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Tapir
Ipoméia
S.Sebastião do Paraíso-CM
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ramal de Passos - 1950
Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1914-1971)
FEPASA (1971-c.1990) |
IPOMÉIA
(antiga ANTONIO LEONCIO)
Município de São Sebastião
do Paraíso, MG |
Ramal de Passos - km 82,878 (1938) |
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MG-1426 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.09.1914 |
Uso atual: abandonado (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros
ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado
aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em
1976, o tráfego de passageiros foi eliminado, sobrando os cargueiros,
que, com o tempo, passaram a atender somente ao carregamento de cimento
da fábrica de Itaú de Minas, e vindo não por
Guaxupé, mas por São Sebastião do Paraíso,
ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas. Com isso,
o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi abandonado,
e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho entre Paraíso
e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos, mas as cargas de cimento
deixaram de circular já há anos e o abandono da linha
é total. O trecho final até Passos teve também
os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ipoméia foi inaugurada em 1914 no trecho que ligava
Posses (Itamogi) a São Sebastião
do Paraíso. Ficava próxima à pedreira
da FEPASA que ali existia.
Durante a sua construção
a estação era chamada de Leôncio, ou Antonio Leoncio- o nome
foi oficialmente adotado como Ipoméia em 5/9/1914, portanto
dois dias antes de a estação ser inaugurada oficialmente.
Aliás, a estação foi autorizada a funcionar de
forma provisoria já em 26/8/1914 - o decreto desse dia autorizava
a estação de Leôncio - com esse nome -
, junto com outras do ramal, a funcionarem (cf. relatório da
Mogiana de 1914).
Em junho de 1959, foi instalado na estação um equipamento
para britagrem de pedras.
Em 1986, o prédio já estava abandonado. Por volta de 1990, a linha, já em desuso, teve os trilhos arrancados.
"Seguimos
as instruções conseguidas na estação de
Tapir para chegar até Ipoméia, que ficava dentro da
fazenda do mesmo nome, mas chegamos apenas até metade do caminho.
Um grande portão e uma cerca bloqueavam a estrada. Pedimos
informações a alguns agricultores junto aos cafezais,
mas ninguém sabia sobre a estação ou sobre a
continuação da estrada, de modo que não sei nem
mesmo se o prédio ainda está lá" (Rossana
Romualdo, 07/2001). Sim, estava, em 2008, abandonado.
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Ipomeia em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Ipomeia com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS-casa de ??, CD-caixa d'água) (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 28/6/1959) |
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A estação de Ipoméia, em 1986. Foto do
relatório da Fepasa, desse ano |
A estação de Ipoméia, em 1986. Foto do
relatório da Fepasa, desse ano |
A estação de Ipoméia, em 1997. Foto Marcelo
Mathias, Ribeirão Preto, SP |
A estação de Ipoméia, em 1997. Foto Marcelo
Mathias, Ribeirão Preto, SP |
A estação em dezembro de 2007. Foto Alexandre
Di Secco |
A estação em dezembro de 2007. Foto Alexandre
Di Secco |
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Atualização:
19.05.2019
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