A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Marcondésia
Monte Verde
Severínia
...

ram. Nova Granada-1950

IGG-SP-1945
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
 
Cia. E. F. São Paulo-Goiaz (1911-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969)
MONTE VERDE
Município de Cajobi, SP
Linha-tronco SPG - km 51,145   SP-2491
Ramal de Nova Granada - km 51,145   Inauguração: 03.1911
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes. Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa. Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969, todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a grande maioria das estações sido demolida.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monte Verde foi inaugurada em 1911, no primeiro trecho aberto pela São Paulo-Goiaz.

Foi a estação terminal da linha até 1914, quando esta foi prolongada até Olímpia.

A partir de 1950, com a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista, passou a fazer parte do ramal de Nova Granada.

Foi chamada a partir dos anos 1950 inicialmente de Cajobi e finalmente de Monte Verde Paulista. O nome de Cajobi veio do município ao qual a estação pertence até hoje, mas, como se situava fora da sede, teve o nome novamente alterado para o original.

A estação funcionou até sua desativação no início de 1969 e seus trilhos foram retirados logo depois. A estação foi demolida, ao que parece não muito tempo após seu fechamento, e em 2000 o local era ocupado por casas simples, ainda existindo algum terreno vago. O que existia não lembrava em nada o que aquilo foi no passado e somente se sabia de sua origem por antigos moradores da região.

A vila era então pequena e uma de suas duas ruas principais passava pelo antigo leito da ferrovia. Sem fotos.
     
     
     
     
Atualização: 12.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.