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VXY Mogiana em MG
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São Roque
Parada Marmeleiro
Mairinque
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Sorocabana (n/d -1971)
FEPASA (1971-1998)
PARADA MARMELEIRO
Município de São Roque, SP
Tronco - km 64,700 (2006)   SP-2063
    Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 

A ESTAÇÃO: A parada Marmeleiro era uma das várias paradas que constavam de uma plataforma coberta com telhado de zinco apenas existentes ao lado da linha-tronco da EFS, principalmente no trecho entre Amador Bueno e Mairinque, onde o trem de subúrbio da EFS e depois da Fepasa trafegaram até os anos 1980. Desta parada saía também um desvio para a pedreira ali perto. Pode-se talvez relacionar esta parada com as antigas estações de Rangel Pestana e de Britador, existentes entre São Roque e Mairinque nos anos 1920, sendo a primeira na linha antiga da Sorocabana, duplicada em trecho diferente do original em 1928.

Acima, o desvio da Pedreira, já próximo à pedreira. Abaixo, a saída do desvio no km 63,200 (para a esquerda, vindo para o centro da fotografia), mais ou menos 1 km antes da parada (sentido interior) e o desvio (à direita) já se afastando da linha principal para seguir para a pedreira. O desvio devia ter pouco mais de 1 km. Foi desmontado em fins de 2006; as fotos são de setembro de 2006 (Fotos Antonio Carreão)
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Com a desativação desses trens, as paradas também foram desativadas e ainda resistem ao tempo e à depredação. "A quilometragem da Parada Marmeleiro é 64,700 e o entroncamento com a pedreira é 63,200. A rua que passa na Parada Marmeleiro se chama Estrada do Britador, que sobe até a pedreira. Sábado passado eu voltei lá e vi que a Construtora que está duplicando a Raposo Tavares arrancou os trilhos do Ramal da Pedreira para subir com caminhões de entulho" (Antonio Carreão, 29/01/2007). (Fontes: E. F. Sorocabana: Relatórios anuais; Ricardo Koracsony; Antonio Carreão; Eric Mantuan)

     

Parada Marmeleiro, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony

Parada Marmeleiro, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony

A parada em 12/2008. Foto Eric Mantuan
     
     
Atualização: 10.01.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.