A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Teresina
Itararé
Todos os Santos
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
Linha Teresina-Altos (anos 1960-1975)
RFFSA (1975-1997)
Metrô de Teresina
ITARARÉ
Município de Teresina, PI
Linha tronco - km   PI-4328
Altitude: -   Inauguração: anos 1960
Uso atual: estação do metrô   com trilhos
Data de construção do prédio atual: desconhecido
 
HISTORICO DA LINHA: A linha ligando Teresina a Oiticica, no Piauí, foi aberta em 1965 entre Teresina e Altos e em 1972 com todas suas estações e paradas entre Altos e Oiticica. Com essa linha, os Estados do Piauí e do Maranhão tiveram suas ferrovias já existentes interligadas com o resto do Nordeste, podendo os trens chegarem a São Luiz. Com ela, colocaram-se trens de passageiros Fortaleza a Teresina, que se interligavam com os trens da E. F. São Luiz-Teresina. Os trens duraram pouco, tendo sido extintos no início dos anos 1980. Já os cargueiros permanecem em atividade.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itararé, aberta supostamente nos anos 1960, sempre serviu como estação cargueira e pátio de manobras auxiliar para a estação central de Teresina.

Ao que se sabe o trem não fazia paradas nesta estação a não ser esporadicamente. Em 2008, a CFN - hoje chamada de Transnordestina -, concessionária da linha desde 1997, operava o pátio.

"Primeiro VLT de Teresina começa a funcionar na próxima segunda-feira

O governador Wellington Dias; o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires; e o diretor presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Luiz Sobral, realizam, na segunda-feira (04), a viagem inaugural do primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina. A solenidade contará com as presenças do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza.

O embarque será realizado às 07h30, na estação Terminal Itararé, localizado na rua 54, praça do Dirceu Arcoverde II, e o desembarque ocorrerá na Estação Engenheiro Alberto Silva, na Av. Maranhão (Shopping da Cidade), no Centro de Teresina.
Para a modernização do Metrô de Teresina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), adquiriu três VLTs, sendo que até o mês de agosto, o sistema contará com mais dois em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem.

O secretário Guilhermano Pires falou que a implantação dos VLTs em Teresina e a modernização do metrô vai revolucionar o transporte coletivo da capital. “Nos próximos meses, já sentiremos os efeitos positivos na qualidade do transporte metroviário, proporcionando maior bem-estar aos nossos usuários, que contarão com um transporte econômico, confortável e seguro”, afirmou o gestor
" (31/05/2018 - Portal AZ).

Em 2019, a estação funcionava como uma das do metrô de Teresina. Não sei se a Transnordestina ainda usa o pátio também.


ACIMA: No centro do mapa tomado do satélite em julho de 2008, o triângulo (de trilhos) leva a um pátio de manobras e estocagem (no local chamado de São Raimundo), enquanto na linha principal, existe, onde está o "Ferraz" da avenida Deputado Paulo Ferraz, outro pátio ferroviário menor. Um deles - ou o conjunto de ambos - é o pátio de Itararé - que aparece como bairro ao sul do mapa (Google Maps, entrada em 18/7/2008).

(Fontes: Coaraci Camargo; Google Maps, 2008)
     
 
     
Atualização: 25.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.