A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Caninana
Altos
Todos os Santos
...
Saída para a E. F. do Piauí: Miradouro
...

IBGE-2003
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Central do Piauí (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-2007)
ALTOS
Município de Altos, PI
Linha Teresina-Oiticica - km 696 (1977)   PI-3635
    Inauguração: 01.11.1965
Uso atual: em pé; uso desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1960
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até 1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Altos foi inaugurada em 1965. A estação serviu a trens de passageiros por pouquíssimo tempo, constando nos guias que isso ocorreu entre os anos de 1973 e 1979, podendo, por falta de fontes, ter continuado até algum ponto dos anos 1980. Eram 3 trens por semana que faziam o percurso de Fortaleza a Teresina. Antes de a linha unir Altos a Oiticica, em 1972, a linha da antiga E. F. Central do Piauí foi unida em 1965 a Altos vinda de Campo Maior e Parnaíba, com anos de atraso. Ou seja, a partir de 1972, Altos passou a ser entroncamento de linhas. Também por

ACIMA: Resquícios dos trilhos da EFCP em Altos em foto de 6/1/2008 (Foto Cleiton Amaral).
pouco tempo, pois a Central do Piauí não durou muito. "A estação de Altamira fica no Município de Coivaras a somente um ou dois quilômetros da sede desse município. Coivaras e Altos são hoje tão grandes e como as rodovias não estão em bom estado, o governo do Piauí já discute correr um trem local entre Teresina e Altamira, com parada em Altos e alguns pontos adicionais. Em 2005 houve três trens de prova, o melhor correu esse trecho em 1 hora 45 minutos. Foi uma das composições Ganz-Mávag qué correm no Metrô de Teresina e os planos prevêem usar esses trens até Altamira quando o Estado comprar trens novos para o Metrô de Teresina. Com alguns melhorias na via até Altamira, o tempo de viagem pode ser reduzido a uma hora, considerado como suficiente para esse tipo de tráfego" (Samuel Rachdi, 08/2006). "Morei no Bairro Batalhão de 1973 a 1990 e cresci vendo a velha estação ferroviária efervescendo com a chegada e a partida dos trens de passageiro para Fortaleza e Parnaíba. Ali era um sonho! Uma vida! A felicidade! Hoje eu choro, distante 2100 quilômetros da minha terra, o descaso e a tristeza de ver a 'estação ebúrnea do meu sonho' transformada num lugar onde rojam-se cobras. Adeus minha Altos" (Luciano Bonfim Moreira, 2007).
(Fontes: Thiago de Moraes; Janssen Arco Verde; Roosevelt Reis; Cleiton Amaral; João Neto; Flávio Cavalcanti; Samuel Rachdi; Luciano Bonfim Moreira; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XV, 1959; www.180graus.com/dealtos; Guias Levi, 1960-80; IBGE, 2003)
     

Estação de Altos, em 2007. Extraída do site www.180graus.com/dealtos

Estação de Altos, em 6/1/2008. Foto Cleiton Amaral

A estação em 13/9/2009. Foto Thiago de Moraes

Estação de Altos em 2012. Foto Janssen Arco Verde
 
     
Atualização: 15.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.