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Paredão
Monlevade
Lins
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1921-1954?) |
MONLEVADE
Município de Lins, SP |
Linha-tronco - km 143,860 (1949)
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SP-1655 |
Altitude: 460,500 m |
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Inauguração: 04.01.1921 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Monlevade, aberta em 1921, teve o seu nome dado em homenagem
a Francisco Monlevade, engenheiro e Inspetor Geral até
1927 da Cia. Paulista, uma das maiores figuras da história
ferroviária brasileira, e que trabalhou também na E.
F. Noroeste do Brasil (ver caixas abaixo).
A estação foi desativada em data incerta, provavelmente entre 1948 e 1954.
Logo em seguida, houve a construção (não tenho comprovação
disto) de uma nova estação, com o mesmo nome, na variante
de Lins. O problema e que esta variante parece ter sido construída
em duas partes - o trecho que passava ao redor da cidade de Lins
parece ter sido construído depois.
A informação é de que a estação
velha de Monlevade foi demolida. (Ver também MONLEVADE-NOVA)
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1921
À ESQUERDA: Prédio pronto para a inauguração da estação (O Estado de S. Paulo, 2/1/1921). |
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1921
À ESQUERDA: Prédio pronto para a Inauguração da estação em 4 de janeiro (O Estado de S. Paulo, 5/1/1921). |
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1930
À ESQUERDA: Francisco de Monlevade,
anos 1930, junto à locomotiva da Cia. Paulista que
levou seu nome (Autor desconhecido).
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ACIMA:
Localização da estação de Monlevade em
1954 (Mapa de fonte desconhecida. Acervo Daniel Gentili).
ACIMA: A cidade de Lins e a estação de Monlevade (esta no lcanto direito inferior do mapa) em mapa de 1956 (IGC-Instituto Geografico e Cartografico
de São Paulo).
ACIMA: Acidente
próximo à estação de Monlevade. Sem data
(Museu Municipal de Avaí, SP - sem data).
(Fontes: Daniel Gentili; J. H. Bellorio; Museu
Municipal de Avaí, SP; E. F. Noroeste do Brasil: relatórios
anuais, anos 1950; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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O prédio original da estação de Monlevade,
em 1921, um barraco de madeira. Foto cedida por José
H. Bellorio |
O novo prédio da estação de Monlevade,
no ano de sua construção, 1922. Foto cedida por
José H. Bellorio |
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Atualização:
13.04.2021
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