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São Roque
Parada Marmeleiro
Mairinque
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Sorocabana
(n/d -1971)
FEPASA (1971-1998) |
PARADA
MARMELEIRO
Município de São Roque, SP |
Tronco - km 64,700 (2006) |
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SP-2063 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A parada Marmeleiro era uma das
várias paradas que constavam de uma plataforma coberta com
telhado de zinco apenas existentes ao lado da linha-tronco da EFS,
principalmente no trecho entre Amador Bueno e Mairinque,
onde o trem de subúrbio da EFS e depois da Fepasa trafegaram
até os anos 1980. Desta parada saía também
um desvio para a pedreira ali perto. Pode-se talvez relacionar esta
parada com as antigas estações de Rangel Pestana
e de Britador, existentes entre São Roque e
Mairinque nos anos 1920, sendo a primeira na linha antiga
da Sorocabana, duplicada em trecho diferente do original em 1928.
Acima, o desvio da Pedreira, já próximo
à pedreira. Abaixo, a saída do desvio no km 63,200
(para a esquerda, vindo para o centro da fotografia), mais ou menos
1 km antes da parada (sentido interior) e o desvio (à direita)
já se afastando da linha principal para seguir para a pedreira.
O desvio devia ter pouco mais de 1 km. Foi desmontado em fins de
2006; as fotos são de setembro de 2006 (Fotos Antonio Carreão)
.
Com a desativação desses trens, as paradas também
foram desativadas e ainda resistem ao tempo e à depredação.
"A quilometragem da Parada Marmeleiro é 64,700 e o entroncamento
com a pedreira é 63,200. A rua que passa na Parada Marmeleiro se
chama Estrada do Britador, que sobe até a pedreira. Sábado passado
eu voltei lá e vi que a Construtora que está duplicando a
Raposo Tavares arrancou os trilhos do Ramal da Pedreira para subir
com caminhões de entulho" (Antonio Carreão, 29/01/2007).
(Fontes: E. F. Sorocabana: Relatórios anuais;
Ricardo Koracsony; Antonio Carreão; Eric Mantuan)
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Parada Marmeleiro, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony |
Parada Marmeleiro, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A parada em 12/2008. Foto Eric Mantuan |
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Atualização:
10.01.2013
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