|
|
...
Parada Sete
Tremembé
Parada Santa
...
Cantareira-1950
Guia de São Paulo-c.1964
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2001
...
|
|
|
|
|
Cia. Cantareira
(c.1895 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964) |
TREMEMBÉ
- Cantareira
(também TREMEMBEÍ)
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 9,894 (1960) |
|
SP-2941 |
Altitude: 762 m |
|
Inauguração: c.1895 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O Tramway
da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção
da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte
ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari,
na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895,
foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos
e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como
a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro,
era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até
o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal
para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo
tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados.
O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais
afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado
à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola
estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho
mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto
a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho
original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi
suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe
hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi,
o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação do
Tremembé deu origem ao bairro, e foi aberta por volta de 1895.
Existem algumas fontes que dizem que um novo prédio teria sido
construído em 1927, e que seria o atual. Foi uma das estações
mais fotografadas durante sua existência.
"Creio que, como
muita gente, estás enganado com o meu Tremembé.
Não é aquella estação da Central,
perto de Taubaté, onde pensas que fui lecionar com
o Elisiario; é um lugarejo próximo de São
Paulo, no Tramway da Cantareira, onde foi morar a minha gente.
Não te impressiones... Actualmente estou em Piracicaba,
donde regressarei em poucos dias, de forma que poderás
escrever-me para Tremembé, porém com o accrescimo
do - Tramway da Cantareira - sem o que a carta irá
para a outra localidade, como já se tem dado com
algumas, entre as quaes esta última tua" (trecho
de carta de Leo Vaz para Sud Mennucci, em 20/3/1914).
Nos anos 1940, a estação teve o nome alterado
pelo Conselho Nacional de Geografia (CNG) para Tremembeí,
por causa da existência de outra estação com esse nome (Tremembé,
no ramal de São Paulo da Central do Brasil).
Algumas fotos mostram o novo nome, mas isso não alterou o nome do
bairro.
Com relação à foto do pé da página que mostra os estudantes na plataforma,
nos anos 1940: "Os estudantes da foto são do grupo escolar Arnaldo
Barreto. Os Barretos foram pioneiros no bairro. Estudei neste grupo
na década de 50/60. No dia da árvore, íamos de trem especial para
o Horto Florestal com direito a Crush e pão com mortadela" (Júlio
César de Paiva, 2001).
Após sua
desativação em novembro de 1964 foi infelizmente demolida. Ficava
onde hoje existe a praça Dona Mariquinha Sciascia, antigo largo do Tremembé. Nada lembra uma estrada de ferro hoje ali,
tendo desaparecido trilhos, estação, porteiras... somente a alguns
metros dali, na rua Mamud Rahd, antiga rua da Estação,
por onde vinha o tramway da estação do Horto, sobraram algumas
casas de ferroviários.
|
1913
À ESQUERDA: Em 1913, acidente
causou mortes na pedreira da ferrovia junto à estação
do Tremembé (O Estado de S. Paulo, 25/9/1913).
|
ACIMA: Acidente na estação em 1936. CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio de S. Paulo, 2/5/1936).
ACIMA: Descarrilamento próximo à estação
em 1962 (Folha de S. Paulo, 19/11/1962).
ACIMA: Ponte sobre o rio Tremembé. O pátio de estação está logo atrás (Autor e data desconhecidos).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio
Cesar de Paiva; Eduardo Britto; Comissão de Saneamento da Capital,
1895; Folha de S. Paulo, 1962; O Estado de S. Paulo, 1913; Mapa -
acervo R .M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.07.2023
|
|