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VXY Mogiana em MG
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Paredão
Monlevade
Lins
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1921-1954?)
MONLEVADE
Município de Lins, SP
Linha-tronco - km 143,860 (1949)   SP-1655
Altitude: 460,500 m   Inauguração: 04.01.1921
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1921 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monlevade, aberta em 1921, teve o seu nome dado em homenagem a Francisco Monlevade, engenheiro e Inspetor Geral até 1927 da Cia. Paulista, uma das maiores figuras da história ferroviária brasileira, e que trabalhou também na E. F. Noroeste do Brasil (ver caixas abaixo).

A estação foi desativada em data incerta, provavelmente entre 1948 e 1954.

Logo em seguida, houve a construção (não tenho comprovação disto) de uma nova estação, com o mesmo nome, na variante de Lins. O problema e que esta variante parece ter sido construída em duas partes - o trecho que passava ao redor da cidade de Lins parece ter sido construído depois.

A informação é de que a estação velha de Monlevade foi demolida. (Ver também MONLEVADE-NOVA)


1921
À ESQUERDA: Prédio pronto para a inauguração da estação (O Estado de S. Paulo, 2/1/1921).

1921
À ESQUERDA: Prédio pronto para a Inauguração da estação em 4 de janeiro (O Estado de S. Paulo, 5/1/1921).

1930
À ESQUERDA: Francisco de Monlevade, anos 1930, junto à locomotiva da Cia. Paulista que levou seu nome (Autor desconhecido).
ACIMA: Localização da estação de Monlevade em 1954 (Mapa de fonte desconhecida. Acervo Daniel Gentili).

ACIMA: A cidade de Lins e a estação de Monlevade (esta no lcanto direito inferior do mapa) em mapa de 1956 (IGC-Instituto Geografico e Cartografico de São Paulo).

ACIMA: Acidente próximo à estação de Monlevade. Sem data (Museu Municipal de Avaí, SP - sem data).

(Fontes: Daniel Gentili; J. H. Bellorio; Museu Municipal de Avaí, SP; E. F. Noroeste do Brasil: relatórios anuais, anos 1950; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O prédio original da estação de Monlevade, em 1921, um barraco de madeira. Foto cedida por José H. Bellorio

O novo prédio da estação de Monlevade, no ano de sua construção, 1922. Foto cedida por José H. Bellorio
 
     
     
Atualização: 13.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.