. 1910. Álbum da Mogiana |
A estação de Mococa, em 30/12/1999, difícil
de fotografar, dentro dos muros e atrás das árvores.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Mococa, em 30/12/1999, difícil
de fotografar, dentro dos muros e atrás das árvores.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Mococa, em 30/12/1999, difícil
de fotografar, dentro dos muros e atrás das árvores.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 17/04/2002. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação, em 17/04/2002. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 19/9/2016. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
29.07.2022
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