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VXY Mogiana em MG
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Itamogi
Tapir
Ipoméia
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ramal de Passos - 1950

Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1914-1971)
Fepasa (1971- c.1990)
TAPIR
Município de Itamogi, MG
Ramal de Passos - km 74,778 (1937)   MG-2496
Altitude: 1.034 m   Inauguração: 07.09.1914
Uso atual: uso desconhecido (2010)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi eliminado, sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas, e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas. Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos, mas as cargas de cimento deixaram de circular já há anos e o abandono da linha é total. O trecho final até Passos teve também os trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tapir foi inaugurada em 1914. O relatório da Mogiana de 1913 indica que nesse ano foi iniciada a construção da estação de Três Barras, no prolongamento da linha de Tuyuti a Santa Rita de Cássia. Explicando melhor: a linha, a concessão comprada da Sul Mineira, iria de Tuiuti - hoje Juréia, e ali se encontrava com a linha da Sul Mineira - até Santa Rita de Cássia, local que jamais chegou: parou antes, em São Sebastião do Paraíso. Suponho que Três Barras tenha sido o nome da estação de Tapir durante o projeto e construção. Ela já foi, no entanto, aberta com o nome atual. Aliás, a estação foi autorizada a funcionar de forma provisoria já em 26/8/1914, junto com outras do ramal, a funcionarem (relatório da Mogiana de 1914).

Em 1963, foi fechada e transformada em parada, segundo o relatório da Mogiana para esse ano. Em 1977, o ramal foi fechado para passageiros.

Em 1986, servia de moradia para um ex-funcionário da ferrovia.

"O seu atual morador nos contou que várias pessoas já pediram para fotografar o prédio, e também é comum ouvirem batidas nas paredes causadas por pessoas tentando gravar seus nomes nelas" (Rossana Romualdo, 07/2001).

Em 2003, a estação foi restaurada. Em 2010, estava em bom estado.


ACIMA e ABAIXO: Maravilhosa ponte ferroviária de pedras, próxima à estação de Tapir, sobre o rio Tomba Perna, no município de Itamogi. Este pontilhão foi construído pela Mogiana entre os anos de 1911 a 1913, e não em linha reta, mas sim acompanhando o início de uma curva, com três arcos (Alexandre Secco, 24/4/2009).


ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Tapir em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Tapir com as construções existentes em 1986 (E-estação, C-casa, CS - casa de serviço (?) e CD-caixa d'água) (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986)

(Fontes: Rossana Romualdo; Alexandre Secco; Julio Florez; Valmir Mandello; ORNB/Panorâmio; Guia Levi, 1942; Cia. Mogiana: Relação oficial de estações, 1937; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1900-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Tapir, em 07/2001. Foto Rossana Romualdo

A estação de Tapir, em 07/2001. Foto Rossana Romualdo

A estação reformada, em 01/2004. Foto Julio Florez

A estação em 31/12/2010. Foto ORNB/Panorâmio

A estação de Tapir em 2010. Foto Valmir Mandello
 
     
Atualização: 21.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.