|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1976) |
PALMEIRAS
Município de Santa Cruz das Palmeiras,
SP |
Ramal de Santa Veridiana - km 32,244 |
|
SP-2644 |
Altitude: 644,400 m |
|
Inauguração: 01.08.1892 |
Uso atual: Casa da Cultura (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1892 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Santa Veridiana foi aberto em 1886, como ramal de Emas, partindo
de Laranja Azeda, no ramal de Descalvado, com apenas uma estação e
transporte exclusivo de cargas. O prolongamento para Santa Veridiana
foi decidido em 1888, sob forte pressão contrária da Mogiana, que
alegava invasão de sua zona privilegiada. Em 1893, a linha ficou pronta.
As brigas entre a Paulista e a Mogiana continuaram até 1913, quando
um acordo fez com que o final do ramal e a linha-tronco da Mogiana,
que distavam entre si apenas um quilômetro, se encontrassem, com bitolas
diferentes (larga e métrica) na nova estação denominada Baldeação.
No início de 1968, a linha entre Palmeiras e Baldeação foi suprimida.
O agora ramal de Palmeiras sobreviveu até 1976, quando foi extinto.
Os trilhos foram arrancados no início dos anos 80. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Palmeiras foi inaugurada em 1892 (veja caixa abaixo, de 1892), como ponta de linha provisória
do ramal de Santa Veridiana, a cerca de um quilômetro do centro
da vila que lhe deu o nome.
Embora mais antiga do que algumas cidades do trecho, como Porto
Ferreira e Leme, a cidade não progrediu, estando estagnada
há vários anos.
É verdade que, em 1911, era um ponto de grande tráfego, e, em 1913,
com a construção, oito quilômetros à frente, da estação de Baldeação,
que possibilitava a ligação do ramal com o tronco da Mogiana, teve
mais movimento ainda. A decadência e posterior erradicação da cultura
de café na região reduziu muito esse movimento, juntamente com a população
da cidade.
É até difícil imaginar como, nos anos 1960, três trens de passageiros
por dia ainda seguissem para lá.
Em 1968, com a desativação do trecho entre Palmeiras e Baldeação,
a estação passou a ser o ponto final do agora chamado ramal de
Santa Cruz das Palmeiras. Por pouco tempo, porém: em 1976, a linha
foi desativada, e a estação, fechada.
O prédio se conservou, sendo utilizado como centro cívico da cidade.
Os trilhos foram retirados no início dos anos 1980.
Em 2015 a velha estação abrigava, desde novembro de
2001, a Casa da Cultura "Eduardo Prado", do município.
|
1892
AO LADO: Abre-se o tráfego provisório entre Baguassu e Palmeiras (O Estado de S. Paulo,
6/8/1892). |
|
1920
AO LADO: Mudança do chefe da estação
(O Estado de S. Paulo, 12/8/1920). |
ACIMA: Mapa de 1927 mostrando a ferrovia
na região de Santa Cruz das Palmeiras. Aparece, além
do ramal, a linha-tronco da Mogiana na época (Departamento
Geografico e Geologico, 1927)
|
1939
AO LADO: Mais uma mudança do chefe da estação
(O Estado de S. Paulo, 26/1/1939).
|
|
1942
AO LADO: Mudança horarios nas saídas para Pirassununga
(O Estado de S. Paulo, 28/5/1942). |
|
1949
AO LADO: Ônibus x trens. Faltam carros no ramal
(O Estado de S. Paulo, 29/1/1949). |
ACIMA: A estação em 2015 (Foto Carlos R. Almeida).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1892 a 1976.
Na foto à esquerda, o trem do ramal está em Santa
Veridiana. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre
esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Luiz
Affonso Mendes, ("Dudízio"), in memoriam; Luiz Affonso
Mendes Jr. ("Ju"); Filemon Peres; José Roberto Pascon;
Departamento Geografico e Geologico, 1927; Cia.
Paulista: Relatórios anuais, 1875-1969; Ralph M. Giesbrecht:
Caminho para Santa Veridiana - As ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras,
Editora Cidade, 2003; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Palmeiras em 1918. Foto Filemon Peres |
A estação, anos 1950. Foto cedida por Luiz Affonso
Mendes Jr., o Ju |
Locomotiva 31 na plataforma de Palmeiras, em 1964. Foto cedida
por Luiz Affonso Mendes Jr., o Ju, que aliás é
o bebê |
A estação de Palmeiras em julho de 1976, às
vésperas do seu fechamento. Foto José Roberto
Pascon |
Estação de Palmeiras em 07/05/1996. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Palmeiras em 07/05/1996. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Palmeiras em agosto de 2001. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 29/10/2015. Foto Leandro Guidini |
|
|
|
|
|
Atualização:
13.09.2020
|
|