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VXY Mogiana em MG
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Santa Silvéria
Palmeiras
Santa Veridiana
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ramal Sta. Veridiana-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1976)
PALMEIRAS
Município de Santa Cruz das Palmeiras, SP
Ramal de Santa Veridiana - km 32,244   SP-2644
Altitude: 644,400 m   Inauguração: 01.08.1892
Uso atual: Casa da Cultura (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1892
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Santa Veridiana foi aberto em 1886, como ramal de Emas, partindo de Laranja Azeda, no ramal de Descalvado, com apenas uma estação e transporte exclusivo de cargas. O prolongamento para Santa Veridiana foi decidido em 1888, sob forte pressão contrária da Mogiana, que alegava invasão de sua zona privilegiada. Em 1893, a linha ficou pronta. As brigas entre a Paulista e a Mogiana continuaram até 1913, quando um acordo fez com que o final do ramal e a linha-tronco da Mogiana, que distavam entre si apenas um quilômetro, se encontrassem, com bitolas diferentes (larga e métrica) na nova estação denominada Baldeação. No início de 1968, a linha entre Palmeiras e Baldeação foi suprimida. O agora ramal de Palmeiras sobreviveu até 1976, quando foi extinto. Os trilhos foram arrancados no início dos anos 80.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Palmeiras foi inaugurada em 1892, como ponta de linha provisória do ramal de Santa Veridiana, a cerca de um quilômetro do centro da vila que lhe deu o nome.

Embora mais antiga do que algumas cidades do trecho, como Porto Ferreira e Leme, a cidade não progrediu, estando estagnada há vários anos.

É verdade que, em 1911, era um ponto de grande tráfego, e, em 1913, com a construção, oito quilômetros à frente, da estação de Baldeação, que possibilitava a ligação do ramal com o tronco da Mogiana, teve mais movimento ainda. A decadência e posterior erradicação da cultura de café na região reduziu muito esse movimento, juntamente com a população da cidade.

É até difícil imaginar como, nos anos 1960, três trens de passageiros por dia ainda seguissem para lá.

Em 1968, com a desativação do trecho entre Palmeiras e Baldeação, a estação passou a ser o ponto final do agora chamado ramal de Santa Cruz das Palmeiras. Por pouco tempo, porém: em 1976, a linha foi desativada, e a estação, fechada.

O prédio se conservou, sendo utilizado como centro cívico da cidade. Os trilhos foram retirados no início dos anos 1980.

Em 2015 a velha estação abrigava, desde novembro de 2001, a Casa da Cultura "Eduardo Prado", do município.

AO LADO: No início de 1939, a mudança do chefe da estação (O Estado de S. Paulo, 26/1/1939).
ACIMA: Mapa de 1927 mostrando a ferrovia na região de Santa Cruz das Palmeiras. Aparece, além do ramal, a linha-tronco da Mogiana na época (Departamento Geografico e Geologico, 1927).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1892 a 1976. Na foto à esquerda, o trem do ramal está em Santa Veridiana. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Luiz Affonso Mendes, ("Dudízio"), in memoriam; Luiz Affonso Mendes Jr. ("Ju"); Filemon Peres; José Roberto Pascon; Departamento Geografico e Geologico, 1927; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1875-1969; Ralph M. Giesbrecht: Caminho para Santa Veridiana - As ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras, Editora Cidade, 2003; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Palmeiras em 1918. Foto Filemon Peres

A estação, anos 1950. Foto cedida por Luiz Affonso Mendes Jr., o Ju

Locomotiva 31 na plataforma de Palmeiras, em 1964. Foto cedida por Luiz Affonso Mendes Jr., o Ju, que aliás é o bebê

A estação de Palmeiras em julho de 1976, às vésperas do seu fechamento. Foto José Roberto Pascon

Estação de Palmeiras em 07/05/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Palmeiras em 07/05/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Palmeiras em agosto de 2001. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
Atualização: 28.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.