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E. F. Noroeste do
Brasil (1953-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MÁRIO
DUTRA
Município de Campo Grande, MS |
Linha-tronco - km 884,041 (1959) |
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MS-1600 |
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Inauguração: 15.04.1953 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mário Dutra foi inaugurada em 1953. O nome homenageia
Mário Hermogeneo Dutra (1892-1953), engenheiro da ferrovia
até sua morte. A existência da estação
parece se dever à construção do ramal de Ponta
Porã, aberto em toda a sua extensão nos anos 1950.
A estação atendia às duas linhas. Em Mario
Dutra ainda existe uma ponta da antiga linha principal que a ligava
à de Indubrasil e ao km 903 para transporte
de combustível e a outra ponta a Lagoa Rica e Manoel Brandão,
onde há armazéns de soja que ainda funcionam. A estação
está de pé, sem uso conhecido.
(Fontes: Maestro Ney; E. F. Noroeste: quilometragem
oficial, 1959; O Avaiense, abril de 2008) |
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A estação, sem data e autor. |
A estação em 1/8/2008. Foto Maestro Ney |
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Atualização:
25.12.2021
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